Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE REFORMARÁ O HOSPITAL PEDIÁTRICO MARIA CRAVO GAMA
19:56 Quinta-feira, 19 de Maio de 2011

Durante as obras, atendimento será oferecido por outras unidades do Município

Por Tádzio Estevam

Em breve, a população do Recife será beneficiada com as novas instalações do Hospital de Pediatria Maria Cravo Gama, localizado no bairro de Afogados, Zona Sudoeste da Cidade. Para dar início às obras, a unidade estará fechada a partir desta sexta-feira (20). O Município está investindo R$ 10 milhões, em recursos próprios. O valor será empregado tanto em intervenções na estrutura predial como na aquisição de equipamentos. Atualmente, a unidade atende uma média de 200 crianças e adolescentes por dia.

Enquanto durar a empreitada, o atendimento será prestado em outras unidades pediátricas do Município, como os hospitais Helena Moura (Tamarineira) e o conveniado Maria Lucinda (Parnamirim). A assistência também estará disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira e dos Torrões e nos hospitais Otávio de Freitas (Sancho), Geral de Areias (Areias - HGA) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip - Coelhos).

De forma a oferecer instalações mais modernas e totalmente adequadas às necessidades da população, a atual estrutura será completamente demolida. O novo hospital terá quatro pavimentos. O número de leitos passará dos atuais 45 de internamento e cinco de observação para 60, sendo 52 para internação e oito para repouso. Isso representa um incremento de 25% no total.

O ‘futuro’ Cravo Gama oferecerá ainda espaços de lazer para as mães e filhos, brinquedoteca, sala de Raios-X, incluindo coleta de análises clínicas 24 horas, entre outros equipamentos que compõem uma unidade pediátrica de alto padrão. O prazo previsto para a construção do novo hospital é de 12 meses. Enquanto os trabalhos estiverem em andamento, os quase 350 profissionais que atuam no centro médico reforçarão as escalas de outros serviços da rede municipal e do HGA.

Para minimizar os transtornos decorrentes de uma obra desse porte, a Secretaria de Saúde do Recife definiu que, nesse primeiro momento, uma equipe de profissionais permanecerá no local para informar e orientar os usuários sobre a transferência do serviço e encaminhar os casos para as unidades mais próximas. Eles terão retaguarda do Samu Recife e de ambulâncias do próprio hospital para remover as ocorrências mais urgentes.

Mais – O Hospital de Pediatria Maria Cravo Gama funciona há aproximadamente 50 anos, tendo sido municipalizado em 1995. O estabelecimento já passou por algumas reformas, mas a ampliação da demanda exigiu uma intervenção mais ambiciosa.

A excelência no atendimento à população assegurou à unidade a conquista da categoria Nordeste do II Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira. A honraria foi concedida pelo Ministério da Saúde no fim de novembro de 2007.

Na ocasião, o estabelecimento foi o único representante do Estado a concorrer à premiação. Na disputa, estiveram presentes hospitais pediátricos do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Entre os critérios que fizeram diferença para a unidade pernambucana estavam o incentivo ao aleitamento materno e o atendimento humanizado prestado às crianças e às mães como acompanhantes dos filhos.

Matérias Relacionadas
- Saúde prorroga prazo da campanha de vacinação contra a gripe no Recife
- Dia Nacional das Hepatites Virais será lembrado no Recife
- Prefeitura do Recife lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
- Mobilização da PCR reúne centenas de pessoas em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial
- Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos encerra atividades no Município
- 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Saúde comemora Dia da Luta Antimanicomial
- Técnicos de enfermagem do Samu Recife passam por capacitação sobre atendimento em trauma
- Banco de Olhos do Recife integra ações da Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos
- Academia da Cidade de Jardim São Paulo recebe sensibilização para a doação de órgãos
- Prefeitura retoma obras da Academia da Cidade na Estância
- Quatro conferências microrregionais de saúde acontecem neste sábado (21)
- Saúde alerta população sobre doenças decorrentes das chuvas
- Prefeitura participa da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos de Pernambuco
- Recife prorroga campanha de vacinação contra a gripe
- Samu Recife qualifica equipes da Academia da Cidade sobre atendimento pré-hospitalar
- Oficina discute o papel dos cuidadores e parentes de pacientes do SAD
- Samu Recife oferece curso de atendimento pré-hospitalar para professores da Academia da Cidade
- Recife prorroga campanha de vacinação contra a gripe
- Prefeitura do Recife financia pesquisa inédita sobre consumo de álcool e trânsito


Enviar    Imprimir