Direitos Humanos e Segurança Cidadã
JUVENTUDE DIGITAL A TODO VAPOR
11:39 Quinta-feira, 5 de Maio de 2011
Projeto vai capacitar cerca de 480 pessoas até dezembro
Por Marina Tigre
Ainda dá tempo para os interessados em participar das aulas gratuitas de informática básica e tecnologia de multimídia do Projeto Juventude Digital realizarem as inscrições no Geraldão ou na Diretoria de Segurança Cidadã da SDHSC, na sede da PCR. O curso iniciou na última segunda-feira (2). A disponibilidade de vagas para as turmas depende do número de desistências e trocas de turno, mas caso não haja mais vagas, poderá ser feita uma pré-inscrição para as novas turmas, que serão iniciadas em setembro.
O curso tem duração de três meses e carga horária de 260 horas. As turmas são dividas por turnos (manhã, tarde e noite) e também por dias da semana (segundas e quartas ou terças e quintas). Seis profissionais foram selecionados para orientar os alunos, sendo uma dupla de educador e monitor para cada turno. Até dezembro, estima-se que cerca de 480 pessoas concluam a formação.
As aulas acontecem no pátio do Geraldão, dentro dos dois novos ônibus da SDHSC para prestação de serviço móvel, climatizados e adaptados com mesas, cadeiras, computadores e data show. Os veículos, que têm capacidade para 24 alunos cada um, foram adquiridos pela SDHSC através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Na tarde desta quarta-feira (04), enquanto os alunos assistiam a uma aula de introdução ao Windows, Sérgio Ricardo, um dos coordenadores do projeto, explicou que a idéia central é mesclar a capacitação em informática com temas sociais ligados aos direitos humanos e que estejam dentro da realidade vivida pelos alunos: “Podemos exibir um filme sobre o preconceito racial, por exemplo, em seguida debater o tema e pedir que os alunos produzam um texto sobre este tema, já aproveitando para praticar a digitação e formatação do texto”.
Para a aluna Flaviane Lima, de 28 anos, o curso está sendo muito importante. Ela nunca tinha usado um computador e já na primeira aula aprendeu a fazer figuras geométricas e a criar textos. “Estou desempregada e tenho muita esperança de que este curso me ajude a encontrar um emprego, pois quase todos exigem que a gente saiba usar o computador”, afirmou confiante.
Os interessados ainda podem tentar fazer inscrição no local ou na Diretoria de Segurança Cidadã da SDHSC, na sede da PCR. A disponibilidade de vagas para as turmas em andamento vai depender do número de desistências e trocas de turno, mas já podem ser feitas também a pré-inscrição para as novas turmas, que serão iniciadas em setembro. O curso é gratuito.
Serviço: Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão) Av. Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira
Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) Diretoria de Segurança Cidadã | F: 3355.8094 1º andar do Ed. Sede da Prefeitura do Recife

 

- - Amparo Araújo participa de Reunião do Fórum Dos Secretários de Direitos Humanos
- - Aulas do Projeto Juventude Digital iniciam amanhã
- - Amparo Araújo cumpre agenda em Brasília
- - Prefeitura realiza Projeto Cine em Direitos Humanos
- - Secretária de Direitos Humanos recebe coordenadora de Combate à Tortura
- - Semana Marcas da Memória de Pernambuco apresenta seminário Justiça de Transição
- - Semana Marcas da Memória de Pernambuco encerra com eventos intermunicipais
- - Livro “Segredo de Estado” é lançado durante a Semana Marcas da Memória de Pernambuco
- - Prefeitura do Recife homenageia ex-presos políticos
- - Seminário dá continuidade à Semana Marcas da Memória de Pernambuco
- - Semana Marcas da Memória de Pernambuco inicia suas atividades
- - SDHSC realiza projeto Cine-Educação e Direitos Humanos do Recife
- - Prefeitura do Recife realiza Semana Marcas da Memória de Pernambuco
- - Segundo dia da capacitação do PAIR promove debate sobre violência e saúde
- - Pair dá início a capacitações
- - Prefeitura do Recife promove capacitações do Pair
- - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é lembrado pela PCR
- - Central de Direitos Humanos realiza atendimentos e orienta foliões
- - Central Multicultural oferece serviços a vítimas de violação em direitos humanos
- - Acessibilidade tem vez no Carnaval recifense
|