Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA INAUGURA GALERIA DE ARTE E TEATRO DO PARQUE DONA LINDU
10:26 Domingo, 27 de Março de 2011

/

Os equipamentos culturais foram oficialmente entregues à população. A noite de inaugurações contou com exposição do artista plástico Abelardo da Hora e show da Orquestra Sinfônica do Recife e Lenine
 
Por Kellen Lima

A noite deste sábado (26) não poderia ter sido diferente: agradável e repleta de elementos que abrilhantaram a inauguração dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, zona sul da Cidade. No local, onde a população já desfruta de alguns dos seus atrativos, o prefeito do Recife, João da Costa, entregou aos cidadãos recifenses a Galeria de Arte Janete Costa e o Teatro Luiz Mendonça, além de homenagear os familiares daqueles que nomeiam os novos espaços.

A Galeria de Arte Janete Costa, que recebe a exposição intitulada “Amor e Solidariedade”, uma retrospectiva das obras do artista plástico Abelardo da Hora, foi a primeira a ser inaugurada. Após descerrar a placa indicativa do local, o gestor prestou homenagens – com condecorações e ramalhetes de rosas – para Maria Ferreira Moreno, filha de Dona Lindu e irmã do ex-presidente Lula e à Lúcia Santos, filha de Janete Costa, arquiteta, designer e pesquisadora de arte popular. Na galeria, o prefeito conferiu as obras do artista, onde o cumprimentou, bem como aos convidados e população que compareceu ao evento, o qual foi aberto ao público.

O ato de entrega do Teatro Luiz Mendonça, foi marcado pela presença da viúva do diretor cênico que dá nome ao local, a atriz pernambucana Ilva Niño, que também foi homenageada com uma placa e buquê de flores. Oficialmente aberto, o espaço foi tomado pelos convidados, que ocuparam os 587 assentos do ambiente, onde puderam prestigiar o discurso do gestor, bem como uma participação especial de Elba Ramalho e o espetáculo “Lenine Sinfônico”, da Orquestra Sinfônica do Recife com o músico recifense.

Necessários - Após saudar os presentes, o prefeito afirmou seu contentamento diante da inauguração dos espaços. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de entregar estes equipamentos culturais para a população do Recife, que são locais que a Cidade necessitava, em um bairro que se destaca como centro econômico, turístico e cultural”, disse. Em uma pequena retrospectiva, o prefeito mencionou suas ideias de quando o Parque era ainda um projeto. “Eu costumava falar que o Dona Lindu seria um espaço fundamental no Recife, situado em um dos nossos maiores cartões-postais. Agora que está concretizado, a Cidade mais uma vez reafirma sua vocação cultural e democrática, que são históricas”, destacou Costa.

Ao fazer referência a Oscar Niemeyer, o gestor falou da genialidade dos traços do arquiteto que projetou o Dona Lindu e assegurou que o lugar será “destinado à perpetuação da cultura pernambucana”. Visivelmente satisfeito, Costa falou que os dois últimos anos foram de muito trabalho para a execução do projeto e que a população do Recife só tem a ganhar. “Fiquei contente por ter chegado aqui e encontrado centenas de pessoas já utilizando o Parque, então só posso desejar que façamos desse local um espaço dedicado à alegria e que possamos olhar para ele como olhamos para o Teatro Santa Isabel. Que ele tenha a mesma longevidade e que a alegria seja permanente”, finalizou.

Memórias, música e congratulações – Dando continuidade à programação da noite, a cantora Elba Ramalho fez uma pequena apresentação, em homenagem a Luiz Mendonça, quem – segundo ela – foi o iniciador de sua carreira artística. “Ele foi um idealista, que teimava e insistia na cultura pernambucana”, disse antes de entoar “Veja Margarida”, de Vital Farias, canção criada para espetáculo dirigido por Mendonça.

A Orquestra Sinfônica do Recife - sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia - e Lenine deram o tom da noite, trazendo um repertório com os maiores sucessos do artista, em um espetáculo bastante aplaudido. “É muito bacana este lugar. Um espaço contemporâneo, novo. Recife merece. A gente merece”, afirmou Lenine, entre uma canção e outra. Findado o show, João da Costa foi até os camarins cumprimentar pessoalmente os músicos. “Após um show como este, estou muito leve e também não poderia estar mais satisfeito. É a sensação do dever cumprido”, disse o prefeito.
 
Comparecimentos – A noite de inaugurações contou com a presença da primeira-dama do Recife, Marília Bezerra, do vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, de todo o secretariado municipal e assessores executivos, presidentes de empresas, autarquias e coordenadores da PCR. Diversas autoridades também prestigiaram os eventos, como o governador de Pernambuco em exercício, João Lyra Neto; o senador Humberto Costa; os vereadores Jurandir Liberal, Inácio Neto, Almir Fernando, Aerto Luna, Alfredo Santana, Jairo Britto e Jadeval de Lima; o deputado federal Pedro Eugênio; os deputados estaduais Luciano Siqueira e Eriberto Medeiros; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral.

Também estiveram presentes o curador da exposição “Amor e Solidariedade” e diretor do MASP, Renato Magalhães Gouvêa; Paulo Niemeyer, arquiteto, neto de Oscar Niemeyer; José Ferreira da Silva (Frei Chico), Jaime Inácio da Silva e Genival Inácio da Silva (Vavá), filhos de Dona Lindu; Abelardo da Hora Filho; o arquiteto Carlos Augusto Lyra, além de vários familiares de Janete Costa e Luiz Mendonça. Já a classe artística contou com os seguintes nomes: Geninha da Rosa Borges; Claudionor Germano; Silvério Pessoa; Naná Vasconcelos; Josildo Sá; Nena Queiroga; Gerlane Lops e o maestro Ademir Araújo.

Matérias Relacionadas
- Jovens e crianças demonstram disposição na Corrida das Pontes
- Prefeito prestigia a Corrida das Pontes
- Programação - Parque Dona Lindu
- Quenianos vencem Corrida das Pontes pelo 4º ano consecutivo
- Prefeito João da Costa anuncia conquista de prêmio internacional
- Corrida das Pontes reúne mais de 5 mil atletas neste domingo
- Prefeito do Recife prestigia Corrida das Pontes neste domingo
- Prefeito João da Costa anuncia conquista de prêmio internacional
- Artes Cênicas
- Show
- Prefeito João da Costa inaugura equipamentos culturais do Parque Dona Lindu
- HOMENAGEADO DOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS
- Corrida das Pontes reúne mais de 5 mil atletas neste domingo
- João da Costa checa últimos detalhes para inauguração de equipamentos do Parque Dona Lindu
- Prefeitura do Recife adere à mobilização “hora do planeta”
- Servidor da PCR recebe salário antecipado
- Motoristas da PCR entregam cadeira de rodas para mais uma pessoa
- Quintas Técnicas traz o tema “Computação em Nuvem”
- Prefeitura do Recife abre propostas de preços de licitação da Via Mangue
- João da Costa entrega obras no bairro de Dois Unidos


Enviar    Imprimir