Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PASSEIO CICLÍSTICO MARCA ENTREGA DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA NORTE
13:06 Domingo, 10 de Abril de 2011

O evento, que também comemorou o Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, contou com percurso de cerca de 28km da Rua da Aurora até o Parque Dona Lindu
 
Por Marcela Sotero

Para marcar a entrega das obras de requalificação da Avenida Norte, a Prefeitura do Recife promoveu um passeio ciclístico pelas principais ruas e avenidas da cidade na manhã deste domingo (10), quando é comemorado o Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida.  Da concentração, na Rua da Aurora, os ciclistas passaram pela nova ciclovia da Avenida Norte, e seguiram até o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Com esse evento queremos tanto incentivar o exercício físico, quanto mostrar para a população que a cidade oferece equipamentos de qualidade e alternativas para a prática de esportes, ao longo do ano. Inclusive, estamos estudando a possibilidade de promover mais eventos como este rotineiramente, uma ou duas vezes por mês”, disse o secretário da Juventude e Diretor-Presidente do Geraldão, Eduardo Granja, que participou do passeio pedalando.

Para os participantes, essa foi uma excelente oportunidade para cuidar da saúde. “Ajuda no preparo físico necessário para os meus jogos de futebol”, disse Reynan Vitor, de 12 anos, de Santo Amaro. De acordo com Robson Bento, de 23 anos, do Vasco da Gama, é um lazer diferente, que sai da rotina. “É um momento de confraternizar com os amigos e até conhecer novas pessoas que gostam do mesmo esporte”, observou.

Todo o percurso teve aproximadamente 28 km. Antes do viaduto da Avenida Norte, os ciclistas acessaram a Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda. Na Agamenon Magalhães, sentido Boa Viagem, subiram o viaduto Joanna Bezerra, seguiram em frente pela Avenida Herculano Bandeira, passando pela Ponte Governador Paulo Guerra, até entrar na Avenida Engenheiro Domingos ferreira. Os ciclistas continuaram pela Avenida Visconde de Jequintinhonha, até o Parque Dona Lindu.

Após uma pausa de cerca de 40 minutos, o passeio retorna pela Avenida Boa Viagem até entrar na segunda pista da Avenida Engenheiro Antonio de Goes. Segue pela ponte Engenheiro Antônio de Goes e entra à direita no Cais José Estelita, seguindo pela Avenida Engenheiro José Estelita. Passa pelo viaduto das Cinco Pontas, desce no final da Avenida Sul, virando à esquerda na Avenida Martins de Barros. Virando à esquerda na Praça da República, passa pelo Teatro de Santa Isabel, retornando à pista de skate da Rua da Aurora. Para garantir a segurança dos ciclistas, todo o trajeto foi acompanhado por batedores da CTTU e por uma ambulância do SAMU. 

Requalificação - Na obra da Avenida Norte, que inclui o trecho entre a Rua da Aurora e a Avenida Agamenon Magalhães e tem extensão de 1,4km, foram investidos de R$ 7,5 milhões. Deste total, R$ 4,9 milhões destinados à obra física e o restante foi pago em indenizações de 134 imóveis desapropriados.

Foram inclusos no projeto a recuperação das placas de concreto, a implantação do canteiro central, ciclovia, nova iluminação, projeto paisagístico, bainhas para ônibus e melhorias das calçadas, estas últimas, dentro das normas de acessibilidade hoje em vigor no Brasil. Também foram realizadas a revitalização da Praça Agamenon Magalhães e a construção de uma nova área de lazer para a comunidade.

A fim de garantir a segurança do ciclista, o corredor da Avenida Norte ganhou uma ciclovia bidirecional de 1,5 km de extensão e 2,5 metros de largura, que o protegerá dos carros. No sentido cidade-subúrbio, o traçado contorna o Cemitério dos Ingleses e retorna à Avenida Norte pela Cruz Cabugá. Os pedestres também foram beneficiados. A via também ganhou novas calçadas, com largura de 2 metros, piso em blocos intertravados de concreto e acessibilidade, oferecendo conforto e segurança para quem caminha no local.

Sete bainhas foram construídas para as paradas de ônibus, possibilitando o embarque e desembarque de passageiros sem prejudicar o fluxo de veículos. As bainhas possuem 3 metros de largura, mais 2,5 metros da plataforma de abrigo para os usuários.

Com a construção do canteiro central, que tem um metro de largura, foi possível a retirada dos gelos baianos que separavam os dois sentidos do corredor viário. O piso também foi construído em blocos intertravados de concreto. Uma nova iluminação foi implantada no canteiro e nas calçadas, com 73 postes e 183 luminárias, beneficiando tanto motoristas quanto pedestres. O sistema de drenagem ainda recebeu melhorias.

Com a intervenção, a cobertura vegetal da área foi ampliada de 32 para 87 o numero de árvores existentes no local. Foram plantadas 72 mudas de árvores das mais diversas espécies. Dentre elas: gouguéia, pitangueira, urucum, manacá-de-cheiro e ubaia.

MAIS FOTOS

Passeio ciclístico marca entrega das obras de requalificação da Avenida Norte  Confira AQUI Passeio Ciclístico nas Ruas do Recife

Matérias Relacionadas
- PCR entrega primeira etapa de habitacional no bairro da Torre
- Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Prefeito João da Costa prestigia passeio ciclístico
- João da Costa inaugura primeira etapa de habitacional no bairro da Torre
- Ação educativa da Codecir orienta estudantes de escolas municipais em área de morro
- Prefeito anuncia nova tabela de preços da Emlurb
- Prefeito assina Ordem de Serviço dos Parques de Apipucos, do Caiara e Santana
- João da Costa entrega barracas para artesãs em Plenária das Mulheres
- Recife comemora Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Terceira parcela do IPTU do recife pode ser paga até segunda
- Prefeito João da Costa participa de almoço no SINDUSCON-PE
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- João da Costa inaugura obras de saneamento em Santo Amaro
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Educadores do ensino profissionalizante passam por capacitação em direitos humanos
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife patrocina Copa Dom Bosco de Handebol e Futsal
- Prefeito João da Costa entrega obras de saneamento integrado em 18 ruas de Santo Amaro
- Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã


Enviar    Imprimir