Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA CONSEGUE MAIS UMA VEZ APOIO DA IGREJA CATÓLICA NO COMBATE À DENGUE
00:00 Quarta-feira, 13 de Abril de 2011

Além da campanha nas igrejas católicas, a Secretaria de Saúde também atuará em outros segmentos religiosos como as igrejas evangélicas.

Por Tádzio Estevam

Dentro de poucos dias, os fieis das igrejas católicas do Recife encontrarão mais um local onde será possível se informar sobre como combater o mosquito da Dengue. A diretoria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde do Recife, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (13), com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, para discutir as estratégias que serão utilizadas nas paróquias para a sensibilização das comunidades.

Segundo a diretora Adeílda Ferraz, a campanha terá duração de três meses (junho, julho e agosto), uma vez que esse período consiste num alerta máximo por conta do acréscimo dos números de casos da doença. “A ideia é que os padres, no final das missas, orientem a população sobre a hidratação oral, solicitando que os fieis consumam muito líquido diariamente – uma média de quatro litros entre água, sucos, leite, chás -, para que os casos já diagnosticados não incidam em complicações maiores indo até a forma mais grave da doença, que é a dengue hemorrágica”, disse. Adeílda ressaltou, ainda, a importância da parceria. “Essa ação conjunta é de fundamental importância para nós. A Igreja Católica tem um papel fundamental nesse trabalho, pois atinge um grande público. Dom Fernando sempre colabora conosco nesse sentido”.

O arcebispo Dom Fernando Saburido não só aderiu à campanha como também irá convocar o Clero da Igreja Católica para dar início à operação de combate à Dengue. “Esta é a terceira vez que trabalhamos em parceria com a Secretaria. Este ano estamos de volta e temos que juntar as forças para combater esse mosquito. A igreja pode ajudar, e muito, porque tem as paróquias com suas atividades semanais, inclusive aos domingos com as missas. Já combinamos um encontro com o Clero, que deverá reunir entre 150 e 200 padres que atuam na Arquidiocese, do qual a Secretaria também participará dando orientações para que os padres repassem para as comunidades”.

A Secretaria de Saúde também atuará em outros segmentos religiosos como as igrejas evangélicas. “Precisamos da sociedade civil organizada. Quanto mais pessoas aderirem melhor”, disse Adeílda Ferraz.

Arrastão – Antes da reunião com o Arcebispo, os moradores da Cohab (Ibura de cima) foram abordados por mais de 150 profissionais da Secretaria de Saúde que organizaram um arrastão pelas ruas do bairro. Os agentes de saúde visitaram as casas procurando possíveis focos do mosquito, além de distribuir informativos e aplicar o larvicida biológico. A ação contou com a participação do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, que reforçou a preocupação da secretaria em combater a dengue. “Este arrastão intensifica ainda mais o nosso compromisso em vencer esse mosquito. Para a população fica a responsabilidade de não acumular água parada e, caso venha a contrair a doença, que reforce a hidratação oral, ferramenta fundamental para a cura mais rápida”, disse.

Dicas – O Aedes Aegypti atua em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes e caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Se a pessoa tiver febre, vômito, encontrar machas vermelhas pelo corpo ou sentir dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.

Quem quiser tirar dúvidas sobre os cuidados com a dengue, pode ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Saúde contrata 43 médicos para atuação na rede municipal
- Dia da Promoção da Qualidade de Vida reúne uma multidão em Boa Viagem
- Comunidade de San Martin recebe caminhada sobre a biodiversidade
- Recife debate o primeiro ano do Serviço de Assistência Domiciliar
- SAD Recife
- Saúde promove caminhada sobre biodiversidade na comunidade de San Martin
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Saúde
- Dia Mundial da Saúde será comemorado no Recife com diversas atividades
- Prefeitura comemora um ano do Serviço de Atenção Domiciliar com seminário
- Futuros servidores recebem acolhimento por parte da Secretaria de Saúde do Recife
- PCR apresenta projeto da Academia da Cidade aos moradores do Jordão
- Vigilância Ambiental se prepara para enfrentar possíveis desastres naturais no período das chuvas
- Saúde promove acolhimento para 344 novos profissionais da Rede
- Zeladores e porteiros de condomínios do Recife recebem capacitação sobre a dengue
- Saúde capacita profissionais do Distrito Sanitário II sobre tuberculose
- Saúde contrata médicos para atuação na rede municipal
- Médicos reguladores do Samu contam com nova sala de atendimento
- Moradores do Coque recebem orientações sobre tuberculose
- População do Ibura é contemplada com mobilização sobre hanseníase
- Coque recebe mobilização sobre tuberculose


Enviar    Imprimir