Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Artesãos recebem carteiras de identificação do Prodarte Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

ARTESÃOS RECEBEM CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODARTE
17:38 Quarta-feira, 25 de Maio de 2011

O documento identifica o ramo de atuação dos artesãos ligados ao programa

A manhã desta terça-feira (24) foi especial para um grupo de artesãos ligados ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte). É que eles participaram da cerimônia de entrega das carteiras de identificação do programa. O documento é a comprovação de que o artesão é cadastrado no programa que visa apoiar e promover o artesanato local como atividade econômica lucrativa.

Para a comerciante de pastéis doces e salgados, Luciene Jesus de Oliveira, receber o documento é um conquista: “O documento é importante pra tudo. Posso dizer que faço parte da Prefeitura do Recife. Ele significa que trabalho e sou legalizada”.

O dono da Barraca Só Tapioca, Antonio Tibúrcio da Costa, também estava muito satisfeito com a ação. Para ele, a carteira de identificação é a vitória de uma luta que durou cerca de 15 anos. “É a chegada de novos rumos, de suporte técnico, de acesso a estrutura técnica. Ainda falta muito trabalho, mas já começamos. Daqui pra frente vamos fazer mais capacitações, cursos de línguas, melhorias nas barracas. Temos que estar preparados para receber os turistas que vêm pra Copa do Mundo de 2014”, falou o empreendedor.

A cerimônia aconteceu na sala de reunião do gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), localizado no 5º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. Participaram a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, Anita Dubeux; o diretor do Núcleo de Promoção às Atividades Empresariais, Maksandro Souza; a gerente de Fomento ao Artesanato, Fátima Nery; o diretor de Economia Solidária, João Monteiro; e a gerente de Fomento às Atividades Empresarias, Chris Campelo.

A secretária executiva da SCTDE, Anita Dubeux, aproveitou a oportunidade para falar da importância e dos benefícios para os pequenos empreendedores que aderem ao Empreendedor Individual (EI). O EI é a pessoa que trabalha por conta própria, seja como prestador de pequenos serviços ou comerciante popular, e que se legaliza como pequeno empresário. “São os pequenos empreendedores que movem a economia do país e hoje os governos federal, estadual e a Prefeitura do Recife reconhecem isso e tem tomado medidas para inseri-los na formalidade de maneira a alcançarem os benefícios do Estado”, comentou Anita Dubeux.

A Prefeitura do Recife dispõem de uma equipe que está empenhada em executar as ações da gestão, descobrindo novos espaços de comercialização, valorizando a cultura local e buscando novos talentos. Estou satisfeita com a colaboração de todos. Os artesãos não resistiram em sair dos locais onde atuavam para serem colocados em uma área mais digna. Agradeço ao secretário, José Bertotti, e a toda a equipe que está empenhada em transformá-los em pequenos empreendedores”, disse a gerente de Fomento ao Artesanato, Fátima Nery.

Durante a solenidade a gerente do Fomento às Atividades Empresarias, Chris Campelo, fez apresentação sobre o Banco do Povo que em parceria com instituições financeiras como o Banco do Brasil, a Agência do Crédito, o Cred Cidadania e o Banco do Nordeste, disponibiliza crédito para pequenos empreendedores. Os financiamentos são voltados para a melhoria dos negócios. Com o dinheiro podem ser adquiridos equipamentos, utensílios ou podem ser feitas reformas nos estabelecimentos e ainda servirem para capital de giro. Os empréstimos são concedidos mediante aprovação de cadastro.

Para comemorar, os artesãos levaram uma mostra dos artigos que produzem e comercializam na Feira do Prodarte na Rua, que funciona todo domingo, das 14h às 22h, no Bairro do Recife. Dentre os artigos estavam tapioca, pastel de diversos sabores, bolo de chocolate e mesclado com pudim, espetinhos de frango e de carne, vatapá e o acarajé.

Matérias Relacionadas
- Recife tem curso gratuito de empreendedorismo
- Prodarte entrega carteiras de identificação a artesãos
- PCR lança edital para selecionar empresa executora do PlanTeQ
- Prefeitura capacita empreendedores que atuam no bairro do Recife
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião do CME
- PCR comemora mês do trabalhador em evento no Pátio do Carmo
- Atendimento do Banco do Povo Volante foi suspenso
- Santo Amaro recebe ação do Banco do Povo Volante
- Banco do Povo realiza atendimento no Alto José Bonifácio
- Atendimento volante do Banco do Povo chega ao Alto José Bonifácio
- Capacitação prepara atendentes do Sistema Público para utilizar o MTE/ Mais Emprego
- Agentes de Desenvolvimento da PCR participam de mais uma capacitação
- PCR realiza segundo encontro para instalação do Fórum das Microempresas no Município
- Prefeitura promove segundo encontro preparatório para o Fórum Permanente das Microempresas
- Prefeitura realiza entrega dos certificados do PlanTeQ
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife recebe artista plástica Taciana Gomes
- Associações trocam experiências em encontro
- Prefeitura sedia capacitação em elaboração de projetos de Ciência e Tecnologia
- Agentes de Desenvolvimento participam de capacitação
- Artesãos do Prodarte encerram atividades na Fenahall


Enviar    Imprimir