Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PROJETO VIA MANGUE


O viário da Via Mangue será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem ; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo, além de uma passagem semi enterrada.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, que conta com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Ela contempla ações de saneamento, habitação, urbanização e trará para a Zona Sul da Cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4.750m de extensão.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3 (construído na Imbiribeira), já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 já tiveram suas obras iniciadas no bairro do Pina. Para estes, serão transferidas 640 famílias das localidades Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.

Matérias Relacionadas
- João da Costa assina contrato de financiamento para Via Mangue
- Imóveis de áreas ribeirinhas são vistoriados pela Codecir
- Pesquisador visita núcleos de esporte e lazer do Recife
- Prefeitura participa do Feirão da Caixa com estande
- Secretária da Mulher participa em Brasília de Encontro Nacional de Gestoras
- Afogados recebe Pré-conferências da mulher
- João da Costa prestigia Forró do Hospital Maria Lucinda
- clipping de abril
- Prefeitura prepara o II Fórum de Gênero do Recife
- PCR oferece tour gratuito pelo Pátio de São Pedro
- Prefeito assina contrato de financiamento da Via Mangue
- Prefeitura realiza mutirão de vistorias em áreas ribeirinhas
- Codecir realizou 67 vistorias nesta quinta-feira (19)
- Abrigados das chuvas começam a voltar para casa
- Codecir alerta para a possibilidade de chuvas intensas nas próximas 48 horas
- Codecir realiza colocação de lonas no Alto Nossa Senhora de Fátima
- Prefeito instala Fórum das Microempresas e firma convênio com o Sebrae
- Obras do Capitão Temudo avançam mais uma etapa
- João da Costa empossa secretária de Educação
- Codecir realizou 15 vistorias na manhã desta quinta-feira


Enviar    Imprimir