Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ENTREGA BARRACAS PARA ARTESÃS EM PLENÁRIA DAS MULHERES
16:13 Sexta-feira, 8 de Abril de 2011

Todas as 109 integrantes da Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária serão contempladas com as novas ferramentas de trabalho

“Que Recife seja, para as Mulheres, uma cidade livre, segura e sem violência”. Esse foi o tema da Plenária das Mulheres, realizada na manhã desta sexta-feira (8), no Pátio da Empresa de Urbanização do Recife (URB), na Boa Vista, que contou com a participação do prefeito João da Costa. Na ocasião, o gestor entregou para a Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária dez barracas para comercialização dos produtos fabricados pelas integrantes, e anunciou o espaço de formação em orçamento público voltado para o segmento feminino.

“Eu diria que mais da metade das famílias do Recife são mantidas por mulheres. Isso não significa apenas o sustento, mas, sobretudo, a garantia da valorização dos filhos. Mesmo após um dia de luta, tomando conta da casa, ainda assim elas são as que mais marcam presença nas plenárias do Orçamento Participativo, à noite, lutando pelos direitos e melhorias de vida da comunidade”, disse o prefeito João da Costa.

De acordo com a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, todas as 109 integrantes da Rede de Mulheres serão contempladas com as novas barracas. “Cada barraca possibilita que 40 mulheres trabalhem, pois, elas possibilitam o trabalho de duas pessoas. Todas as RPAs serão contempladas; as barracas ficarão 30 dias em cada local, só que, na última semana de cada mês as vendas acontecerão no galpão da Prefeitura”, disse a titular da pasta.

A artesã Marleide Ribeiro recebeu do prefeito uma miniatura que, simbolicamente, representa todas as dez barracas. “Agora estamos ainda mais incentivadas para trabalhar porque, com a garantia da gratuidade, vai reduzir o nosso custo e ampliar a quantidade de mulheres trabalhando”, opinou Marleide Ribeiro.

Já o espaço de formação em orçamento público voltado para o segmento feminino funcionará da seguinte forma: cada RPA da Cidade vai utilizar os equipamentos sociais a que têm acesso para instruir o público feminino sobre os mecanismos que o governo utiliza para conseguir os recursos públicos. Será explorada, por exemplo, a temática da Lei Orçamentária Anual (LOA), norma elaborada pelo Poder Executivo que estima as receitas e autoriza as despesas do Governo de acordo com a arrecadação. A iniciativa deve começar na segunda quinzena de maio.

Participaram da solenidade o chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente; os secretários municipais Niedja Queiroz (Assistência Social e Presidência do Iasc), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento Estratégico), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Renato L (Cultura); e a presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Maria de Fátima Medeiros.
Também estiveram presentes a presidente da URB, Débora Mendes; o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler; o coordenador do OP, Augusto Miranda; e o presidente da Emprel, Welligton Batista. O evento foi prestigiado também pelos parlamentares Alfredo Santana (vereador) e pelo deputado Estadual Oscar Paes Barreto.

Outras presenças – prestigiaram o evento as coordenadoras do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Márcia Ramos; do Fórum Temático das Mulheres do OP, Lucilene Melo; e do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Viana.

Depois do ato, as participantes assistiram à palestra Recife a Cidade Segura, Livre e Sem Violência, com representantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco e do Instituto Pelópidas Silveira. Já os servidores da URB e da Emlurb, abordaram como estão sendo realizadas a manutenção e a limpeza da Cidade.

Rede Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária – Ao todo, 109 mulheres fazem parte atualmente da Rede Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária. As artesãs cadastradas podem participar de eventos, como feiras e seminários, dos quais a Prefeitura participa.

Matérias Relacionadas
- Ação educativa da Codecir orienta estudantes de escolas municipais em área de morro
- Prefeito anuncia nova tabela de preços da Emlurb
- Prefeito assina Ordem de Serviço dos Parques de Apipucos, do Caiara e Santana
- Recife comemora Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Terceira parcela do IPTU do recife pode ser paga até segunda
- Prefeito João da Costa participa de almoço no SINDUSCON-PE
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- João da Costa inaugura obras de saneamento em Santo Amaro
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Educadores do ensino profissionalizante passam por capacitação em direitos humanos
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife patrocina Copa Dom Bosco de Handebol e Futsal
- Prefeito João da Costa entrega obras de saneamento integrado em 18 ruas de Santo Amaro
- Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã
- Plenária das mulheres acontece nesta sexta
- Prefeitura do Recife institui novos Imóveis de Proteção de Área Verde
- Prefeito reúne-se com ministro da Saúde em Brasília
- Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Varredura preventiva nos morros começa no Córrego do Sargento


Enviar    Imprimir