Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

COMBATE À TUBERCULOSE AGITA A POLICLÍNICA LESSA DE ANDRADE
18:37 Quarta-feira, 23 de Março de 2011

Evento mobilizou mais de 200 pessoas nesta terça-feira (23), véspera do dia mundial de enfrentamento da doença

Por Larissa Correia

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quarta-feira (23) às comemorações pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante a manhã e início desta tarde, uma mobilização agitou a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. Para chamar a atenção do público sobre a doença, foram promovidos números artísticos e palestras. A iniciativa agradou e mais de 200 pessoas estiveram presentes em alguma das abordagens.

A sensibilização envolveu usuários, acompanhantes e profissionais do centro médico, que é referência no tratamento da enfermidade. Comandada por uma arte-educadora, a programação começou com uma apresentação musical. Acompanhado de um tecladista, o assistente social da unidade, Severino Marques, mostrou seus dotes vocais. Entre um clássico e outro da MPB, ele passava informações sobre tuberculose.

O show do artista deu vez ao teatro de mamulengos. A peça destacava cuidados importantes para a prevenção da moléstia e onde conseguir ajuda, incentivando ainda os doentes a não abandonar o tratamento. Um dos articuladores de fantoche foi o estudante Diego Anunciação. Integrante do Grupo de Apoio aos Portadores de Tuberculose que funciona no Lessa, compartilhou sua experiência com outros pacientes.
Recebi o diagnóstico numa situação emergencial. O choque só não foi tão grande por termos algum esclarecimento sobre o assunto. O suporte da família fez toda a diferença, assim como a participação no grupo de apoio”, ressaltou Anunciação. Ao longo do evento, técnicos também deram orientações e distribuíram material educativo sobre a doença.

Nossa iniciativa pretende chamar a atenção do público divulgando os sinais e sintomas da tuberculose. É imprescindível que quem esteja passando pelo problema ou conheça alguém que esteja nessa situação procure imediatamente ajuda. Qualquer cidadão pode fazer gratuitamente na nossa rede o exame de escarro e outros que forem necessários. Também está assegurada a gratuidade do tratamento contra a moléstia. Ele é eficiente e seguro e está disponível em todas as nossas unidades”, frisou Júlia Vilela, coordenadora municipal de Controle da Tuberculose.

Outras ações - Nesta quinta-feira (24), no Pátio do Carmo (Avenida Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio), a Prefeitura do Recife participará de uma grande mobilização envolvendo vários municípios da Região Metropolitana. Na ocasião, aproximadamente 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão presentes, entre gestores e agentes comunitários de saúde. As ações municipais pelo Dia Mundial de Controle da Tuberculose seguem até abril.

Saiba mais – A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite e de coragem e dor no peito são sinais dos principais sintomas da doença.



Matérias Relacionadas
- Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos
- PCR promove curso para gestantes da comunidade de Brasília Teimosa
- Secretaria de Saúde abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Prefeitura abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- Mulheres de Brasília Teimosa são presenteadas com uma semana de serviços específicos
- População participa de atividades no Dia Mundial do Rim
- Dia Mundial do Rim é lembrado no Recife
- Secretário Estadual de Saúde elogia o camarote da PCR


Enviar    Imprimir