A Prefeitura
HOMENAGEADO DOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS
Luiz Mendonça (1931 - 1995) Foi diretor de teatro, ator, professor de artes cênicas, crítico e um extraordinário humanista. Aos 20 anos, em 1951, escreveu o primeiro texto do espetáculo do “Drama do Calvário”, hoje denominado “Paixão de Cristo”, encenado na Cidade Teatro de Nova Jerusalém. Dirigiu a peça com Clênio Vanderley e foi o primeiro intérprete do papel de Jesus Cristo. Ainda na década de 50, participou do primeiro Festival de Teatro no Teatro Dulcina de Moraes, com a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e obteve imenso sucesso, levando o autor a ser conhecido nacionalmente.
Fundou o Movimento de Cultura Popular (MCP) em 1960, que reunia pessoas ligadas às artes plásticas, literatura, teatro, cinema, educação e política, entre os quais: Paulo Freire, Abelardo da Hora, Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho, Miguel Arraes e ainda sua própria esposa, a atriz Ilva Nino (que há muitos anos é atriz da TV Globo). Dirigiu vários espetáculos, participou de congressos, seminários e festivais nacionais e pôs em prática a sua tese de que o artista/educador é o agente de mudança que identifica situações, distorções e contradições para conscientizar, despertar, motivar e fortalecer o desejo de mudar.
Janete Costa (1932-2008) Foi arquiteta, designer e pesquisadora de arte popular, conhecendo profundamente História da Arte. Suas raízes nordestinas criaram nela um senso do prático, do social, do utilitário, levando-a uma consciência perfeita de ordem crítica em relação aos materiais e objetos que pesquisava e empregava nos projetos de sua autoria. Janete foi curadora de vários trabalhos, tendo executado atividades nos Estados Unidos, como a “Expo Amazon”- World Trade Center, Nova York em 1996; e “No Porto de Pernambuco, a Porta para Nova York”, na Geleria do Yeshiva University Museum – Centro de História Judaíca, no ano de 2004.
Também foi curadora de duas exposições na França “Arte Brasileira”, junho de 2005 e a Exposição “Arte Popular Brasileira – 7 Estados”, julho de 2005, no Espaço Brasil – Carreau Du Temple. Em Portugal, no ano de 1999, na cidade do Porto, foi curadora da Exposição do Joaquim Tenreiro. No Brasil, entre tantos trabalhos, destaca-se a exposição “Que Chita Bacana” realizada pelo SESC/SP em 2005 e SESC/Campinas em 2006; e também a exposição “Artesanato como Caminho” realização FIESP/SP.

- - Corrida das Pontes reúne mais de 5 mil atletas neste domingo
- - João da Costa checa últimos detalhes para inauguração de equipamentos do Parque Dona Lindu
- - Prefeitura do Recife adere à mobilização “hora do planeta”
- - Servidor da PCR recebe salário antecipado
- - Motoristas da PCR entregam cadeira de rodas para mais uma pessoa
- - Quintas Técnicas traz o tema “Computação em Nuvem”
- - Prefeitura do Recife abre propostas de preços de licitação da Via Mangue
- - João da Costa entrega obras no bairro de Dois Unidos
- - Assembleia homenageia Diário de Pernambuco pelo aniversário de 185 anos
- - João da Costa anuncia programação cultural do Parque
- - Programação Cultural
- - Programação Esportiva
- - Programação
- - Equipamentos culturais do Parque Dona Lindu são inaugurados com música, artes plásticas, teatro, dança e circo
- - Mulheres descobrem a capoeira com apoio da PCR
- - Secretária da Mulher saudará homenageadas de prêmio
- - João da Costa apresenta programação de inauguração dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu
- - Secretarias municipais se unem pela preservação da água
- - Prefeito João da Costa inaugura obras em Dois Unidos
- - Semam e Emlurb comemoram o Dia Mundial da Árvore plantando mudas de craibeiras
|