Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA MULHER MOVIMENTA SÍTIO TRINDADE
00:00 Sexta-feira, 25 de Março de 2011

A ação contou com apresentações teatrais, distribuição de materiais preventivos e espaço destinado à venda de produtos recicláveis
 
Por Natália Keise
 
Durante a tarde desta sexta-feira (25), quem passou pelos arredores do Sitio Trindade, situado em Casa Amarela, Zona Noroeste do Município, teve a oportunidade de prestigiar uma grande mobilização. É que a Secretaria de Saúde do Recife, sob organização da Coordenação de Saúde da Mulher do Distrito Sanitário III, promoveu uma ação em torno do mês dedicado ao público feminino. A iniciativa fez parte das festividades do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
 
A sensibilização contemplou estudantes do ensino médio de escolas públicas e estaduais da localidade, mulheres da terceira idade e passantes.  A ação começou com a apresentação irreverente da peça teatral Catitas, que focou, de maneira dinâmica, em temas relacionados a doenças sexualmente transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.  O Grupo Loucas de Pedra Lilás também participou da ação, que recebeu cerca de 150 pessoas.
 
Ao final das encenações foi feito um sorteio de kits femininos para as presentes. Além disso, foram distribuídas para o público, camisinhas masculinas, lubrificantes e tabelas de controle menstrual para as meninas. O evento também possuía um espaço para venda de peças produzidas por meio de material reciclável, dentre elas, colares, vasos de flores e poltronas. Todos os objetos foram confeccionados por mulheres da comunidade e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
 
Em todas as mobilizações que realizamos costumamos destinar um local para a comercialização desses produtos, objetivando ajudar essas mulheres a garantirem uma renda extra”, disse Nadja Rodrigues, gerente da Coordenação de Saúde da Mulher do Distrito Sanitário III, que compõe bairros como Tamarineira, Vasco da Gama e Morro da Conceição.
 
Ainda segundo Nadja, a iniciativa serve para estimular, principalmente os adolescentes, a conversarem com os pais sobre DSTs e modos de prevenção, tirando suas dúvidas, bem como estimulando os responsáveis a conversarem com os seus filhos. “É imprescindível que esse público tome conhecimento da importância do uso do preservativo no momento da relação sexual e fique esclarecido sobre as doenças que podem adquirir, além de uma gravidez indesejada, caso não façam uso do acessório. O evento é mais uma maneira de estreitar o laço entre os profissionais da rede e os estudantes”, comentou agestora.
 

Matérias Relacionadas
- Saúde promove sensibilização sobre envelhecimento saudável
- Profissionais da Saúde do Recife participam de curso na UPE
- PCR promove mobilização dedicada à saúde da mulher
- Profissionais de saúde são qualificados sobre anemia falciforme
- Saúde promove palestra sobre anemia falciforme
- Comunidade de Lagoa Encantada é contemplada com Feira de Saúde
- Combate à tuberculose agita a Policlínica Lessa de Andrade
- Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Programa Mãe Legal é lançado no Recife
- Unidade Professor Guilherme Abath promove curso sobre alimentos vivos


Enviar    Imprimir