Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Capacitação prepara atendentes do Sistema Público para utilizar o MTE/ Mais Emprego Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

CAPACITAÇÃO PREPARA ATENDENTES DO SISTEMA PÚBLICO PARA UTILIZAR O MTE/ MAIS EMPREGO
00:00 Terça-feira, 5 de Abril de 2011

Inaldo Lins
Curso teve início na manhã desta segunda-feira (04)
Curso teve início na manhã desta segunda-feira (04)

O sistema trará vantagens tanto para as empresas que oferecem vagas, quanto para o cidadão que procura emprego

Cinquenta atendentes das três unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura do Recife estão passando por uma capacitação durante esta semana. O curso, que teve início na manhã desta segunda-feira (04), é promovido pelo Mistério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo da ação é preparar os colaboradores para operarem o novo sistema de gerenciamento e administração de emprego, o MTE – Mais Emprego, implantado recentemente pelo Ministério. Os encontros acontecem diariamente no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena, até a próxima sexta-feira (08), sempre das 8h às 17h.

O ministrante do curso é o administrador Alcides Lourenço, representante do MTE. Segundo ele, durante as aulas será apresentado o novo sistema e a utilização das suas ferramentas no cadastro dos profissionais e das vagas ofertadas pelos empregadores, incluindo o cruzamento entre os dados dos usuários e as oportunidades de trabalho, a operacionalização dos encaminhamentos às vagas e as habilitações ao seguro desemprego.

Através do TEM – Mais Emprego, as empresas contarão com serviços ainda melhores, e assim solicitarão mais profissionais. O novo sistema vai cadastrar desde menores aprendizes até profissionais experientes. Também haverá vagas para trainees”, comentou o instrutor.

O modelo vem melhorar o atendimento ao trabalhador cadastrado no SPETR, porque permitirá que o usuário tenha acesso às informações do seu interesse de qualquer computador conectado à internet. Esse formato ampliará a quantidade de pessoas com acesso ao sistema, pois o trabalhador não precisará mais pegar um carro ou um ônibus para ir em busca de oportunidades de emprego”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti.

Durante o período da capacitação não haverá atendimento no Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda do Recife - SPETR. Os interessados nos serviços oferecidos pela entidade deverão dirigir-se às Agências do Trabalho do Governo do Estado.

Desde 1999, mais de 257 mil trabalhadores foram cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.

MTE –
Mais Educação – Criado pelo Ministério do Trabalho e emprego, o novo sistema traz muitas novidades, entre elas, a integração do sistema de intermediação de mão de obra e o seguro desemprego. No momento em que o trabalhador solicitar o seguro desemprego, imediatamente, poderá ser encaminhado para uma nova vaga de emprego.

No caso dos profissionais que estejam realizando o cadastro, no término da inclusão dos dados no portal, já se sabe se há vagas para o seu perfil. Em caso positivo o profissional já sai do local portando a carta de encaminhamento.

Outra novidade é que o novo sistema funcionará via web, por meio da página www. maisemprego.mte.gov.br (sem data para entrar em vigor). Assim, o usuário poderá acessar o próprio cadastro e acompanhar as vagas disponíveis no SPETR, que tenham o seu perfil profissional, de qualquer computador conectado à rede. A partir daí, o trabalhador só precisará se dirigir a uma das unidades do Sistema Público para adquirir a carta de encaminhamento, documento que apresentará à empresa com a vaga disponível para entrevista.

O empregador também poderá desfrutar de mais uma comodidade. Para cadastrar as vagas, basta acessar a página do sistema e conferir, automaticamente, se há profissionais com o perfil desejado. Com a alteração, todos os centros de intermediação de mão de obra, sejam municipais ou estaduais, terão uma única base de dados, e os trabalhadores, um registro único podendo ser encaminhado para vagas captadas por todas as instituições.

O novo sistema, que será uma base única nacional, já está funcionando em oito estados: Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Roraima e Espírito Santo e até junho de 2011 já estará instalada em todo o País.

Matérias Relacionadas
- Agentes de Desenvolvimento da PCR participam de mais uma capacitação
- PCR realiza segundo encontro para instalação do Fórum das Microempresas no Município
- Prefeitura promove segundo encontro preparatório para o Fórum Permanente das Microempresas
- Prefeitura realiza entrega dos certificados do PlanTeQ
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife recebe artista plástica Taciana Gomes
- Associações trocam experiências em encontro
- Prefeitura sedia capacitação em elaboração de projetos de Ciência e Tecnologia
- Agentes de Desenvolvimento participam de capacitação
- Artesãos do Prodarte encerram atividades na Fenahall
- Segundo grupo de artesãos do Prodarte inicia exposição na Fenahall
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall
- Prefeitura promove Oficina de Economia Solidária e Associativismo
- Artesãos ligados ao Prodarte fazem confraternização
- Sistema Público de Emprego oferece 133 vagas para esta terça-feira (21)
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico toma posse em Conselho Consultivo
- Prefeitura do Recife participa de evento comemorativo ao Dia Nacional de Economia Popular Solidária
- Feiras do Prodarte oferecem artesanato como opção de presente
- Feiras de artesanato organizadas pela Prefeitura do Recife já aceitam cartão de crédito
- Artesãos ligados ao Prodarte expõem em congresso
- Prefeitura divulga resultado de pesquisa sobre cadeias produtivas


Enviar    Imprimir