Atalhos de navegação:

    Saúde     Recife debate o primeiro ano do Serviço de Assistência Domiciliar Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE DEBATE O PRIMEIRO ANO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
00:00 Sexta-feira, 8 de Abril de 2011

Ivanildo Francisco
Atividade faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde
Atividade faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde

Aproximadamente 100 pessoas, todos profissionais da Rede Municipal de Saúde, acompanharam o Seminário

Por Kellen Lima

Debater o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), implantado pela Prefeitura do Recife há um ano, conhecer o trabalho desenvolvido pela cidade de Campinas (SP), bem como trocar experiências entre os profissionais que estão implantando o serviço na capital pernambucana, nortearam o encontro promovido pela PCR, por meio da Secretaria de Saúde, durante toda a manhã desta sexta-feira (08), no Mar Hotel, em Boa Viagem.

A atividade faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril). Segundo o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, o evento teve o objetivo de promover o debate sobre o impacto causado pelo SAD, e também sobre a experiência do município paulista. ”O nosso programa é inovador e foi implementado pelo prefeito João da Costa para um público que não tinha acesso a esse tipo de serviço, tratando em casa as pessoas com doenças crônicas, contando com uma equipe multidisciplinar, o que é um grande ganho social”, disse Couto, acrescentando que o “debate é sempre enriquecedor, passa pela discussão sobre a aceitação do serviço e o que precisa ser mudado”.

Compondo a mesa de abertura do “I Seminário de avaliação de 1 ano de implantação do SAD RECIFE”, além do secretário de Saúde, estavam presentes a diretora geral de Atenção à Saúde, Bernadete Perez; a diretora de Regulação, Kátia Guimarães; a Representante dos Distritos Sanitários da Cidade, Rosely Nascimento; e Mônica Nunes, coordenadora da Atenção Domiciliar de Campinas, que trouxe a experiência daquele município, que há 17 anos implementou o SAID (Serviço de Assistência e Internação Domiciliar).

Gestão - Aproximadamente 100 pessoas, todos profissionais da Rede Municipal de Saúde, acompanharam o Seminário, que contou também com uma apresentação do secretário de Saúde sobre o modelo de gestão em saúde pública da capital pernambucana, o “Recife em Defesa da Vida”. “A questão da Saúde é uma condição para a construção de uma Cidade democrática e a consolidação da cidadania. Recife tem se destacado nesse processo criando uma rede que mobiliza a sociedade e cresce a cada dia. Temos um modelo articulado, muito maior do que uma simples oferta de serviços”, disse Couto.

Para a gerente do Distrito Sanitário III, Geórgia Albuquerque, presente entre os convidados, “o serviço está se consolidando, mas ainda é recente e precisamos passar por momentos como este, de diálogo, de discussão, de troca de experiências. Assim podemos qualificar o serviço e os nossos profissionais, afinal são elas, as pessoas, que fazem o programa dar certo”, afirmou.

Na ocasião, Bernadete Perez apresentou a Política de Atenção Domiciliar do Município do Recife e relatou a experiência da Rede de Atenção à Saúde do Distrito Sanitário IV.

Experiência – Mônica Nunes, uma das convidadas do encontro, apresentou a política de saúde domiciliar, considerada pioneira no País e que funciona há 17 anos no município de Campinas. Ela enfatizou a relevância de se fazer uma ponte entre as dificuldades e facilidades desse tipo de assistência, correlacionando com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Recife. “Além do tempo, do conhecimento, é uma das referências para se discutir a implantação de uma proposta de atenção domiciliar, sob uma ótica de rede, que deve contar com as unidades básicas de saúde, com os distritos sanitários e com os hospitais, que não são os únicos demandadores”, explicou.

Saiba mais sobre o SAD – Recife

Matérias Relacionadas
- SAD Recife
- Saúde promove caminhada sobre biodiversidade na comunidade de San Martin
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Saúde
- Dia Mundial da Saúde será comemorado no Recife com diversas atividades
- Prefeitura comemora um ano do Serviço de Atenção Domiciliar com seminário
- Futuros servidores recebem acolhimento por parte da Secretaria de Saúde do Recife
- PCR apresenta projeto da Academia da Cidade aos moradores do Jordão
- Vigilância Ambiental se prepara para enfrentar possíveis desastres naturais no período das chuvas
- Saúde promove acolhimento para 344 novos profissionais da Rede
- Zeladores e porteiros de condomínios do Recife recebem capacitação sobre a dengue
- Saúde capacita profissionais do Distrito Sanitário II sobre tuberculose
- Saúde contrata médicos para atuação na rede municipal
- Médicos reguladores do Samu contam com nova sala de atendimento
- Moradores do Coque recebem orientações sobre tuberculose
- População do Ibura é contemplada com mobilização sobre hanseníase
- Coque recebe mobilização sobre tuberculose
- Seminário uniformiza debate sobre atenção básica em Pernambuco
- Ibura recebe evento de sensibilização sobre hanseníase
- Saúde discute atenção básica nas três esferas de governo
- Secretaria de Saúde abre a 17ª Residência Terapêutica no Recife


Enviar    Imprimir