A Prefeitura     Varredura preventiva nos morros começa no Córrego do Sargento Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

VARREDURA PREVENTIVA NOS MORROS COMEÇA NO CÓRREGO DO SARGENTO
16:57 Terça-feira, 5 de Abril de 2011

Fotos: Ivanildo Francisco
Material educativo foi distribuído entre os moradores
Varredura teve início no Córrego do Sargento, na Linha do Tiro

Quinze localidades serão visitadas ao longo do mês e receberão cuidados especiais visando ao período de chuvas

Por Leonardo Vila Nova

Teve início, na manhã desta terça-feira (05), a ação de varredura preventiva nas áreas de morros, promovida pela Prefeitura do Recife. Capitaneada pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), com o apoio de diversas secretarias e órgãos municipais, a iniciativa teve como ponto inicial o Córrego do Sargento, na Linha do Tiro. Ao longo do mês, as equipes percorrerão 15 localidades, a fim de executar atividades emergenciais de redução do risco e identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamento. A varredura faz parte da Operação Inverno 2011, lançada no último dia 29 pelo prefeito João da Costa.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, este é um momento de continuidade do monitoramento que foi realizado nos primeiros meses do ano. “A partir de agora, após o mapeamento que fizemos nas áreas de risco, estamos percorrendo as localidades mais críticas e implementando, em cada uma delas, ações preventivas que se somam ao conjunto de medidas que a Prefeitura vem tomando para o período de inverno”, explicou.

Uma equipe de 40 pessoas percorreu o Córrego do Sargento realizando vistorias, colocação de lonas plásticas e capinação. Além dessas, estão previstas durante a varredura uma série de medidas como corte de árvores de grande porte; remoção de famílias; demolições; limpeza de canais; retirada de entulhos e o combate à proliferação da dengue. Para garantir que as ações se efetivem, estão colaborando as secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Saneamento, Meio Ambiente, Educação e Especial da Mulher, Dircon, Emlurb, URB, Iasc, Guarda Municipal, CTTU, Programa Parceira nos Morros, além do Exército Brasileiro.

Ações educativas – À medida que as equipes da Prefeitura avançavam na varredura, agentes da Defesa Civil visitavam os moradores informando sobre as ações desenvolvidas pela Codecir e como cada um pode contribuir com práticas seguras nas áreas de risco, evitando, assim, que desastres se concretizem durante o período de chuvas. “O nosso objetivo é levar orientações prévias sobre o que se deve ou não fazer para garantir a segurança de cada indivíduo durante o inverno. Estamos colocando a população também como protagonista desse processo de conscientização, falando a respeito do seu papel no processo e como ela pode contribuir com a Defesa Civil e com a toda a sociedade”, destacou a diretora de Desenvolvimento Social da Codecir, Patrícia Albuquerque.

Cerca de 200 cartilhas, fólderes e ímãs de geladeira foram distribuídos entre os moradores. Nas publicações entregues pelos agentes, há orientações sobre a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo; o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamento de barreira. “Às vezes, a gente não tem muita ideia do que pode fazer ou de como pode ajudar. Mas, o pessoal da Codecir deu dicas muito importantes e agora eu já sei quem procurar e o que fazer no caso de algum problema nessas barreiras próximas daqui”, declarou a dona de casa Ednalva Borba, que acompanhou atentamente às explicações dos agentes da Codecir e se mostrou disposta a colaborar.

Até a próxima sexta-feira (08), a varredura continua no Córrego do Sargento. Na próxima semana, as ações chegam ao Córrego do Deodato, em Água Fria, e no Alto do Maracanã, em Dois Unidos.

Operação Inverno 2011 – Este ano, a Prefeitura do Recife investirá R$ 53 milhões em ações para preparar a Cidade para o período de chuvas. Estão sendo realizadas atividades de monitoramento das áreas de risco, limpeza dos 66 canais da Cidade e da rede de galerias e canaletas. Além disso, são feitos serviços de manutenção de escadarias e muros de arrimo e ações educativas. Estão em andamento 111 obras estruturadoras, que somam um total de quase R$ 37 milhões em investimentos.

MAIS FOTOS

Varredura  Confira mais imagens da Varredura Preventiva, AQUI.

- Escola Municipal Novo Pina recebe horta do Programa Ação Saudável
- Secretária da Mulher participa em Brasília da reunião do Programa 100CITTÀ
- Feira das mulheres oferece produtos de Páscoa
- João da Costa participa de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos