Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA SEMANA MARCAS DA MEMÓRIA DE PERNAMBUCO
20:20 Terça-feira, 29 de Março de 2011

O objetivo é realizar uma série de atividades que garantam as diretrizes previstas no eixo VI do PNDH 3
 
Uma semana totalmente dedicada à memória, à luta pela democracia e justiça e ao reencontro com a história. Assim será a Semana Marcas da Memória de Pernambuco, que acontece entre os dias 30 de março e 04 de abril, no Recife, Vitória de Santo Antão e Itapetim.
 
Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a Semana tem como principal objetivo realizar uma série de atividades que garantam as diretrizes previstas no eixo VI do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3), que tratam sobre o reconhecimento da memória e da verdade como direito humano da cidadania e dever do Estado e visam à promoção, à apuração e ao esclarecimento público das violações de direitos humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida no Brasil.
 
A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (30), às 17h, no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião será realizado o ato de lançamento do Memorial da Democracia de Pernambuco pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, oficializando a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Prefeitura do Recife.  Ainda no ato, o governador oficializará também a assinatura de Decreto que finaliza o pagamento dos anistiados políticos de Pernambuco, remanescentes da primeira Comissão que julgou os primeiros processos.
 
Já na quinta-feira (31), às 16h, na Casa da Cultura (antiga Casa de Detenção), haverá uma homenagem aos ex-presos políticos que ali cumpriram pena, com a aposição de uma placa alusiva à luta desses homens pela democratização do País. Logo após, às 18h, no Teatro Apolo, será o lançamento do livro Segredos de Estado: O desaparecimento de Rubens Paiva, de Jason Tercio. A obra reconstitui todos os acontecimentos relacionados ao mais controvertido caso de desaparecimento político ocorrido durante o Regime Militar, há exatamente 40 anos.
 
Em seguida, às 20h, também no Apolo, é a vez da estreia da peça A Filha da Anistia. O espetáculo, uma realização da Caros Amigos Cia de Teatro, da Cooperativa Paulista de Teatro, em parceria com o Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, estreou em São Paulo em março do ano passado e conta a história de uma jovem que parte em busca do pai que nunca conheceu e acaba descobrindo um passado de mentiras e omissões, forjado durante os anos de chumbo no Brasil. A Filha da Anistia fica em cartaz até o domingo (03), no Teatro Apolo, com entrada gratuita e apresentações sempre às 20h, seguidas de debates com a participação do público, do elenco e de convidados locais que participaram da resistência à Ditadura implantada com o Golpe de Estado de 1964. Os debates têm curadoria do Núcleo de Preservação da Memória Política.
 
Contando com a participação do Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, na sexta-feira (1º), às 9h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizado o Seminário Justiça de Transição. Participam também do seminário o presidente da OAB, Henrique Mariano; o deputado estadual Oscar Paes Barreto; o advogado do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Rodrigo Deodato; e do representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Manoel Moraes.

No sábado (02), representantes da SDHSC, do Governo de Pernambuco e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça visitarão o memorial do Engenho Galiléia, localizado no município de Vitória de Santo Antão, onde se encontra um acervo documental das Ligas Camponesas. O objetivo da visita é dar continuidade ao diagnóstico das condições do acervo, iniciado em março em 2009, e começar as atividades de suporte ao memorial do Engenho.

Encerrando as atividades da Semana Marcas da Memória de Pernambuco, na segunda-feira (04), os representantes das três esferas governamentais seguirão para o município de Itapetim, sertão pernambucano, para a inauguração de uma praça em homenagem ao militante João Leonardo da Silva Rocha (Zé Careca), que viveu no município como camponês de 1971 a 1974. João Leonardo nasceu em Salvador (BA), e tinha 36 anos quando desapareceu, em 04 de novembro de 1974.
 
  
SERVIÇO:
 
Semana Marcas da Memória de Pernambuco
De 30 de março a 04 de abril
 
Lançamento do Memorial da Democracia de Pernambuco
Dia: 30 de março (quarta-feira)
Hora: 17h
Local: Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas
(Praça da República, s/n, Santo Antônio)
 
Aposição da placa em homenagem aos ex-presos políticos da Casa de Detenção
Dia: 31 de março (quinta-feira)
Hora: 16h
Local: Casa da Cultura
(Rua Floriano Peixoto, 905, São José)
 
Lançamento do livro Segredos de Estado: O desaparecimento de Rubens Paiva
Dia: 31 de março (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Teatro Apolo
(Rua do Apolo, 121, Recife Antigo)
 
Peça A Filha da Anistia
Dia: 31 de março (quinta-feira) a 03 de abril (domingo)
Hora: 20h
Local: Teatro Apolo
(Rua do Apolo, 121, Recife Antigo)
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.
Valor da entrada: Ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo
 
Seminário Justiça de Transição
Dia: 1º de abril
Hora: 9h
Local: Auditório da OAB
(Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio)

Matérias Relacionadas
- Segundo dia da capacitação do PAIR promove debate sobre violência e saúde
- Pair dá início a capacitações
- Prefeitura do Recife promove capacitações do Pair
- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é lembrado pela PCR
- Central de Direitos Humanos realiza atendimentos e orienta foliões
- Central Multicultural oferece serviços a vítimas de violação em direitos humanos
- Acessibilidade tem vez no Carnaval recifense
- Recife cede espaço para Camarote da Acessibilidade
- Bloco da Diversidade de Pernambuco sai nesta quinta-feira
- Comdir abre inscrições para eleição de conselheiros
- Bloco Me Segura Se Não Eu Caio esquenta a semana pré-carnaval
- Polo LGBT agita Carnaval Multicultural do Recife
- SDHSC capacita Rede de Atendimento à Mulher
- SDHSC oferece curso de capacitação para rede de atendimento à mulher
- Amparo Araújo cumpre agenda em Brasília
- SDHSC tem projeto aprovado pelo Programa URB-AL III
- PCR realiza Seminário Internacional Jovens e Empregabilidade
- Secretária de Direitos Humanos recebe delegação italiana
- PCR recebe representantes da Prefeitura de Bolonha
- Recife ganha o 10º telecentro


Enviar    Imprimir