Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PROFISSIONAIS DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DISCUTEM ACOLHIMENTO E VULNERABILIDADE
00:00 Quarta-feira, 4 de Maio de 2011

Atividade faz parte do processo de educação permanente dos servidores que atuam no segmento

Profissionais que atuam na rede de proteção social da Prefeitura do Recife participam, na manhã desta quarta-feira (4), do Seminário Acolher e Cuidar: desafios do cotidiano. Promovido pela Secretaria de Assistência Social, o evento está sendo realizado na sede da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), na Boa Vista, e faz parte do processo de educação permanente dos servidores que atuam no segmento.

Durante o encontro, estão sendo abordados temas como O Acolhimento nos Ciclos da Vida – infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. “A realidade da política da assistência social será baseada de acordo com a história contada pelos educadores, por isso, é preciso refletir o papel e a vocação desses profissionais que estão em contato direto com as famílias e com a vulnerabilidade”, disse a secretária de Assistência Social e presidente do Iasc, Niedja Queiroz.

Também estão sendo discutidos os eixos na formação da educação permanente dos profissionais do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). “Afinal, vocação, compromisso e responsabilidade são fundamentais para o resultado positivo do enfrentamento da vulnerabilidade”, concluiu a secretária.

As questões foram explanadas pelas assistentes sociais do Iasc, Janaína Machado e Tatiana Pereira, e pelo chefe do Núcleo de Saúde da Pessoa Idosa de Jaboatão dos Guararapes, Eduardo Bezerra, que ressaltou a importância do debate conjunto entre os dois municípios. “Eles compartilham do mesmo sistema de transporte público, do mesmo sistema de saúde, então, é fundamental que a vulnerabilidade também seja conversada dessa forma. Até mesmo pelo fato de que muitos idosos do Recife vivem nas instituições de longa permanência de Jaboatão e vive-versa”, explicou Bezerra, que também é pesquisador do laboratório de estudo em violência em Saúde da Fiocruz.

Aprovada no último concurso da Assistência Social do Recife, a educadora social Francy Laura, enfatiza a importância de momentos como esse. “As discussões vão complementar o trabalho, especialmente quando tratarmos com o usuário”, opinou.

Operação Inverno - O Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc) é um dos parceiros com papel fundamental durante a Operação Inverno 2011, que contempla uma série de ações da gestão municipal, com vistas à preparação do Recife para o período de inverno. O órgão acolhe as vítimas das chuvas nos abrigos temporários instalados exclusivamente com esse objetivo.

Duas casas de acolhimento, nas áreas Norte e Sul da Cidade, são utilizadas, quando necessário, para abrigar os desalojados. Em casos de deslizamento de barreiras ou quando técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir) identificarem a necessidade de retirada de famílias, elas também são encaminhadas para um desses locais. Se necessário, o Iasc também atua na sensibilização da sociedade para a arrecadação de donativos e distribuição de materiais de primeira necessidade aos desabrigados.

Matérias Relacionadas
- Conselho Municipal de Assistência Social renova mesa diretora
- Plenária do Conselho Municipal de Assistência Social elege novo presidente
- PCR capacita profissionais da Assistência Social para trabalhar durante a Operação Inverno 2011
- Posse do novo colegiado do CMAS será nesta sexta-feira
- Definida data de posse do novo colegiado do CMAS
- Balanço das atividades do Conselho Municipal de Assistência Social
- Secretaria de Assistência Social divulga resultado da eleição do colegiado do CMAS
- Secretaria de Assistência Social promove eleição do colegiado do CMAS
- Eleição do Conselho Municipal de Assistência Social acontece nesta quarta
- Revisão cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família já começou
- Eleição do conselho municipal de assistência social acontece na próxima quarta
- Equipe do Programa Bolsa Família é capacitada sobre nova versão do Sistema Operacional CadUnico
- Assistência Social inicia capacitação da nova versão do sistema operacional do cadunico
- Assistência Social cuida de crianças e adolescentes durante o Carnaval
- Estacionamento da PCR ficará disponível para os foliões
- SAS encaminha pessoas em situação de rua às suas famílias e a tratamento médico
- Inscrições para Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa podem ser feitas até amanhã (17)
- João da Costa visita obras no Ibura, Três Carneiros e Jordão
- Crianças e adolescentes assistidos pelo PETI participam de colônia de férias
- Conselho de Assistência Social aprova atividades para 2011


Enviar    Imprimir