Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     Varredura preventiva nos morros começa no Córrego do Sargento Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

VARREDURA PREVENTIVA NOS MORROS COMEÇA NO CÓRREGO DO SARGENTO
16:57 Terça-feira, 5 de Abril de 2011

Fotos: Ivanildo Francisco
Material educativo foi distribuído entre os moradores
Material educativo foi distribuído entre os moradores
Varredura teve início no Córrego do Sargento, na Linha do Tiro
Varredura teve início no Córrego do Sargento, na Linha do Tiro

Quinze localidades serão visitadas ao longo do mês e receberão cuidados especiais visando ao período de chuvas

Por Leonardo Vila Nova

Teve início, na manhã desta terça-feira (05), a ação de varredura preventiva nas áreas de morros, promovida pela Prefeitura do Recife. Capitaneada pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), com o apoio de diversas secretarias e órgãos municipais, a iniciativa teve como ponto inicial o Córrego do Sargento, na Linha do Tiro. Ao longo do mês, as equipes percorrerão 15 localidades, a fim de executar atividades emergenciais de redução do risco e identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamento. A varredura faz parte da Operação Inverno 2011, lançada no último dia 29 pelo prefeito João da Costa.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, este é um momento de continuidade do monitoramento que foi realizado nos primeiros meses do ano. “A partir de agora, após o mapeamento que fizemos nas áreas de risco, estamos percorrendo as localidades mais críticas e implementando, em cada uma delas, ações preventivas que se somam ao conjunto de medidas que a Prefeitura vem tomando para o período de inverno”, explicou.

Uma equipe de 40 pessoas percorreu o Córrego do Sargento realizando vistorias, colocação de lonas plásticas e capinação. Além dessas, estão previstas durante a varredura uma série de medidas como corte de árvores de grande porte; remoção de famílias; demolições; limpeza de canais; retirada de entulhos e o combate à proliferação da dengue. Para garantir que as ações se efetivem, estão colaborando as secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Saneamento, Meio Ambiente, Educação e Especial da Mulher, Dircon, Emlurb, URB, Iasc, Guarda Municipal, CTTU, Programa Parceira nos Morros, além do Exército Brasileiro.

Ações educativas – À medida que as equipes da Prefeitura avançavam na varredura, agentes da Defesa Civil visitavam os moradores informando sobre as ações desenvolvidas pela Codecir e como cada um pode contribuir com práticas seguras nas áreas de risco, evitando, assim, que desastres se concretizem durante o período de chuvas. “O nosso objetivo é levar orientações prévias sobre o que se deve ou não fazer para garantir a segurança de cada indivíduo durante o inverno. Estamos colocando a população também como protagonista desse processo de conscientização, falando a respeito do seu papel no processo e como ela pode contribuir com a Defesa Civil e com a toda a sociedade”, destacou a diretora de Desenvolvimento Social da Codecir, Patrícia Albuquerque.

Cerca de 200 cartilhas, fólderes e ímãs de geladeira foram distribuídos entre os moradores. Nas publicações entregues pelos agentes, há orientações sobre a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo; o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamento de barreira. “Às vezes, a gente não tem muita ideia do que pode fazer ou de como pode ajudar. Mas, o pessoal da Codecir deu dicas muito importantes e agora eu já sei quem procurar e o que fazer no caso de algum problema nessas barreiras próximas daqui”, declarou a dona de casa Ednalva Borba, que acompanhou atentamente às explicações dos agentes da Codecir e se mostrou disposta a colaborar.

Até a próxima sexta-feira (08), a varredura continua no Córrego do Sargento. Na próxima semana, as ações chegam ao Córrego do Deodato, em Água Fria, e no Alto do Maracanã, em Dois Unidos.

Operação Inverno 2011 – Este ano, a Prefeitura do Recife investirá R$ 53 milhões em ações para preparar a Cidade para o período de chuvas. Estão sendo realizadas atividades de monitoramento das áreas de risco, limpeza dos 66 canais da Cidade e da rede de galerias e canaletas. Além disso, são feitos serviços de manutenção de escadarias e muros de arrimo e ações educativas. Estão em andamento 111 obras estruturadoras, que somam um total de quase R$ 37 milhões em investimentos.

MAIS FOTOS 

Varredura  Confira mais imagens da Varredura Preventiva, AQUI.

Matérias Relacionadas
- Escola Municipal Novo Pina recebe horta do Programa Ação Saudável
- Secretária da Mulher participa em Brasília da reunião do Programa 100CITTÀ
- Feira das mulheres oferece produtos de Páscoa
- João da Costa participa de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos
- Prefeito João da Costa discute projetos e investimentos em Brasília
- Mulheres conhecem o Recife a bordo do Capibaribe
- Prefeitura inicia varredura em áreas de morro do Recife
- Aberta ao público Alameda de Serviços na Sede da PCR
- Procon-Recife registrou 280 queixas no mês de março
- Alameda de Serviços na sede da PCR está aberta
- Prefeito João da Costa cumpre extensa agenda com ministros em Brasília
- Prefeito visita obras da Academia da Cidade no Parque Treze de Maio
- Prefeito João da Costa acompanha ações do Reluz na Imbiribeira
- Alameda de serviços na sede da PCR será aberta segunda-feira
- Final de semana de programação esportiva no Dona Lindu
- João da Costa visita obras da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio
- Skatistas de fama internacional vêm ao Recife conhecer trabalho da Prefeitura
- João da Costa entrega ônibus para atendimento itinerante
- Detalhes das atrações
- Prefeito João Costa vistoria intervenções do Reluz


Enviar    Imprimir