Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

LIVRO “SEGREDO DE ESTADO” É LANÇADO DURANTE A SEMANA MARCAS DA MEMÓRIA DE PERNAMBUCO
09:24 Sexta-feira, 1 de Abril de 2011

Ainda na programação desta quinta-feira (31), também foi apresentada a peça “Filha da Anistia”

Por Mauro Rossiter

Dentro da programação da Semana Marcas da Memória de Pernambuco, foi lançado, nesta quinta-feira (31) – data em que o Golpe Militar completa 47 anos -, o livro “Segredo de Estado – o desaparecimento de Rubem Paiva”, do autor Jason Tércio, no Teatro Apolo, bairro do Recife. Além da noite de autógrafos, o local também recebeu a estreia da peça “Filha da Anistia”, de autoria de Alexandre Piccini e Carolina Rodrigues, que fica em cartaz até o próximo domingo (03), com entrada gratuita.

A Semana, realizada pela parceria entre Prefeitura do Recife, Governo do Estado de Pernambuco e Ministério da Justiça, tem como principal objetivo realizar uma série de atividades que garantam as diretrizes previstas no eixo VI do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3), que tratam sobre o reconhecimento da memória e da verdade como direito humano da cidadania.

O lançamento contou com a presença de ex-presos políticos, representantes de órgãos públicos e personalidades, como o ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, autor do livro “Daquilo que eu sei – Tancredo e a transição democrática”, onde revela o período das Diretas Já e da derrocada do Regime Militar.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, falou sobre a importância do livro para a memória dos Anos de Chumbo. “Isso é necessário para que o povo nunca se esqueça dos acontecimentos que ocorreram no Brasil desde o dia 31 de março de 1964. E cabe ao Estado garantir que a memória seja recuperada e mantida, pois ela tem um grande impacto na história de um povo”, afirmou.

O autor do livro, Jason Tércio, disse estar agradecido pelo convite da Prefeitura para realizar o lançamento de seu livro na Semana Marcas da Memória de Pernambuco. “Foi muito bom esse convite para o lançamento, que faz parte de uma série de eventos que mantêm viva a memória das pessoas, tanto as que viveram a ditadura quanto as novas gerações. A Prefeitura, o Governo do Estado, todos estão de parabéns. Todas as capitais deveriam fazer o mesmo”, completou.

Filha da Anistia – Após o lançamento do livro “Segredo de Estado”, a peça “Filha da Anistia” estreou no Teatro Apolo. O espetáculo, que nasceu após três anos de pesquisa, mostra a vida de Clara que, em busca de sua história, acaba encontrando um passado de mentiras e omissões, forjado durante os Anos de Chumbo. As apresentações são seguidas de debates com a participação do público, do elenco e de convidados locais com curadoria do Núcleo de Preservação da Memória Política.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife homenageia ex-presos políticos
- Seminário dá continuidade à Semana Marcas da Memória de Pernambuco
- Semana Marcas da Memória de Pernambuco inicia suas atividades
- SDHSC realiza projeto Cine-Educação e Direitos Humanos do Recife
- Prefeitura do Recife realiza Semana Marcas da Memória de Pernambuco
- Segundo dia da capacitação do PAIR promove debate sobre violência e saúde
- Pair dá início a capacitações
- Prefeitura do Recife promove capacitações do Pair
- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é lembrado pela PCR
- Central de Direitos Humanos realiza atendimentos e orienta foliões
- Central Multicultural oferece serviços a vítimas de violação em direitos humanos
- Acessibilidade tem vez no Carnaval recifense
- Recife cede espaço para Camarote da Acessibilidade
- Bloco da Diversidade de Pernambuco sai nesta quinta-feira
- Comdir abre inscrições para eleição de conselheiros
- Bloco Me Segura Se Não Eu Caio esquenta a semana pré-carnaval
- Polo LGBT agita Carnaval Multicultural do Recife
- SDHSC capacita Rede de Atendimento à Mulher
- SDHSC oferece curso de capacitação para rede de atendimento à mulher
- Amparo Araújo cumpre agenda em Brasília


Enviar    Imprimir