Saúde
SAÚDE PROMOVE PALESTRA SOBRE ANEMIA FALCIFORME
16:54 Quinta-feira, 24 de Março de 2011
Diagnóstico laboratorial e tratamento da enfermidade são alguns dos assuntos que serão abordados no evento
Por Natália Keise
A Secretaria de Saúde do Recife promove nesta quinta-feira (24), uma palestra sobre anemia falciforme. A iniciativa é direcionada a profissionais da Rede Municipal e a integrantes de terreiros de candomblé. O encontro ocorre no auditório da Policlínica Clementino Fraga (Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama). A atividade é organizada pela Coordenação de Saúde da População Negra do Distrito Sanitário III, que engloba os bairros da Zona Noroeste da Cidade, como Nova Descoberta, Santana, Casa Amarela e Dois Irmãos.
Fisiologia das doenças falciformes, diagnóstico laboratorial e tratamento das doenças estão entre os assuntos abordados no evento. A atualização será ministrada por Walnice Silva, técnica do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape).
“A proposta da iniciativa é expandir o conhecimento dos servidores do Distrito Sanitário III sobre a doença, bem como aperfeiçoar ainda mais a qualidade do serviço prestado pelos participantes no seu ambiente de trabalho”, apontou Pedro Santana, coordenador de Saúde da População Negra do Distrito Sanitário III. A expectativa é que 60 pessoas participem da sensibilização, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes de saúde ambiental e frequentadores de terreiros de matriz africana.
Políticas - O Programa Municipal de Anemia Falciforme foi instituído em 2001 e, desde então, com a implantação do Programa de Atenção à Saúde da População Negra, em 2006, vem trabalhando com o intuito de diagnosticar precocemente e acompanhar os casos que chegam à rede de saúde da capital pernambucana. A Prefeitura do Recife oferece, nas três maternidades do Município, o teste do pezinho, realizado em recém-nascidos. Por sua vez, o Laboratório Municipal de Saúde Pública realiza o exame de eletroforese da hemoglobina, capaz de identificar a hemácia falciforme.
Além dessas ações, a Saúde do Recife oferece assistência especializada nos laboratórios de hematologia das policlínicas Albert Sabin (Parnamirim), Lessa de Andrade (Madalena) e Agamenon Magalhães (Afogados). A assistência se traduz em aconselhamento genético para pessoas que têm comprometimento parcial de hemoglobina, mas não desenvolve a doença.
Números – De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, 54% da população do Recife é formada por pessoas negras e pardas. Em Pernambuco, o índice é 57% e, em âmbito nacional, o número cai para 45%. Os dados alertam para a importância da atenção dispensada às enfermidades mais freqüentes entre a raça negra, como a anemia falciforme.
Hereditária e genética, a doença é causada por anormalidade na hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos. As hemácias têm formato modificado, assemelhando-se a uma ‘foice’, e nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação sanguínea nas áreas ao redor.

- - Comunidade de Lagoa Encantada é contemplada com Feira de Saúde
- - Combate à tuberculose agita a Policlínica Lessa de Andrade
- - Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- - Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- - Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- - Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- - Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- - Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- - Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- - CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- - Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- - Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- - Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- - Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- - Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos
- - PCR promove curso para gestantes da comunidade de Brasília Teimosa
- - Secretaria de Saúde abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- - Prefeitura abre a 16ª Residência Terapêutica no Recife
- - Mulheres de Brasília Teimosa são presenteadas com uma semana de serviços específicos
- - População participa de atividades no Dia Mundial do Rim
|