Saúde     Arrastão de combate à dengue segue para o bairro de Jardim São Paulo Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

ARRASTÃO DE COMBATE À DENGUE SEGUE PARA O BAIRRO DE JARDIM SÃO PAULO
11:02 Segunda-feira, 18 de Abril de 2011

Bairro registra a maior quantidade de notificações

Por Tádzio Estevam

Os moradores de Jardim São Paulo, Zona Sudoeste do Recife, serão os próximos beneficiados com as ações que compreendem o arrastão da dengue, promovidas pela Secretaria de Saúde do Recife e que contam com a participação de um verdadeiro batalhão de profissionais empenhados no combate ao mosquito transmissor da doença. A concentração será na próxima terça-feira (19), a partir das 9h, na praça principal do bairro. O assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, participará do evento.

A mobilização prévia e divulgação serão feitas por meio de um carro de som que circulará pelas ruas do bairro durante toda a segunda-feira (18) chamando a população para participar da ação. A atividade reforça o trabalho da Prefeitura do Recife com relação ao enfrentamento da dengue, que nessa época do ano, por causa das chuvas, tende a se intensificar.

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria, até o momento foram notificados na Cidade 652 casos. Desse total, 101 confirmaram a doença. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 810 ocorrências suspeitas, a redução corresponde a 19,5%. O bairro de Jardim São Paulo é o que registra a maior quantidade de notificações: 65. No que se refere aos confirmados, a Cohab, na Zona Sul da capital pernambucana, detém o maior número até o momento: 14. Vale lembrar que 80% dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da enfermidade, estão no interior dos domicílios.

Na ação, os profissionais da Secretaria de Saúde realizarão uma sensibilização na comunidade, com a participação dos Agentes de Saúde Ambientais e Controle de Endemias (Asaces) do Distrito Sanitário V – local onde está situado o bairro -, dos asinhas e também dos 95 agentes que foram contratados pela secretaria para reforçar o batalhão que estará nas ruas do Recife identificando e eliminando os focos do mosquito da dengue.

Após a abertura do evento, os profissionais – um total de 150 – sairão pelas ruas do bairro realizando o arrastão da dengue, no qual reservatórios, pneus, latas, jarros e outros possíveis focos do mosquito possam oferecer riscos à população.

Serviço - Quem tiver dúvidas, quiser mais informações sobre a moléstia ou apenas denunciar possíveis focos de dengue pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800.281.1520. O serviço funciona 24h. Para falar diretamente com uma tele-atendente, o horário é das 7h às 19h, de segunda a sexta, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.

- Samu Recife sensibiliza médicos e enfermeiros sobre resgate com helicóptero
- Fiscalização de produtos típicos da Semana Santa é reforçada no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ação sobre tuberculose na comunidade do Coque
- Samu Recife oferece capacitação para aumentar número de atendimentos com resgate aéreo