Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ENTREGA ÔNIBUS PARA ATENDIMENTO ITINERANTE
00:00 Quinta-feira, 31 de Março de 2011

Com eles, sobe para nove a quantidade de automóveis disponibilizados pela Prefeitura do Recife, que fazem trabalhos educativos e itinerantes nos bairros da Cidade

Por Marcela Sotero

Ônibus da Cidadania e Juventude Digital. Esses são os dois projetos que serão disponibilizados nos três ônibus para prestação de serviço móvel de atendimento ao público que foram entregues pelo prefeito do Recife, João da Costa, na manhã desta quinta-feira (31), no Geraldão. Os veículos, que são adaptados para pessoas com deficiência, foram adquiridos pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Com os três ônibus, sobe para nove a quantidade de automóveis disponibilizados pela Prefeitura do Recife que fazem trabalhos educativos e itinerantes nos bairros da Cidade. “Com esses instrumentos estamos cuidando dos jovens, afinal, através dos projetos disponibilizados, eles podem estudar e se qualificar para cada vez ter mais condições de entrar no competitivo mercado de trabalho”, disse o prefeito do Recife, João da Costa.

Participaram da solenidade Félix Valente (chefe de Gabinete do Prefeito); Amparo Araújo (secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã); Niedja Queiroz (secretária de Assistência Social e presidente do Iasc); Ivone Caetano (secretária em exercício de Educação, Esporte e Lazer); o diretor de Direitos Humanos e coordenador do Condica, Cirilo Mota; e o vereador Gilvan Cavalcanti. Estiveram, também, o coordenador do Fórum da Juventude do OP, Rodrigo Dutra, e o atleta tetra-campeão da Seleção Brasileira de Futebol, Ricardo Rocha.

De acordo com a secretária de Direito Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, os ônibus terão mais finalidades. “Eles também serão utilizados para as ações do Banco do Povo, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e para um projeto aos moldes do Escola Itinerante, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer”, antecipou Araújo.

O Ônibus da Cidadania conta com estrutura e pessoal para dispor de informações a respeito dos programas, projetos e ações governamentais, especialmente aqueles focados na temática da segurança cidadã, ou referentes ao atendimento à pessoa em situação de vulnerabilidade. Já os dois ônibus do Juventude Digital foram totalmente equipados com recursos tecnológicos de informática básica e multimídia, pela Empresa Municipal de Informática (Emprel).

O objetivo do projeto é formar 20 turmas com 24 alunos cada, que abordarão os conceitos dos direitos humanos, cidadania e formação em informática, contribuindo para a prevenção da violência entre os jovens e implantando a convivência solidária e pacífica nas suas comunidades. “Neste primeiro momento serão beneficiados os bairros do Ibura, Iputinga, Santo Amaro e Coque, que têm maior índice de violência e vulnerabilidade, e que integram o Pronasci. Mas, em seguida, será ampliado para outras localidades, e as aulas serão realizadas em três turnos”, falou o secretário Especial de Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja.

As inscrições para o Programa Juventude Digital já estão sendo realizadas no Geraldão. Podem participar das aulas, que começarão no dia 11 de abril e seguirão por seis meses, jovens com idades entre 15 e 29 anos. O curso é dividido em quatro módulos: Formação em Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Digital; Formação em Informática Básica; Formação em Tecnologia Multimídia; Empreendedorismo. “É uma excelente oportunidade para o jovem crescer no local de trabalho e não apenas conhecer a internet ou acessar as redes sociais”, opinou o representante do Conselho Municipal da Juventude, Douglas Santos.

Comitê - Na ocasião da entrega dos ônibus, o prefeito João da Costa assinou a portaria que institui o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude – CIPPJ, composto por 22 representantes dos órgãos e entidades do Município do Recife. O objetivo do Comitê é integrar as secretarias, órgãos e entidades do Recife que desenvolvem ações e projetos para a juventude, no intuito de consolidar a política pública voltada para o segmento. O comitê será coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para Juventude e seus membros serão indicados pelos titulares dos órgãos a que estejam vinculados. “É preciso ter um projeto em comum para o sucesso de um governo, e a juventude está relacionada com as mais diversas pastas”, falou João da Costa.

Vistoria - Depois da assinatura da portaria, João da Costa aproveitou a solenidade realizada no Geraldão para vistoriar a reforma das quadras externas da autarquia da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Município, que serão entregues em abril. A obra está em andamento e irá contemplar a requalificação de pisos, muretas, estruturas metálicas e coberturas de três quadras poliesportivas. Além disso, os equipamentos esportivos irão ser adequados para garantir a acessibilidade.
Obras – Desde seu retorno ao comando da Prefeitura, João da Costa já assinou a ordem de serviço para a construção de 15 Academias da Cidade, lançou a Operação Inverno, entregou à população 10 ruas que, votadas no OP, receberam obras de pavimentação, drenagem e contenção. Além de ter assinado a ordem de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Vila Independência e entregue as obras de requalificação da Lagoa do Araçá.

Matérias Relacionadas
- Detalhes das atrações
- Prefeito João Costa vistoria intervenções do Reluz
- Programação cultural do Parque Dona Lindu segue até domingo
- Espetáculo “Travessia” é apresentado no Parque Dona Lindu
- Prefeito abre 4º Salão Imobiliário de Pernambuco com palestra
- Missão discute investimentos no Recife
- Prefeito João da Costa entrega ônibus para atendimento ao público
- Quintas Técnicas da Emprel traz palestras voltadas à mobilidade
- Mulheres fazem trilha pela Cidade
- Estudantes de escolas municipais assistem a peça de teatro no Parque Dona Lindu
- João da Costa ministra palestra para a abertura do 4º Salão Imobiliário de Pernambuco
- Prefeito João da Costa decreta luto oficial pelo falecimento de José Alencar
- AÇÕES DA OPERAÇÃO INVERNO 2011
- João da Costa lança a Operação Inverno 2011
- Mulheres refazem os caminhos do Recife
- Prefeitura do Recife investe R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011
- Escola de Gestão inscreve servidores para turmas de abril
- Programa da Prefeitura do Recife ganha reconhecimento internacional
- Prefeito João da Costa lança Operação Inverno 2011
- Conselheiras e delegadas do OP participam de encontro feminista em Brasília


Enviar    Imprimir