Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA ACOMPANHA AÇÕES DO RELUZ NA IMBIRIBEIRA
12:11 Sexta-feira, 1 de Abril de 2011

O prefeito João da Costa circulou na noite desta quinta-feira (31) por diversas ruas do bairro da Imbiribeira para vistoriar as intervenções do programa Reluz. A ação modernizará 50% da iluminação pública da capital pernambucana e é uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal, com investimento de R$ 35,8 milhões. . A expectativa é que até março de 2012 sejam modernizados cerca de 61 mil pontos de luz do município.

A primeira parada do prefeito aconteceu, no final da tarde, na Rua Missionário Joel Carlson. Lá, João da Costa acompanhou a substituição da iluminação antiga pelos equipamentos do Reluz e pôde comparar, à medida que anoitecia, as diferenças de luminosidade. Em seguida, o gestor fez nova parada na Rua Madrid, onde outra equipe trocava os aparelhos de iluminação num cenário que exigia maior luminosidade. Depois disso, o prefeito circulou por outras vias do bairro e concluiu o roteiro de visitas passando pela Avenida Mascarenhas de Morais, onde foram substituídas 600 luminárias - maior intervenção até o momento.

De acordo com o prefeito, com a instalação dos equipamentos do Reluz, diversos resultados positivos são percebidos pela população. O programa tem dois objetivos principais: melhorar a iluminação da cidade e economizar energia. Além disso, as mudanças propiciam mais segurança para as comunidades e é um compromisso nosso com a sustentabilidade ambiental, racionalizando os recursos, destacou João da Costa.

O programa foi iniciado em dezembro de 2010 e está promovendo a troca 61.681 pontos de luz por equipamentos mais econômicos e de melhor potencial de luminosidade. Até o momento, foram trocadas cerca de 4.800 luminárias, reatores entre outros aparelhos do conjunto luminotécnico de 338 vias. A meta inicial é concluir 20% do programa até o final do primeiro semestre deste ano, adiantou o secretário de Serviços Públicos e coordenador do programa, Eduardo Vital.

Além de assegurar luminosidade mais eficiente e uniforme, os novos equipamentos possuem aspectos que diminuem os gastos com manutenção e consumo de energia. Isso porque, as lâmpadas possuem maior vida útil, potência menor e peças menos expostas aos efeitos danosos do tempo. Com isso, a prefeitura pretende reduzir a conta de energia do município em até 40%, ou seja, 24 mil megawatts-hora por ano. Essa economia ainda propiciará à prefeitura recuperar o investimento do Reluz num prazo de seis anos.

Outro objetivo traçado pelo programa é ajudar no combate à violência em áreas com altos índices de criminalidade. Para tanto, a prefeitura instalará os equipamentos com maior luminosidade em localidades indicadas por estudos elaborados pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Atlas de Desenvolvimento Humano do Recife e estatísticas de homicídios na cidade.

Para implementar o programa, a Prefeitura do Recife obteve financiamento de R$ 26,8 milhões junto à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF/Eletrobrás). Este valor equivale a 75% dos custos do programa, ou seja, o máximo de investimento permitido pelo Governo Federal. Poucas cidades conseguiram este nível de captação de recurso, o que demonstra a qualidade do projeto e a capacidade de gerenciamento oferecidos pela prefeitura. O restante dos custos serão bancados pelo Município, explica Vital.

Matérias Relacionadas
- Prefeito visita obras da Academia da Cidade no Parque Treze de Maio
- Alameda de serviços na sede da PCR será aberta segunda-feira
- Final de semana de programação esportiva no Dona Lindu
- João da Costa visita obras da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio
- Skatistas de fama internacional vêm ao Recife conhecer trabalho da Prefeitura
- João da Costa entrega ônibus para atendimento itinerante
- Detalhes das atrações
- Prefeito João Costa vistoria intervenções do Reluz
- Programação cultural do Parque Dona Lindu segue até domingo
- Espetáculo “Travessia” é apresentado no Parque Dona Lindu
- Prefeito abre 4º Salão Imobiliário de Pernambuco com palestra
- Missão discute investimentos no Recife
- Prefeito João da Costa entrega ônibus para atendimento ao público
- Quintas Técnicas da Emprel traz palestras voltadas à mobilidade
- Mulheres fazem trilha pela Cidade
- Estudantes de escolas municipais assistem a peça de teatro no Parque Dona Lindu
- João da Costa ministra palestra para a abertura do 4º Salão Imobiliário de Pernambuco
- Prefeito João da Costa decreta luto oficial pelo falecimento de José Alencar
- AÇÕES DA OPERAÇÃO INVERNO 2011
- João da Costa lança a Operação Inverno 2011


Enviar    Imprimir