Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MORADORES DO COQUE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE TUBERCULOSE
15:36 Quinta-feira, 31 de Março de 2011

Ação aconteceu na comunidade Vila dos Motoristas

Por Tádzio Estevam

Sair do consultório médico e partir para o esclarecimento na rua. Essa foi a proposta dos profissionais do Posto de Saúde da Família do Coque, Ilha de Joana Bezerra (Zona Central do Recife), que saíram, na manhã desta quinta-feira (31), para prestar informações sobre a tuberculose para os moradores da comunidade Vila dos Motoristas. As atividades foram coordenadas pela equipe do Distrito Sanitário I, cuja iniciativa fez parte das manifestações em torno do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebradas no último dia 24 de março.

A princípio, a ação estava prevista para acontecer na própria unidade de saúde. Porém, os profissionais acharam melhor se aproximar mais da população. Para isso, foi montada uma grande tenda no meio da praça da comunidade. “Como o hábito desses moradores é dormir tarde, consequentemente eles também acordam tarde. E isso dificulta a ida ao posto. Por esse motivo, resolvemos trazer a equipe para cá”, informou a coordenadora do programa de tuberculose da PCR, Júlia Vilela.

No local foram desenvolvidas várias atividades, como palestras sobre os sintomas, tratamento e prevenção. Também foram distribuídos panfletos informativos a respeito da doença. “Acho muito importante essa ação aqui perto da minha casa. Minha irmã teve tuberculose há oito anos. Foi um sofrimento terrível, pois não tínhamos a quantidade de informação que temos hoje. Agora é só fazer o exame em qualquer posto de saúde e pronto. Se tiver a doença o tratamento é rápido e de fácil acesso”, comemorou da dona de casa Risolene Araújo. Dona Risolene, além de receber as informações, também serviu de retransmissora de conteúdo participando de uma esquete teatral no papel de uma mãe que não detecta que o filho está acometido pela tuberculose. “Na peça, eu faço o papel da mãe que acha que o filho está apenas com tosse normal”, disse.

Cerca de 30 profissionais participaram da sensibilização. Entre eles, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e professores acadêmicos de educação física da Academia da Cidade.

Saiba mais - A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar, mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela moléstia, como pele, rins, ossos, entre outros. Entretanto, a área pulmonar é a manifestação mais comum da enfermidade. A transmissão é feita pelo ar, através de aerossóis expelidos pela tosse, espirro ou pela própria fala.

Matérias Relacionadas
- Médicos reguladores do Samu contam com nova sala de atendimento
- População do Ibura é contemplada com mobilização sobre hanseníase
- Coque recebe mobilização sobre tuberculose
- Seminário uniformiza debate sobre atenção básica em Pernambuco
- Ibura recebe evento de sensibilização sobre hanseníase
- Saúde discute atenção básica nas três esferas de governo
- Secretaria de Saúde abre a 17ª Residência Terapêutica no Recife
- Coordenação de Saúde da Mulher movimenta Sítio Trindade
- Saúde promove sensibilização sobre envelhecimento saudável
- Profissionais da Saúde do Recife participam de curso na UPE
- PCR promove mobilização dedicada à saúde da mulher
- Profissionais de saúde são qualificados sobre anemia falciforme
- Saúde promove palestra sobre anemia falciforme
- Comunidade de Lagoa Encantada é contemplada com Feira de Saúde
- Combate à tuberculose agita a Policlínica Lessa de Andrade
- Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue


Enviar    Imprimir