Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     Prefeitura do Recife abre propostas de preços de licitação da Via Mangue Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE ABRE PROPOSTAS DE PREÇOS DE LICITAÇÃO DA VIA MANGUE
17:59 Quarta-feira, 23 de Março de 2011

Divulgação
Propostas apresentadas passarão por análise
Propostas apresentadas passarão por análise

A Prefeitura do Recife dá mais um importante passo para a concretização do Projeto Via Mangue. A Empresa de Urbanização do Recife (URB) realizou, na manhã desta quarta-feira (23), na sala da Comissão Permanente de Licitação (CPL), a abertura dos envelopes contendo as propostas de preços das empresas habilitadas no processo licitatório para a construção do sistema viário da intervenção. Entre as empresas habilitadas a que apresentou o menor preço foi a Queiroz Galvão. Todavia, as propostas apresentadas passarão pela devida análise da URB, que após a verificação, publicará oficialmente o resultado da licitação, com o nome da empresa vencedora.

De acordo com a presidente da URB, Débora Mendes, a Prefeitura do Recife obteve êxito nos recursos interpostos contra as decisões liminares apresentada na última sexta-feira (18), as quais determinavam a inclusão e exclusão de participantes do certame, e as mesmas foram cassadas. “É importante ressaltar que o entendimento jurídico que prevaleceu foi o adotado pela URB, quando do julgamento da fase de habilitação, demonstrando que a empresa sempre esteve pautada pelo mais estrito zelo com o recurso público e vinculada à legalidade”, afirmou Débora.

Sistema Viário – Com 4,75 km de extensão, o viário da Via Mangue será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro / Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem ; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo, além de uma passagem semi enterrada.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Depois de concluída a licitação, o plano de trabalho será definido entre os técnicos da URB e da empresa vencedora do certame. Segundo Débora, a intervenção pode acontecer simultaneamente em vários locais, entre eles da Rua Antônio Falcão até a entrada do Parque dos Manguezais, local de retiradas de palafitas.

A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, que conta com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Ela contempla ações de saneamento, habitação, urbanização e trará para a Zona Sul da cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4.750m de extensão.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro dele, o Habitacional 3 (construído na Imbiribeira), já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 já tiveram suas obras iniciadas no bairro do Pina. Para estes serão transferidas 640 famílias das localidades Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.

Matérias Relacionadas
- Quintas Técnicas traz o tema “Computação em Nuvem”
- João da Costa entrega obras no bairro de Dois Unidos
- Assembleia homenageia Diário de Pernambuco pelo aniversário de 185 anos
- João da Costa anuncia programação cultural do Parque
- Programação Cultural
- Programação Esportiva
- Programação
- Equipamentos culturais do Parque Dona Lindu são inaugurados com música, artes plásticas, teatro, dança e circo
- Mulheres descobrem a capoeira com apoio da PCR
- Secretária da Mulher saudará homenageadas de prêmio
- João da Costa apresenta programação de inauguração dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu
- Secretarias municipais se unem pela preservação da água
- Prefeito João da Costa inaugura obras em Dois Unidos
- Semam e Emlurb comemoram o Dia Mundial da Árvore plantando mudas de craibeiras
- Prefeito prestigia seminário sobre desenvolvimento de bens e serviços da Petrobras
- Novos integrantes do Governo Municipal são empossados por João da Costa
- João da Costa participa de seminário sobre desenvolvimento de bens e serviços da Petrobrás
- Prefeito João da Costa empossa novos integrantes do Governo Municipal
- Mulheres celebram o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- Prefeitura realiza seminário de Formação e Planejamento do Conselho Municipal de Política Pública da Juventude


Enviar    Imprimir