Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

CODECIR ORIENTA MORADORES DO CÓRREGO DO SARGENTO SOBRE SIMULADO DE DESASTRES
00:00 Quinta-feira, 26 de Maio de 2011

Quarenta famílias da comunidade estarão envolvidas na simulação de uma situação de risco

Agentes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) estiveram, na manhã desta quarta-feira (26), no Córrego do Sargento (Linha do Tiro), informando e orientando os moradores sobre a realização do Simulado para Preparação de Desastres, que acontece neste sábado (28). A atividade contou com a participação de 30 profissionais, entre técnicos do Programa Parceria nos Morros, Prometrópole e representantes da Cruz Vermelha. Quarenta famílias da comunidade estarão envolvidas na simulação de uma situação de risco, que envolve ainda a retirada das pessoas do local e o deslocamento para um abrigo.

Durante a ação da manhã desta quarta (26), os agentes detalharam a operação e explicaram de que forma cada pessoa poderá colaborar para o sucesso da simulação. “Queremos deixar todas as pessoas preparadas para ficarem atentos a cada passo do simulado e evitar que a desinformação provoque tumulto”, explicou a coordenadora da Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

O Simulado para Preparação de Desastres é uma iniciativa do Minsitério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe). A operação contará também com a participação da CTTU, Guarda Municipal, Samu, Orçamento Participativo, Protemetrópole, Iasc, Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha.

Para o coordenador do Departamento de Resposta a Desastres da Cruz Vermelha, Alisson Calixto, o simulado será uma boa oportunidade para estreitar laços entre o órgão e a Codecir. “Nós somos um órgão de apoio e estaremos à inteira disposição para colaborar com a Codecir no que for necessário. O simulado é uma ação muito salutar e pode ser o passo inicial para o estabelecimento de novas parcerias”, declarou.

Os moradores que participarão do Simulado veem com bons olhos a ação e acreditam que será uma oportunidade de experimentar, na prática, uma possível situação de risco, sabendo como agir. É o que acredita o autônomo Dionísio Rodrigues, que mora na rua Bismarck de Freitas. “Já que não temos como prever o que pode nos acontecer, devemos, pelo menos, estar preparados para qualquer situação. É muito viável essa iniciativa para que saibamos como proceder em determinado momento e até como poder ajudar quem precisar, se for o caso”, considerou. A ação informativa sobre o Simulado continua na manhã desta sexta-feira (27), quando as equipes da Codecir irão distribuir para as 40 famílias que participarão da ação, um kit com camisa, capa de chuva e um folder com orientações sobre o Simulado. O material deverá ser usado no dia da operação.

Matérias Relacionadas
- Prefeito sanciona lei em prol da hotelaria
- Artesãs comunitárias poderão ainda se inscrever na Fenearte até sexta (27)
- As Mulheres Barbadas
- II Fórum de Gênero do Recife muda a data e o local
- Avenidas Cais do Apolo e Norte são recuperadas
- Audiência pública discute o assédio moral às mulheres
- Emprel implanta software de Gerenciamento de Rede
- Pré-conferência reúne servidoras municipais
- Prefeitura dá continuidade à colocação de placas de concreto no Capitão Temudo
- Prefeitura e Fundação Roberto Marinho apresentam projeto museográfico e atividades do Paço do Frevo
- Prefeitura do Recife recupera avenidas Norte e Cais do Apolo
- Defesa Civil orienta comunidade sobre realização do Simulado
- Simulado vai mobilizar mais de 100 profissionais no próximo sábado (28)
- Defesa Civil reúne participantes do Simulado para Prevenção de Desastres
- Defesa Civil do Recife realizou 20 vistorias nesta quarta-feira (25)
- Prefeito discute formas de parcerias com reitor da UPE
- Emlurb realiza Operação Tapa-buracos no Cabanga
- Prefeito prestigia abertura de feiras voltadas ao turismo
- Recapeamento melhora circulação de veículos nas avenidas no Cordeiro e Boa Viagem
- Prefeito João da Costa sanciona lei em prol de hotelaria


Enviar    Imprimir