Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMPANHA ESTADUAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS ENCERRA ATIVIDADES NO MUNICÍPIO
00:00 Quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Ações tiveram a participação do Banco de Olhos do Recife

Por Tádzio Estevam

A participação da Secretaria de Saúde do Recife na Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, encabeçada pela Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE), encerrou na manhã desta quarta-feira (18), no Centro Médico Ermírio de Moraes, onde funciona o Banco de Olhos do Recife (BORE). As atividades contaram com a participação de representantes da Secretaria, da Central, profissionais de saúde e da população usuária da Rede Municipal.

O Banco de Olhos do Recife foi o último dispositivo que integrou ações da campanha, iniciada na última segunda-feira (16). A sensibilização começou no Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), na qual os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem socorristas foram orientados sobre a importância da doação. Na última terça (17), foi a vez dos usuários dos polos de Jardim São Paulo e Boa Viagem do Programa Academia da Cidade.

Com relação ao BORE, o foco foi sensibilizar a população para a doação da córnea. Os profissionais distribuíram panfletos sobre o assunto, conversaram com os pacientes e convidaram as pessoas para o preenchimento do cadastro nacional de doadores. A diretora do centro médico, Fernanda Pantoja, aprovou a iniciativa da campanha. “Nós do Ermírio de Moraes ficamos muito felizes com esta parceria junto à Central de Transplantes. E falar sobre doação de córnea é de fundamental importância para este dispositivo”, comentou. A coordenadora geral da Central de Transplantes, Zilda Cavalcanti, elencou o Banco de Olhos como um dos principais envolvidos na campanha deste ano. “O transplante da córnea lidera a lista em Pernambuco. E é o Banco de Olhos o grande responsável por isso, uma vez que ele é o único no Estado e que atende a mais de 90% das demandas. Contudo, precisamos sensibilizar cada vez mais a sociedade com campanhas de caráter educativo como essa”.

O Centro Ermírio de Moraes é referência em oftalmologia no Município. Dentro dele funciona o Banco de Olhos, criado em 2001 e o único da Região Metropolitana do Recife que atende à maioria das demandas de Pernambuco, com exceção de outra unidade que atende ao Vale do São Francisco. A média mensal de doações de córnea chega a 50. Por mês, são realizados aproximadamente 100 transplantes do tecido. A equipe, formada por profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, trabalha 24 horas por dia em regime de plantão no Hospital da Restauração, referência em traumatologia em Pernambuco. Ao todo, oito técnicas estão capacitadas para abordar parentes de doadores, captar o tecido, fazer o transporte adequado e prepará-lo para o transplante respeitando todas as normas da Associação Panamericana de Banco de Olhos.

Além das técnicas, a equipe ainda é formada por médicos e enfermeiros. Segundo a diretora da instituição, Ana Catarina Delgado, os resultados do banco são animadores. “Temos muito a comemorar. Até dois anos passados, as pessoas na fila de espera aguardavam em média quatro anos para receberem uma córnea. Atualmente, essa espera caiu para de um até seis meses. Contudo, esse prazo ainda precisa ser menor”, disse.

A córnea - Parte anterior transparente e protetora do olho, o tecido está localizado na região polar anterior do globo ocular, e lidera o ranking de doação e transplantes.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
- Mobilização da PCR reúne centenas de pessoas em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial
- 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Saúde comemora Dia da Luta Antimanicomial
- Técnicos de enfermagem do Samu Recife passam por capacitação sobre atendimento em trauma
- Banco de Olhos do Recife integra ações da Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos
- Academia da Cidade de Jardim São Paulo recebe sensibilização para a doação de órgãos
- Prefeitura retoma obras da Academia da Cidade na Estância
- Quatro conferências microrregionais de saúde acontecem neste sábado (21)
- Saúde alerta população sobre doenças decorrentes das chuvas
- Prefeitura participa da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos de Pernambuco
- Recife prorroga campanha de vacinação contra a gripe
- Samu Recife qualifica equipes da Academia da Cidade sobre atendimento pré-hospitalar
- Oficina discute o papel dos cuidadores e parentes de pacientes do SAD
- Samu Recife oferece curso de atendimento pré-hospitalar para professores da Academia da Cidade
- Recife prorroga campanha de vacinação contra a gripe
- Prefeitura do Recife financia pesquisa inédita sobre consumo de álcool e trânsito
- Conselho de Saúde acompanha audiência pública de combate ao crack
- Audiência pública discute o crack na Câmara de Vereadores do Recife
- Saúde alerta a população para último dia para vacinação contra a gripe


Enviar    Imprimir