Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE COMEMORA DIA DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
13:09 Sexta-feira, 8 de Abril de 2011

População será contemplada com atividades para estimular hábitos saudáveis com o objetivo de promover a qualidade de vida

Estimular hábitos saudáveis. Esta é a proposta da Prefeitura do Recife, que promoverá várias atividades neste domingo (10) para comemorar o Dia Mundial da Promoção da Qualidade de Vida. Haverá um grande passeio ciclístico que marcará a entrega das obras de requalificação da Avenida Norte, pelo prefeito João da Costa, além de uma mobilização com diversas atividades na Praia de Boa Viagem. A concentração do passeio ciclista será a partir das 8h, na Rua da Aurora, de lá segue até o Parque Dona Lindu e retorna ao ponto de partida. Na orla recifense, o evento acontece, a partir das 7h, com concentração no Edifício Portugal (Avenida Boa Viagem, próximo ao Acaiaca) e seguem até o 2º Jardim, local onde funciona o polo da Academia da Cidade.

Entre as atividades que serão realizadas em Boa Viagem estão caminhada, corrida recreativa, práticas integrativas e corporais, oficinas de dança, teatro, esportes, cuidados com o meio ambiente, além de orientação para alimentação saudável, entre outras. Três ônibus da Cidadania, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoverão inscrições para o Programa Juventude Digital da secretaria Especial de Juventude. Além disso, serão oferecidas oficinas com os monitores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, ligados ao Geraldão, dentre outras participações de diversas secretarias e políticas da Prefeitura do Recife.

As ações terão início, às 7h, com o acolhimento dos participantes. Mais de 20 ônibus conduzirão os usuários dos polos do Academia da Cidade espalhados pelo Recife. O local será animado pela Frevioca que, em seguida, desfilará pela avenida conduzindo os participantes durante o grande arrastão da atividade física até o segundo jardim, um percurso de 1,5 km. Às 8h, será dada a largada da corrida recreativa “Entre Amigos”, com saída da Pracinha de Boa Viagem. Os participantes percorrerão três quilômetros até chegarem no polo.

A partir das 9h - já com o público no local e também os freqüentadores da praia - terá início o Aulão de Ritmos num palco montado em frente ao polo. Na ocasião, serão repassados pelos profissionais do programa movimentos dos ritmos musicais utilizados diariamente nas Academias da Cidade como break, salsa, frevo, coco, mangue beat, forró, e samba, tudo ao som da Frevioca. Também no mesmo horário, já no entorno da unidade, serão oferecidas aos interessados oficinas de capoeira, skate, break, bocha (jogo), Le Parkour e desafios esportivos. Além disso, também estarão disponíveis Tai Chi Chuan, Lian Gong, oficina de Alimentação Saudável (alimentação viva) e uma feira de produtos orgânicos.

Equipes do programa Mais Vida (Redução de Danos) realizarão esquetes teatrais para sensibilizar a população para os riscos da utilização de álcool e outras drogas. Para evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, técnicos do programa DST/AIDS distribuirão preservativos. Também estarão presentes as políticas de assistência à saúde da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente, Trabalhador, pessoas com Deficiência, Saúde Ambiental, Saúde Bucal com a distribuição de kits preventivos e dos programas de combate à hanseníase e tuberculose.

A ação ainda conta com o apoio e participação de outras secretarias municipais como Direitos Humanos, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Especial de Juventude, Orçamento Participativo e das secretarias estaduais de Saúde e das Cidades.

Essas atividades estão em sintonia com a Política Nacional da Promoção da Saúde, uma das ações do setor para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho vem sendo estimulado e ampliado desde 2007. O Recife integra a Rede Nacional de Promoção da Saúde, formada por 1,5 mil municípios que recebem incentivo financeiro para desenvolver ações que estimulem práticas saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

Passeio – Em comemoração ao Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, a Prefeitura do Recife promove um grande passeio ciclístico pelas ruas da capital pernambucana. A concentração será a partir das 8h, na Rua da Aurora, de onde os ciclistas irão partir, passando pela nova ciclovia da Avenida Norte. O evento marca a entrega das obras de requalificação da via. Com um percurso de aproximadamente 28 km, o passeio segue até o Parque Dona Lindu e retorna, após uma pausa de 30 a 40 minutos no Parque, ao ponto de partida.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no Geraldão - Diretoria de Juventude do Geraldão, localizada no setor A do ginásio – até esta sexta-feira, das 09h às 17h, e dão direito a um kit de participação, com camiseta e squeeze. Quem se inscrever na hora do passeio poderá não receber o kit. O objetivo é estimular a população à prática de atividades físicas regulares que proporcione um estilo de vida saudável.

O passeio também faz parte das comemorações dos 10 anos do programa Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) da PCR. Hoje, os círculos populares atendem a mais de 15 mil pessoas, garantindo o acesso a atividades esportivas e de lazer em todas as regiões do Recife. Os interessados em participar do evento devem ligar para 3355.1202.

Matérias Relacionadas
- Terceira parcela do IPTU do recife pode ser paga até segunda
- Prefeito João da Costa participa de almoço no SINDUSCON-PE
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- João da Costa inaugura obras de saneamento em Santo Amaro
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Educadores do ensino profissionalizante passam por capacitação em direitos humanos
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife patrocina Copa Dom Bosco de Handebol e Futsal
- Prefeito João da Costa entrega obras de saneamento integrado em 18 ruas de Santo Amaro
- Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã
- Plenária das mulheres acontece nesta sexta
- Prefeitura do Recife institui novos Imóveis de Proteção de Área Verde
- Prefeito reúne-se com ministro da Saúde em Brasília
- Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Varredura preventiva nos morros começa no Córrego do Sargento
- Escola Municipal Novo Pina recebe horta do Programa Ação Saudável
- Secretária da Mulher participa em Brasília da reunião do Programa 100CITTÀ
- Feira das mulheres oferece produtos de Páscoa
- João da Costa participa de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos


Enviar    Imprimir