Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PCR CAPACITA PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA TRABALHAR DURANTE A OPERAÇÃO INVERNO 2011
20:05 Sexta-feira, 15 de Abril de 2011

Cem gerentes, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais participarão de atividades com foco nas ações durante o período de chuvas

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), promove o “Ciclo de Formação da Assistência Social: A política de Assistência Social na Operação Inverno”. Durante o evento, que acontece no auditório do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), no bairro de São José, serão capacitados 100 profissionais do Serviço Social municipal que irão trabalhar nos abrigos disponibilizados para atender à população durante o período de chuvas na Cidade.

O Ciclo de Formação acontecerá nos dois turnos (manhã e tarde). Gerentes, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais ligados à Secretaria de Assistência Social do Recife serão divididos em dois grupos, 50 para cada dia. O objetivo é trabalhar com eles questões referentes ao papel que irão desempenhar no atendimento prestado às famílias que, porventura, venham a procurar os abrigos durante o inverno. O evento irá focar no trabalho da Defesa Civil no Recife, o papel do assistente social e os procedimentos a serem tomados durante o período pré e pós-chuvas.

A abertura do evento, às 8h30, ficará a cargo da secretária municipal de Assistência Social, Niedja Queiroz, e da coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira. Em seguida, a partir das 9h, têm início as mesas de debate. Primeiro, Keila Ferreira abordará o tema “O que é o Risco? Implicações econômicas; problemática das habitações irregulares; Meio Ambiente e mudanças climáticas”. Ela vai falar sobre o papel da Defesa Civil para diminuir os riscos nas áreas de morro e alagados, além de abordar a participação das diversas instâncias municipais – principalmente a Assistência Social – no sucesso desse trabalho que tem ajudado a salvar vidas.

Na sequência, a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Melissa Azevedo, ficará à frente da mesa “O papel da Assistência Social na Operação Inverno”. Serão trabalhados o marco legal da Assistência Social em situações de calamidade pública, sob três momentos: Prevenção (no trabalho com as famílias e com a comunidade para evitar os riscos); Abrigamento (serviço de proteção em situações de calamidade pública); e o Pós-abrigamento (desligamento da família).

No período da tarde, das 13h30 às 16h, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho, que serão conduzidos por dois facilitadores, definindo as funções de cada profissional nos abrigos, suas obrigações e competências, além de capacitá-los para a utilização dos instrumentais necessários ao atendimento das famílias – ficha de cadastro, ficha de evolução da família, entre outros. Ao término da discussão em grupo, haverá a simulação de um caso de abrigamento. Após a atividade, será feita uma avaliação conjunta sobre a capacitação. A programação será a mesma nos dois dias.

Matérias Relacionadas
- Posse do novo colegiado do CMAS será nesta sexta-feira
- Definida data de posse do novo colegiado do CMAS
- Balanço das atividades do Conselho Municipal de Assistência Social
- Secretaria de Assistência Social divulga resultado da eleição do colegiado do CMAS
- Secretaria de Assistência Social promove eleição do colegiado do CMAS
- Eleição do Conselho Municipal de Assistência Social acontece nesta quarta
- Revisão cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família já começou
- Eleição do conselho municipal de assistência social acontece na próxima quarta
- Equipe do Programa Bolsa Família é capacitada sobre nova versão do Sistema Operacional CadUnico
- Assistência Social inicia capacitação da nova versão do sistema operacional do cadunico
- Assistência Social cuida de crianças e adolescentes durante o Carnaval
- Estacionamento da PCR ficará disponível para os foliões
- SAS encaminha pessoas em situação de rua às suas famílias e a tratamento médico
- Inscrições para Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa podem ser feitas até amanhã (17)
- João da Costa visita obras no Ibura, Três Carneiros e Jordão
- Crianças e adolescentes assistidos pelo PETI participam de colônia de férias
- Conselho de Assistência Social aprova atividades para 2011
- Colônia de Férias no Pina recebe menores do PETI
- Secretaria de Assistência Social promove reunião com Rede de Voluntários do Recife
- Conselho aprova continuidade de projetos sociais


Enviar    Imprimir