Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA INAUGURA EQUIPAMENTOS CULTURAIS DO PARQUE DONA LINDU
00:00 Sexta-feira, 25 de Março de 2011

O cantor Lenine apresenta show inédito no Brasil junto com a Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro Luiz Mendonça

O prefeito João da Costa inaugura, neste sábado (26), os equipamentos culturais do Parque Dona Lindu. O espaço, que abriga área de lazer, alimentação e esportiva, conta agora com mais duas novidades: a Galeria Janete Costa e o Teatro Luiz Mendonça. Os espaços chegam para fortalecer a conjuntura cultural do município, possuem estruturas modernas e equipadas que possibilitam atender com excelência eventos de artes plásticas, música e artes cênicas. Para a estreia dos dois ambientes, serão realizados o show de Lenine acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Recife, com regência do maestro Osman Gioia, a partir das 21h, e a exposição “Amor e Solidariedade” em homenagem ao artista plástico Abelardo da Hora, às 19h.

O Teatro Luiz Mendonça traz arquitetura e acústica preparadas para grandes espetáculos e shows. As dimensões técnicas do palco são 20 metros de largura X 6 metros de cumprimento até a cortina da caixa cênica, mais 4 metros de proscênio. A casa tem capacidade para 587 pessoas, é climatizada e foi construída dentro dos padrões de acessibilidade, pois conta com rampas, cadeiras para pessoas obesas (mais espaçosas), dispõe de áreas reservadas para cadeirantes e um elevador para acesso de artistas com deficiência.

O palco do teatro é reversível para a esplanada do parque, possibilitando a realização de apresentações ao ar livre para um público de mais de três mil pessoas. Além disso, tem equipamentos de ponta e quatro amplos camarins - sendo dois individuais com banheiros individuais e dois coletivos com banheiros. Além disso, o teatro oferece uma sala para aquecimento vocal e corporal dos artistas. A iluminação do teatro conta com uma mesa de 1.800 canais e 60 refletores elipsoidais. O equipamento cultural ainda tem uma moderna mesa de som com 48 canais, que garante ótima qualidade tanto para peças teatrais quanto para shows.

Já a Galeria Janete Costa tem uma área total 1.491,50m², dividida em dois espaços – sala principal no térreo e mezanino com um elevador. O pavilhão de exposições tem estrutura monumental com escala de pé direito duplo, que possibilita a exposição de grandes peças. O espaço, todo branco, tem uma escada em formato elicoidal que funciona como uma escultura, característica dos projetos de Oscar Niemeyer.

A sala será inaugurada com a exposição “Amor e Solidariedade”, uma retrospectiva da primeira individual do artista Abelardo da Hora, realizada em 1948. Inédita no Recife, a exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa, sendo um grande sucesso de público e de crítica. A exposição reúne 160 obras (num total de 30 toneladas), rememorando a mostra que deu início a carreira do artista, hoje com 86 anos, que marcou a história da arte moderna no Brasil.

Esta exposição já foi vista por quase dois milhões de pessoas. Sempre quisemos apresentá-la no Recife, mas até o momento a cidade não dispunha de um espaço capaz de comportá-la. Com a criação da Galeria Janete Costa, é possível inclusive trazer 30 peças a mais do que mostramos em outros lugares”, afirma o diretor executivo do Instituto Abelardo da Hora, Abelardo da Hora Filho.

A retrospectiva traz esculturas, desenhos, cerâmicas, gravuras e conjuntos escultóricos, com curadoria do crítico de arte e Diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Renato Magalhães Gouvêa. A exposição abre às 19h, com entrada gratuita. A partir do dia 05 de abril, será cobrado ingressos a preços populares de R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). A mostra permanece em cartaz até 30 de junho.

SHOW

ARTES CÊNICAS

HOMENAGEADO DOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS

Serviço:

Inauguração do Parque Dona Lindu
Abertura da Galeria Janete Costa
Hora: 19h
Entrada Gratuita

Show Lenine acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Recife
Sábado (26 de março): Somente para convidados
Hora: 21h

Domingo (27 de março): para o público
Hora: 18h
Entrada Gratuita

Matérias Relacionadas
- Artes Cênicas
- Show
- HOMENAGEADO DOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS
- Corrida das Pontes reúne mais de 5 mil atletas neste domingo
- João da Costa checa últimos detalhes para inauguração de equipamentos do Parque Dona Lindu
- Prefeitura do Recife adere à mobilização “hora do planeta”
- Servidor da PCR recebe salário antecipado
- Motoristas da PCR entregam cadeira de rodas para mais uma pessoa
- Quintas Técnicas traz o tema “Computação em Nuvem”
- Prefeitura do Recife abre propostas de preços de licitação da Via Mangue
- João da Costa entrega obras no bairro de Dois Unidos
- Assembleia homenageia Diário de Pernambuco pelo aniversário de 185 anos
- João da Costa anuncia programação cultural do Parque
- Programação Cultural
- Programação Esportiva
- Programação
- Equipamentos culturais do Parque Dona Lindu são inaugurados com música, artes plásticas, teatro, dança e circo
- Mulheres descobrem a capoeira com apoio da PCR
- Secretária da Mulher saudará homenageadas de prêmio
- João da Costa apresenta programação de inauguração dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir