Saúde
PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO QUALIFICADOS SOBRE ANEMIA FALCIFORME
00:00 Quinta-feira, 24 de Março de 2011
O público recebeu orientações sobre a origem da enfermidade, fisiologia das doenças falciformes, diagnóstico laboratorial e tratamento das doenças
Por Natália Keise
Durante a tarde desta quinta-feira (24), cerca de 60 profissionais da Rede Municipal de Saúde e integrantes de terreiros de candomblé movimentaram o auditório da Policlínica Clementino Fraga para uma qualificação sobre anemia falciforme. A ação foi organizada pela equipe de Coordenação de Saúde da População Negra do Distrito Sanitário III - que compreende bairros como Alto José do Pinho, Morro da Conceição e Macaxeira.
Na ocasião, o público recebeu orientações sobre a origem da enfermidade, fisiologia das doenças falciformes, diagnóstico laboratorial e tratamento das doenças. Também foi distribuído para os participantes manuais informativos sobre a moléstia.
“Através da atualização, objetivamos dar mais um suporte aos profissionais, oferecendo a eles uma bagagem maior de conhecimento por meio dos assuntos abordados sobre a moléstia. Isso, consequentemente, irá refletir de forma positiva no desempenho das funções dos trabalhadores nas unidades de saúde”, disse a biomédica Waldice da Silva.
O Coordenador de Saúde da População Negra do Distrito Sanitário III, Pedro Santana, destacou o valor da iniciativa: “Além de proporcionar um momento para que os participantes ampliem a sua visão sobre o tema, a capacitação também objetiva integrar os nossos profissionais da Rede e frequentadores de terreiros de matriz africana”.
“É importante participarmos de ações como esta, pois temos a oportunidade de trocar experiências com colegas de trabalho, além de aperfeiçoarmos a qualidade do serviço que prestamos à população”, contou a agente de Saúde Ambiental, Simone da Silva.
Políticas – Instituído em 2001, o Programa de Atenção à Saúde da População Negra do Recife tem trabalhado para realizar o diagnóstico precoce da anemia e acompanhar os casos que chegam à Rede Municipal de Saúde. O teste do pezinho, que identifica a doença, é oferecido nas três maternidades do Recife – Barros Lima (Avenida Norte, 6465, Casa Amarela); Professor Bandeira Filho (Rua Londrina, S/N, Afogados) e Arnaldo Marques (Avenida Dois Rios, S/N, Ibura de Baixo). Já o Laboratório Municipal de Saúde Pública realiza o exame de eletroforese da hemoglobina, capaz de identificar a hemácia falciforme.

- - Saúde promove palestra sobre anemia falciforme
- - Comunidade de Lagoa Encantada é contemplada com Feira de Saúde
- - Combate à tuberculose agita a Policlínica Lessa de Andrade
- - Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- - Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- - Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- - Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- - Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- - Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- - Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- - CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- - Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- - Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- - Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- - Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- - Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos
- - PCR promove curso para gestantes da comunidade de Brasília Teimosa
- - Secretaria de Saúde abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- - Prefeitura abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- - Mulheres de Brasília Teimosa são presenteadas com uma semana de serviços específicos
|