Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA REÚNE UMA MULTIDÃO EM BOA VIAGEM
00:00 Segunda-feira, 11 de Abril de 2011

População foi contemplada com diversas atividades para estimular hábitos saudáveis

Por Tadzio Estevam

Foi com o objetivo de estimular hábitos saudáveis que a Secretaria de Saúde reuniu, neste final de semana, uma multidão de adeptos na orla de Boa Viagem para comemorar o Dia Mundial da Promoção da Qualidade de Vida. O evento aconteceu no domingo (10), a partir das 7h, com concentração no Edifício Portugal e seguiu até o 2º Jardim, local onde funciona o polo do Academia da Cidade. A programação contou, ainda, no mesmo dia, com um grande passeio ciclístico que marcou a entrega das obras de requalificação da Avenida Norte.

Mais de mil pessoas aproveitaram as atividades como caminhada, corrida recreativa, práticas integrativas e corporais, oficinas de dança, teatro, esportes, cuidados com o meio ambiente, orientação para alimentação saudável, entre outras. Além disso, três ônibus da Cidadania, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveram inscrições para o Programa Juventude Digital da Secretaria Especial de Juventude. Estiveram presentes no evento  a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, Secretário de Saúde do Município, Gustavo Couto, o assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, e representantes das diretorias e gerências da secretaria.

Entre as atividades, foram oferecidas, ainda, oficinas com os monitores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, ligados ao Geraldão, dentre outras participações de diversas secretarias da Prefeitura do Recife. Para o secretário Gustavo Couto, a ação foi considerada exitosa. “Agradeço a todos e todas que trabalharam para a realização deste grande evento. A Saúde está diretamente ligada à qualidade de vida. É preciso que os governos invistam cada vez mais no setor, como no caso da atual gestão”, disse.

O acolhimento dos participantes começou bem cedinho com a Frevioca. Após o aquecimento da musculatura, os usuários iniciaram a caminhada até o segundo jardim, um percurso de 1,5 km. Dona Tereza de Jesus Martins, do pólo do Ibura, já aquecida, se mostrou bem disposta para o dia que estava apenas começando. “Chegamos bem cedinho aqui. Esta muito ansiosa para começar a me mexer. Agora vou me juntar com as minhas amigas para aproveitar tudo que tenho direito”, disse. Quando perguntada sobre o que significa qualidade de vida, ela disparou. “Qualidade de vida para mim é viver bem, se alimentar bem, fazer exercícios e procurar não se estressar”.

Durante a caminhada, os participantes receberam o alívio da chuva, que refrescou o percurso. Ao chegarem no 2º Jardim, local do polo, o público participou das inúmeras atividades programadas para a comemoração como o Aulão de Ritmos, oficinas de capoeira, skate, break, bocha (jogo), Le Parkour e desafios esportivos. Além disso, também estavam disponíveis Tai Chi Chuan, Lian Gong, oficina de Alimentação Saudável (alimentação viva) e uma feira de produtos orgânicos.

As políticas executadas pela Secretaria de Saúde também desenvolveram atividades no local para marcar a data. Equipes do programa Mais Vida (Redução de Danos) realizaram esquetes teatrais para sensibilizar a população para os riscos da utilização de álcool e outras drogas. Para evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, técnicos do programa DST/AIDS distribuíram preservativos. Também estavam presentes as políticas de assistência à Saúde da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente, Trabalhador, pessoas com Deficiência, Saúde Ambiental, Saúde Bucal com a distribuição de kits preventivos e dos programas de combate à hanseníase e tuberculose.

A ação ainda contou com o apoio e participação de outras secretarias municipais como Direitos Humanos, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Especial de Juventude, Orçamento Participativo e das secretarias estaduais de Saúde e das Cidades.

Essas atividades estão em sintonia com a Política Nacional da Promoção da Saúde, uma das ações do setor para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho vem sendo estimulado e ampliado desde 2007. O Recife integra a Rede Nacional de Promoção da Saúde, formada por 1,5 mil municípios que recebem incentivo financeiro para desenvolver ações que estimulem práticas saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

POLÍTICA - A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), aprovada em 30 de março de 2006, traz diretrizes e aponta estratégias de organização das ações de promoção da saúde nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a integralidade do cuidado. A implementação ocorre de forma descentralizada, contemplando ao mesmo tempo estados e municípios com recursos dirigidos às ações de promoção da saúde, tais como desenvolvimento sustentável, práticas corporais, atividade física e prevenção das violências e acidentes, bem como a promoção da cultura da paz.

Matérias Relacionadas
- Saúde contrata 43 médicos para atuação na rede municipal
- Comunidade de San Martin recebe caminhada sobre a biodiversidade
- Recife debate o primeiro ano do Serviço de Assistência Domiciliar
- SAD Recife
- Saúde promove caminhada sobre biodiversidade na comunidade de San Martin
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Saúde
- Dia Mundial da Saúde será comemorado no Recife com diversas atividades
- Prefeitura comemora um ano do Serviço de Atenção Domiciliar com seminário
- Futuros servidores recebem acolhimento por parte da Secretaria de Saúde do Recife
- PCR apresenta projeto da Academia da Cidade aos moradores do Jordão
- Vigilância Ambiental se prepara para enfrentar possíveis desastres naturais no período das chuvas
- Saúde promove acolhimento para 344 novos profissionais da Rede
- Zeladores e porteiros de condomínios do Recife recebem capacitação sobre a dengue
- Saúde capacita profissionais do Distrito Sanitário II sobre tuberculose
- Saúde contrata médicos para atuação na rede municipal
- Médicos reguladores do Samu contam com nova sala de atendimento
- Moradores do Coque recebem orientações sobre tuberculose
- População do Ibura é contemplada com mobilização sobre hanseníase
- Coque recebe mobilização sobre tuberculose
- Seminário uniformiza debate sobre atenção básica em Pernambuco


Enviar    Imprimir