Atalhos de navegação:

    Saúde     Oficina discute o papel dos cuidadores e parentes de pacientes do SAD Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

OFICINA DISCUTE O PAPEL DOS CUIDADORES E PARENTES DE PACIENTES DO SAD
20:18 Sexta-feira, 13 de Maio de 2011

Encontro destacará temas como alimentação saudável e qualidade de vida

Por Larissa Correia

A Secretaria de Saúde do Recife e o Hospital Maria Lucinda promovem, neste sábado (14), o 1º Encontro com o Cuidador. O evento é voltado para parentes e cuidadores de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), iniciativa da Administração Municipal que oferece acompanhamento médico na própria residência a portadores de doenças crônicas ou em estágio terminal de câncer. O encontro será das 13h30 às 16h30, no auditório do Colégio Virgem Poderosa (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 116, Jaqueira).

Uma das propostas do evento é discutir o papel do cuidador e dos parentes de pacientes do SAD. O início da oficina contará com um acolhimento seguido por uma dinâmica de grupo, de forma a estimular a interação entre os integrantes. Em outro momento, haverá a discussão de casos e troca de experiências.

Durante a sensibilização, também ocorrerá exibição e discussão de vídeos e palestras sobre alimentação saudável e qualidade de vida e prevenção de riscos à saúde do cuidador. Em parceria com o Senac, os participantes ainda farão exercícios de alongamento e relaxamento. Ao final do encontro, o público receberá lembrancinhas.

Mais – O Serviço de Assistência Domiciliar foi implantado no Recife em março de 2010 e, em parceria com o Imip, contemplou inicialmente os Distritos Sanitários I (Zona Central) e V (Zona Sudoeste). Desde então, foi ampliado para os distritos II (Zona Norte), III (Zona Noroeste) e IV (Zona Oeste), e, em breve, chegará ao VI (Zona Sul). O SAD conta ainda com o suporte do Hospital Maria Lucinda e a Santa Casa de Misericórdia/ Hospital Santo Amaro.
A iniciativa é pioneira em Pernambuco e, atualmente, atende a 180 pacientes, mas a capacidade é de até 360 pessoas concomitantemente. Se estivesse internado, como ocorria antes do lançamento do SAD, esse público ocuparia a mesma quantidade de vagas de um hospital de médio porte. Contudo, a proposta do Serviço é exatamente promover a desospitalização, oferecendo o tratamento na casa do paciente, fortalecendo o vínculo familiar, diminuindo o risco de infecções e reduzindo os custos com internação.

Atualmente, o serviço conta com 12 equipes básicas, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Ainda completam o time três equipes multidisciplinares, que incluem ainda profissionais de assistência social, apoio administrativo, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Cada grupo atende a 30 pessoas por mês. A inclusão de novos usuários obedece a protocolos administrativos e assistenciais definidos, como ser morador do Recife, o paciente possuir incapacidade funcional provisória ou permanente e ter cuidador com capacidade de colocar em prática as orientações dos profissionais.

Matérias Relacionadas
- Samu Recife oferece curso de atendimento pré-hospitalar para professores da Academia da Cidade
- Recife prorroga campanha de vacinação contra a gripe
- Prefeitura do Recife financia pesquisa inédita sobre consumo de álcool e trânsito
- Conselho de Saúde acompanha audiência pública de combate ao crack
- Audiência pública discute o crack na Câmara de Vereadores do Recife
- Saúde alerta a população para último dia para vacinação contra a gripe
- Alunos da Rede Municipal recebem ações do Programa Saúde na Escola
- Programa Saúde na Escola realiza ação saudável na Escola Municipal dos Coelhos
- PCR convoca a população a entrar na Campanha Recife Solidário
- Encontros microrregionais preparam RPAs para a 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Recife discute anemia falciforme com representantes do Nordeste
- Recife recebe oficina sobre orientação genética com foco em anemia falciforme
- Saúde capacita comerciantes informais de alimentos de Jardim São Paulo
- Vítimas das chuvas recebem assistência da Secretaria Municipal de Saúde
- Imunização contra a Influenza segue no Recife
- SAD Recife realiza oficina para profissionais da Rede Municipal de Saúde
- Saúde discute assédio moral e suas consequências
- Assédio moral no trabalho é tema de evento exclusivo na Prefeitura do Recife
- Profissionais de condomínios do Recife passam por sensibilização sobre dengue
- PCR com inscrições abertas para evento sobre assédio moral


Enviar    Imprimir