Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA MUNDIAL DA SAÚDE SERÁ COMEMORADO NO RECIFE COM DIVERSAS ATIVIDADES
11:33 Quarta-feira, 6 de Abril de 2011

Mais de 300 pessoas são esperadas em grande evento em Jardim São Paulo

Por Larissa Correia

Lembrado internacionalmente nesta quinta-feira (07), o Dia Mundial da Saúde será devidamente celebrado pela Prefeitura do Recife. Para marcar a passagem da data, a partir das 6h e até 11h30, um grande evento agitará a Praça Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome, na Zona Sudoeste da cidade. Mais de 300 pessoas são esperadas para participar de atividades como aulão de ginástica, sessões de lian gong e tai chi chuan, massoterapia, orientações de combate à dengue, preservação e qualidade da água para consumo humano e prevenção ao uso de drogas, entre outras.

“Nosso grande objetivo é mostrar que saúde não é apenas ausência de doença, mas um conjunto de fatores que assegurem bem-estar e qualidade de vida à população. A promoção de ações como a desta quinta-feira desperta os moradores para a importância da prevenção e chama a atenção para um outro olhar sobre formas de cuidado. Ela traz ainda uma reflexão sobre a importância de mudanças comportamentais, visando à adoção de hábitos de vida mais saudáveis”, apontou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

A abertura do evento ficará a cargo de professores e estudantes de Educação Física da Academia da Cidade. O aulão vai misturar exercícios físicos e passos de dança, demonstrando que atividades ao ar livre podem e devem ser prazerosas, estimulando o condicionamento corporal, o relaxamento mental e a convivência em grupo. Sob coordenação da Gerência de Práticas Integrativas do Recife, em seguida, o público terá acesso a dicas de massoterapia e sessões de tai chi chuan e lian gong, bem como orientações sobre alimentação orgânica.

Técnicos do Programa de Saúde Ambiental (PSA) estarão na Praça para ensinar a melhor maneira de fazer uso racional da água, como combater a leptospirose e outras doenças de veiculação hídrica e a maneira correta de desinfetar alimentos. Eles ainda incentivarão os passantes a se engajar no enfrentamento da dengue no município, descartando focos e evitando a proliferação do mosquito transmissor da doença. A ação será reforçada por uma apresentação teatral sobre o tema, realizada pelo grupo Asas da Imaginação, formado por agentes do Distrito Sanitário V.

O teatro também servirá de ferramenta para alertar a população sobre redução de danos. De forma bastante delicada, os arte-educadores do programa Mais Vida abordarão temas como uso do preservativo nas relações sexuais, riscos do consumo de drogas lícitas e ilícitas e a oferta do tratamento contra dependências químicas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSad) do Recife. As equipes ainda promoverão oficinas de capoeira e ‘abraços grátis’, numa alusão ao cuidado dispensado pela gestão aos usuários da rede municipal.

Em estandes instalados para o evento, a população também receberá orientações de saúde bucal, com dicas de prevenção ao câncer de boca e distribuição de kits contendo escova e creme dentais. No local, o público será informado sobre hipertensão e diabetes, com direito a aferição de pressão arterial e exames de glicemia no sangue. Um dos espaços será exclusivo para discussões sobre doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais, com entrega de material educativo e camisinhas masculinas. Outra área ressaltará a importância da prevenção e diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e colo de útero.

Para ampliar o alcance do evento, estudantes de estabelecimentos educacionais da área foram convidados a se apresentar durante a manhã. Os da Escola Municipal André de Melo exibirão um número de dança sobre dengue e os da Escola Estadual Nilo Coelho levarão a banda marcial. Também haverá a participação de estudantes da Escola Primitiva.

Mais de 50 profissionais da Prefeitura do Recife estão envolvidos na mobilização. Além da própria Secretaria de Saúde, dentro da PCR, as comemorações do Dia Mundial da Saúde contam com apoio das secretarias municipais de Educação e de Serviços Públicos – por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Guarda Municipal. O Metrorec e a Secretaria Estadual de Educação são outros parceiros da iniciativa.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura comemora um ano do Serviço de Atenção Domiciliar com seminário
- Futuros servidores recebem acolhimento por parte da Secretaria de Saúde do Recife
- PCR apresenta projeto da Academia da Cidade aos moradores do Jordão
- Vigilância Ambiental se prepara para enfrentar possíveis desastres naturais no período das chuvas
- Saúde promove acolhimento para 344 novos profissionais da Rede
- Zeladores e porteiros de condomínios do Recife recebem capacitação sobre a dengue
- Saúde capacita profissionais do Distrito Sanitário II sobre tuberculose
- Saúde contrata médicos para atuação na rede municipal
- Médicos reguladores do Samu contam com nova sala de atendimento
- Moradores do Coque recebem orientações sobre tuberculose
- População do Ibura é contemplada com mobilização sobre hanseníase
- Coque recebe mobilização sobre tuberculose
- Seminário uniformiza debate sobre atenção básica em Pernambuco
- Ibura recebe evento de sensibilização sobre hanseníase
- Saúde discute atenção básica nas três esferas de governo
- Secretaria de Saúde abre a 17ª Residência Terapêutica no Recife
- Coordenação de Saúde da Mulher movimenta Sítio Trindade
- Saúde promove sensibilização sobre envelhecimento saudável
- Profissionais da Saúde do Recife participam de curso na UPE
- PCR promove mobilização dedicada à saúde da mulher


Enviar    Imprimir