Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

AVENIDA NORTE GANHA BENFEITORIAS QUE AGRADAM A POPULAÇÃO
00:00 Quarta-feira, 13 de Abril de 2011

Uma das principais vias do Recife é beneficiada com várias obras, num trecho de 1,4 quilômetros

Por Sebastião Araújo

Uma das mais conhecidas e trafegadas vias do Recife, a Avenida Norte, começa a ganhar cara nova. Um trecho de 1,4 quilômetros de extensão, entre a Rua da Aurora e a Avenida Agamenon Magalhães, recebeu recuperação das placas de concreto, implantação do canteiro central, ciclovia, nova iluminação, projeto paisagístico, bainhas para ônibus e melhorias das calçadas, inclusive, obedecendo normas de acessibilidade.

Achei muito boa a criação dessa ciclovia. Antes, os ônibus e os carros passavam rente à gente”, diz a doméstica Janete Santos de Souza, 26, que trafega na ciclovia junto com o amigo José Mariano Filho, 40. “Ganhamos mais espaço para pedalar”.

A ciclovia bidirecional tem 1,5 quilômetros de extensão e 2,5 metros de largura. No sentido cidade-subúrbio, o traçado contorna o Cemitério dos Ingleses e retorna à Avenida Norte pela Cruz Cabugá. “Ficou mais seguro para quem quer andar de bicicleta. Foi ótimo”, ressalta a estudante Janaína Santos, 22, moradora de Santo Amaro.

Na via, também foi revitalizada a Praça Agamenon Magalhães, que deu nova vida ao bairro, e construída uma área de lazer na esquina da Rua Buarque de Macedo, ao lado da padaria Losada. “A gente brincava no meio da rua. Agora, tem um local com brinquedos para passar o tempo”, comenta o falante e inteligente Edmário Portela, 13, estudante da sexta série. “O bairro está ficando melhor para se viver”.

Junto com os amigos Pedro Francisco, 12, e David Pereira, 9, Edmário se divertia na tarde desta segunda-feira, no balanço recentemente montado na nova área de lazer. O local ganhou equipamentos para prática de esporte, mesa de jogos e arborização.

Melhora considerável - A Avenida também ganhou novas calçadas, com largura de dois metros, piso em blocos intertravados de concreto e acessibilidade, oferecendo conforto e segurança para quem caminha no local.

Sete bainhas foram construídas para as paradas de ônibus. As bainhas possuem três metros de largura e mais 2,5 metros de plataforma de abrigo para os usuários. Com a construção do canteiro central, que tem um metro de largura, foi possível a retirada dos gelos baianos que separavam os dois sentidos do corredor viário. O piso também foi construído em blocos intertravados de concreto.

A área também passou a contar com uma nova iluminação. Setenta e três postes e 183 luminárias foram distribuídos pelo canteiro central e calçadas. O sistema de drenagem ainda recebeu melhorias. Sem falar que a via também foi beneficiada com o plantio de árvores.

A Avenida melhorou muito. Antes, o bairro era esquecido”, elogia Aristides Ferreira, 74 anos e há 30 mantendo um fiteiro na esquina da Avenida Norte com a conhecida Rua da Bola. “Está tudo ficando diferente”.

Matérias Relacionadas
- João da Costa reúne equipe para avaliar ações da Operação Inverno e faz vistoria em obras da cidade
- Escola de Gestão Pública da PCR capacita mais duas turmas em Segurança do Trabalho
- Clipping de março
- Moradores começam a ocupar apartamentos do Habitacional Mangueira da Torre
- Passeio ciclístico marca entrega das obras de requalificação da Avenida Norte
- Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Prefeito João da Costa prestigia passeio ciclístico
- João da Costa inaugura primeira etapa de habitacional no bairro da Torre
- Ação educativa da Codecir orienta estudantes de escolas municipais em área de morro
- Prefeito anuncia nova tabela de preços da Emlurb
- Prefeito assina Ordem de Serviço dos Parques de Apipucos, do Caiara e Santana
- João da Costa entrega barracas para artesãs em Plenária das Mulheres
- Recife comemora Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Terceira parcela do IPTU do recife pode ser paga até segunda
- Prefeito João da Costa participa de almoço no SINDUSCON-PE
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- João da Costa inaugura obras de saneamento em Santo Amaro
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Educadores do ensino profissionalizante passam por capacitação em direitos humanos


Enviar    Imprimir