Saúde     Dia da Promoção da Qualidade de Vida reúne uma multidão em Boa Viagem Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

DIA DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA REÚNE UMA MULTIDÃO EM BOA VIAGEM
00:00 Segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Evento aconteceu no último domingo (10)
Mais de mil pessoas aproveitaram as atividades

População foi contemplada com diversas atividades para estimular hábitos saudáveis

Por Tadzio Estevam

Foi com o objetivo de estimular hábitos saudáveis que a Secretaria de Saúde reuniu, neste final de semana, uma multidão de adeptos na orla de Boa Viagem para comemorar o Dia Mundial da Promoção da Qualidade de Vida. O evento aconteceu no domingo (10), a partir das 7h, com concentração no Edifício Portugal e seguiu até o 2º Jardim, local onde funciona o polo do Academia da Cidade. A programação contou, ainda, no mesmo dia, com um grande passeio ciclístico que marcou a entrega das obras de requalificação da Avenida Norte.

Mais de mil pessoas aproveitaram as atividades como caminhada, corrida recreativa, práticas integrativas e corporais, oficinas de dança, teatro, esportes, cuidados com o meio ambiente, orientação para alimentação saudável, entre outras. Além disso, três ônibus da Cidadania, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveram inscrições para o Programa Juventude Digital da Secretaria Especial de Juventude. Estiveram presentes no evento  a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, Secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto, o assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, e representantes das diretorias e gerências da secretaria.

Entre as atividades, foram oferecidas, ainda, oficinas com os monitores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, ligados ao Geraldão, dentre outras participações de diversas secretarias da Prefeitura do Recife. Para o secretário Gustavo Couto, a ação foi considerada exitosa. “Agradeço a todos e todas que trabalharam para a realização deste grande evento. A Saúde está diretamente ligada à qualidade de vida. É preciso que os governos invistam cada vez mais no setor, como no caso da atual gestão”, disse.

O acolhimento dos participantes começou bem cedinho com a Frevioca. Após o aquecimento da musculatura, os usuários iniciaram a caminhada até o segundo jardim, um percurso de 1,5 km. Dona Tereza de Jesus Martins, do pólo do Ibura, já aquecida, se mostrou bem disposta para o dia que estava apenas começando. “Chegamos bem cedinho aqui. Esta muito ansiosa para começar a me mexer. Agora vou me juntar com as minhas amigas para aproveitar tudo que tenho direito”, disse. Quando perguntada sobre o que significa qualidade de vida, ela disparou. “Qualidade de vida para mim é viver bem, se alimentar bem, fazer exercícios e procurar não se estressar”.

Durante a caminhada, os participantes receberam o alívio da chuva, que refrescou o percurso. Ao chegarem no 2º Jardim, local do polo, o público participou das inúmeras atividades programadas para a comemoração como o Aulão de Ritmos, oficinas de capoeira, skate, break, bocha (jogo), Le Parkour e desafios esportivos. Além disso, também estavam disponíveis Tai Chi Chuan, Lian Gong, oficina de Alimentação Saudável (alimentação viva) e uma feira de produtos orgânicos.

As políticas executadas pela Secretaria de Saúde também desenvolveram atividades no local para marcar a data. Equipes do programa Mais Vida (Redução de Danos) realizaram esquetes teatrais para sensibilizar a população para os riscos da utilização de álcool e outras drogas. Para evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, técnicos do programa DST/AIDS distribuíram preservativos. Também estavam presentes as políticas de assistência à Saúde da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente, Trabalhador, pessoas com Deficiência, Saúde Ambiental, Saúde Bucal com a distribuição de kits preventivos e dos programas de combate à hanseníase e tuberculose.

A ação ainda contou com o apoio e participação de outras secretarias municipais como Direitos Humanos, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Especial de Juventude, Orçamento Participativo e das secretarias estaduais de Saúde e das Cidades.

Essas atividades estão em sintonia com a Política Nacional da Promoção da Saúde, uma das ações do setor para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho vem sendo estimulado e ampliado desde 2007. O Recife integra a Rede Nacional de Promoção da Saúde, formada por 1,5 mil municípios que recebem incentivo financeiro para desenvolver ações que estimulem práticas saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

POLÍTICA - A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), aprovada em 30 de março de 2006, traz diretrizes e aponta estratégias de organização das ações de promoção da saúde nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a integralidade do cuidado. A implementação ocorre de forma descentralizada, contemplando ao mesmo tempo estados e municípios com recursos dirigidos às ações de promoção da saúde, tais como desenvolvimento sustentável, práticas corporais, atividade física e prevenção das violências e acidentes, bem como a promoção da cultura da paz.

- Saúde contrata 43 médicos para atuação na rede municipal
- Comunidade de San Martin recebe caminhada sobre a biodiversidade
- Recife debate o primeiro ano do Serviço de Assistência Domiciliar
- SAD Recife