Saúde
IBURA RECEBE EVENTO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE HANSENÍASE
19:42 Terça-feira, 29 de Março de 2011
Atendimento dermatológico, orientações sobre sintomas, modo de transmissão e prevenção da enfermidade farão parte da programação
Por Natália Keise
A Secretaria Municipal de Saúde intensificará nesta quarta-feira (30) a busca ativa por pessoas com sintomas de hanseníase no Ibura, Zona Sul do Recife. Das 8h ao meio-dia e das 13h às 15h, a Unidade de Saúde Cidade Operária promoverá uma grande mobilização em torno da enfermidade. Intitulada Dia da Mancha, a iniciativa é direcionada para usuários com casos sugestivos da moléstia. Cerca de 30 profissionais atuarão na atividade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A programação inclui atendimento dermatológico, orientações sobre sintomas, modo de transmissão e prevenção, além de distribuição de material informativo, feita por integrantes de um grupo de idosos da localidade. A mobilização contará também com uma apresentação teatral.
Outro destaque do Dia da Mancha ficará a cargo da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que atua no território. O grupo promoverá palestras educativas sobre hanseníase, preconceito e direito das pessoas portadoras da enfermidade. Na ocasião, ocorrerá a exibição de um filme educativo a respeito da moléstia.
“A sensibilização é uma maneira de estimularmos a identificação precoce da enfermidade nos usuários. A partir disso, oferecemos orientações sobre a doença, bem como ensinamos os participantes a identificar possíveis manchas no corpo e a procurar o tratamento adequado na nossa rede”, disse Rosângela Viana, assistente social do Nasf do Distrito Sanitário VI, que compreende bairros como Brasília Teimosa, Jordão e Pina.
Segundo Rosângela, os casos que forem notificados serão encaminhados imediatamente para tratamento. “A hanseníase tem cura, porém, se descoberta tardiamente, pode ocasionar sérios danos à saúde do portador. Por isso é imprescindível o diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento da moléstia”, completou.
Saiba mais – A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por um parasita intracelular que infecta a pele e os membros periféricos do indivíduo. A enfermidade pode ser transmitida pela respiração (tosse, espirros, fala) ou contato com a pessoa doente que ainda não está sendo tratada. A doença tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pela rede municipal de saúde.

- - Saúde discute atenção básica nas três esferas de governo
- - Secretaria de Saúde abre a 17ª Residência Terapêutica no Recife
- - Coordenação de Saúde da Mulher movimenta Sítio Trindade
- - Saúde promove sensibilização sobre envelhecimento saudável
- - Profissionais da Saúde do Recife participam de curso na UPE
- - PCR promove mobilização dedicada à saúde da mulher
- - Profissionais de saúde são qualificados sobre anemia falciforme
- - Saúde promove palestra sobre anemia falciforme
- - Comunidade de Lagoa Encantada é contemplada com Feira de Saúde
- - Combate à tuberculose agita a Policlínica Lessa de Andrade
- - Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- - Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- - Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- - Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- - Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- - Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- - Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- - CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- - Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- - Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
|