Saúde     Prefeitura do Recife implanta equipes do Programa Cuidando em Casa para atender a Zona Sul Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE IMPLANTA EQUIPES DO PROGRAMA CUIDANDO EM CASA PARA ATENDER A ZONA SUL
00:00 Terça-feira, 24 de Maio de 2011

Fotos: Ivanildo Francisco
Evento aconteceu na Policlínica do Pina
Iniciativa faz parte do SAD Recife

Por Tádzio Estevam

Nesta terça-feira (24), a Prefeitura do Recife apresentou as equipes que irão trabalhar no Programa Cuidando em Casa para atender aos pacientes que moram nos bairros da Zona Sul. O evento aconteceu na Policlínica do Pina. Na ocasião, estavam presentes os profissionais que compõem o serviço como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além das coordenações da Secretaria de Saúde do Recife e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A iniciativa, que faz parte do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD Recife), completa o ciclo de implantações ampliando a garantia de serviços especializados aos moradores da Zona Sul da capital pernambucana, iniciado nos outros distritos sanitários em março de 2010. O objetivo é cuidar de pacientes crônicos no conforto do lar, oferecendo toda assistência médica necessária e diminuindo as internações em leitos hospitalares.

Com a atuação no distrito VI, mais três equipes básicas e uma matricial oferecerão atendimento especializado. Essas equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. As matriciais ou multidisciplinares contam com profissionais de assistência social, apoio administrativo, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Cada equipe básica atenderá, em média, a 30 pacientes por mês. “Com a chegada do programa na Zona Sul, o atendimento será oferecido a uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, o que corresponde a 17% da população (1,6 milhão de pessoas)”, informou a coordenadora do serviço pela Secretaria de Saúde, Renata Corrêa.

Para implementação do programa nos distritos sanitários, a Prefeitura do Recife convidou hospitais conveniados à rede municipal que já atuam em alguns distritos para atenderem aos pacientes. Para atuar no distrito VI, foram contratados profissionais do Imip - primeiro a confirmar a participação na iniciativa há um ano e que atenderá, além dos bairros da Zona Sul, os da Zona Central. “O hospital oferece ao SAD uma base sólida, com os melhores profissionais e serviços”, explicou a coordenadora por parte da instituição parceira, Bessie Fellows. Além do Imip, o Hospital Maria Lucinda (localizado no bairro do Parnamirim) atende aos moradores das Zonas Norte e Noroeste; e a Santa Casa de Misericórdia Hospital Santo Amaro aos bairros das Zonas Sudeste e Oeste.

O programa foi implantado no Recife em março de 2010 e é pioneiro em Pernambuco. A modalidade já atende a 180 pacientes, porém com capacidade de atender até 360 pessoas portadoras de doenças crônicas e também a pacientes em estágio terminal de câncer que poderiam estar em leitos hospitalares, o que corresponderia a um hospital de médio porte. Contudo, a proposta é exatamente promover a desospitalização, proporcionando o tratamento na casa do paciente, além de garantir o ambiente familiar e diminuir o risco de infecções.

A inclusão obedece a protocolos administrativos e assistenciais definidos, como o paciente possuir incapacidade funcional provisória ou permanente e ter cuidador com capacidade de colocar em prática as orientações dos profissionais.

Pacientes com prioridade para inclusão no programa:

Idosos portadores de doenças crônicas degenerativas agudas;
Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos;
Portadores de incapacidade funcional provisória permanente;
Ter cuidador com condições de prestar os cuidados orientados pela equipe do Programa Cuidando em Casa;
Ser morador do Recife;
Ter condições de moradia adequada ao plano terapêutica.

Pacientes que não podem participar do programa:

Que necessitem de cuidados intensivos (ventilação mecânica/oxigenioterapia) e monitoramento contínuo;
Sem cuidador identificado;
Com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência;
Que façam uso de medicação complexa com efeitos colaterais potencialmente graves ou de difícil administração

- Saúde capacita porteiros sobre prevenção da dengue
- Programa de Redução de Danos da Secretaria de Saúde capacita professores municipais
- Serviço de Assistência Domiciliar chega à Zona Sul do Recife