Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

EDUCADORES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE PASSAM POR CAPACITAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
00:00 Quinta-feira, 7 de Abril de 2011

Durante dois dias, os 211 professores e diretores de escolas serão orientados para discutir o tema dentro das salas de aula

Por Marcos da Silva

Nesta quinta (7) e sexta (8), professores das 18 escolas profissionalizantes do Recife passam por um curso de formação continuada na área de Direitos Humanos. As aulas, para 211 educadores e diretores das unidades de ensino, estão sendo ministradas no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299, Madalena, pela manhã e à tarde.

No primeiro dia, os mestres tomaram conhecimento dos direitos humanos enquanto conceito e história no contexto da sociedade. “O objetivo é trazer elementos atuais das diversas dimensões do tema e sua legislação, que devem ser vivenciados como estudos dentro das escolas profissionalizantes durante o processo de ensino e aprendizagem, principalmente, em maio, mês do trabalhador, ocasião em que entra em discussão o trabalhador do século XXI”, ressaltou o gerente de Educação Profissionalizante, Tadeu Oliveira.

No segundo dia do preparatório, os assuntos são os direitos humanos e o mundo do trabalho, o processo de industrialização de Pernambuco e as consequências que o momento traz para o Estado. O debate aborda o complexo industrial de Suape; a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil com eliminatórias na vizinha cidade de São Lourenço da Mata e as necessidades para o mercado de trabalho.

É uma ação pioneira porque é direcionada para professores que trabalham com a formação profissionalizante de jovens e adultos. Além dos conhecimentos sobre os direitos humanos, eles terão esclarecimentos sobre homofobia, racismo, machismo e discriminação. Um debate com um conteúdo desses mexe com as concepções de mundo das pessoas e suas consequências. Passamos a ver as coisas com o olhar dos outros”, reforça o diretor de Direitos Humanos e Segurança Cidadã SDHSC, Cirilo Mota.

Há nove anos lecionando na turma de Artigos Decorativos na Escola Profissionalizante anexa ao CSU Bido Krause, no Totó, a professora Jeovânia Gomes avalia: “O curso está abrindo novos leques para discutir os direitos humanos em sala de aula, como por exemplo, a mulher na sociedade. A maior parte dos meus alunos são mulheres e donas de casa que trazem o tema para discutir em grupo. Nesta situação, o professor funciona como mediador”, disse.

Já Cassandra Bismarck, que ensina há um ano no curso de cuidador de idosos do Centro de Qualificação Profissional São José, em Santo Amaro, completou: “O conhecimento ajuda a formar cidadãos conscientes de seus próprios direitos”.

Ação Conjunta - A formação de professores na área de direitos humanos é uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer; Direitos Humanos e Segurança Cidadã em parceria com a ONG Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop).

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife patrocina Copa Dom Bosco de Handebol e Futsal
- Prefeito João da Costa entrega obras de saneamento integrado em 18 ruas de Santo Amaro
- Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã
- Plenária das mulheres acontece nesta sexta
- Prefeitura do Recife institui novos Imóveis de Proteção de Área Verde
- Prefeito reúne-se com ministro da Saúde em Brasília
- Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Varredura preventiva nos morros começa no Córrego do Sargento
- Escola Municipal Novo Pina recebe horta do Programa Ação Saudável
- Secretária da Mulher participa em Brasília da reunião do Programa 100CITTÀ
- Feira das mulheres oferece produtos de Páscoa
- João da Costa participa de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos
- Prefeito João da Costa discute projetos e investimentos em Brasília
- Mulheres conhecem o Recife a bordo do Capibaribe
- Prefeitura inicia varredura em áreas de morro do Recife
- Aberta ao público Alameda de Serviços na Sede da PCR
- Procon-Recife registrou 280 queixas no mês de março
- Alameda de Serviços na sede da PCR está aberta
- Prefeito João da Costa cumpre extensa agenda com ministros em Brasília


Enviar    Imprimir