Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES NESTE SÁBADO (28)
16:07 Sexta-feira, 27 de Maio de 2011

Cerca de 120 profissionais estarão envolvidos na ação que irá mobilizar 40 famílias do Córrego do Sargento

Uma grande ação será realizada, neste sábado (28), no Córrego do Sargento (Linha do Tiro), para demonstrar o trabalho realizado pela Defesa Civil do Recife, que já se tornou referência nacional. Simulando uma situação de risco, a partir das 8h, será evacuada uma área dessa comunidade, com a retirada de 40 famílias. A iniciativa é do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), sendo operacionalizada pela Prefeitura do Recife e Codecipe. Além da Codecir, o Simulado de Preparação para Desastres contará com a participação da CTTU, Guarda Municipal, Samu, Iasc, Orçamento Participativo e Programa Prometrópole.

A nossa Cidade foi uma das escolhidas para realizar o simulado em razão das experiências exitosas desenvolvidas pelo Município e que hoje recebem o reconhecimento nacional. Isso nos incentiva a continuar trabalhando mais em busca de salvar vidas”, afirma a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira. Para a realização do simulado estão sendo mobilizadas cerca de 120 pessoas, entre profissionais da PCR e parceiros externos, como o Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha. Representantes do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina também vão acompanhar a ação.

O Simulado será dividido em quatro etapas. A primeira será um alerta, emitido nesta sexta-feira (27), pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) aos órgãos estaduais e defesas civis municipais sobre a ocorrência de fortes chuvas. Na manhã do sábado (28), a Codecir enviará o alerta para as famílias do Córrego do Sargento, via mensagem de celular. A partir daí, já na terceira etapa, as equipes se mobilizarão para fazer a retirada das famílias por meio de rotas de fuga definidas anteriormente. A última fase será o acolhimento das pessoas no abrigo municipal localizado na rua Madri, na Imbiribeira.

Para a operação, dois setores de risco foram definidos a partir da avaliação da Codecir. No Alto José Bonifácio (compreendendo as ruas Alterosa, Bismarck de Freitas e Espinosa) e no Córrego do Sargento (por meio da rua Frei Jorge). Essas vias serão utilizadas para a saída das famílias. Agentes da Codecir estarão localizados em pontos estratégicos, orientando as pessoas, para efetuar a evacuação de forma tranquila. Três ônibus serão disponibilizados para o transporte das famílias até o abrigo, onde uma equipe com 10 profissionais do Iasc irá recebê-las. No local, será realizada uma palestra para informar as situações de risco e orientar sobre uma boa convivência no ambiente coletivo. Por fim, será servido um almoço.

Durante a ação, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá disponibilizar um efetivo com mais de dez agentes de trânsito, dispostos em viaturas e motos. A partir das 8h, a entrada do Córrego do Sargento será interditada em dois pontos para a subida de veículos. A CTTU também auxiliará no deslocamento dos moradores dentro dos ônibus utilizados para a simulação, escoltando-os até o abrigo.

A Guarda Municipal também estará envolvida no Simulado para garantir a segurança da estrutura e dos participantes no local, durante o percurso e no abrigo. Um efetivo com 20 guardas estará no Córrego do Sargento, a partir das 7h30. Já a Secretaria de Saúde do Recife vai dar suporte à ação com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuarão em eventual necessidade de assistência clínica. Uma ambulância, duas motolâncias e cinco profissionais acompanharão toda a operação.

Experiência – Além do Recife, o Simulado de Preparação para Desastres acontece, simultaneamente, nas cidades de Maceió (AL) e Salvador (BA). A capital pernambucana foi uma das três cidades escolhidas pelo Ministério da Integração Nacional para realizar o Simulado devido ao reconhecimento de sua atuação no enfrentamento aos riscos, principalmente no que diz respeito à prevenção. Conhecido por implementar uma das mais bem sucedidas políticas de defesa civil do País, o Recife conseguiu, ao longo dos últimos anos, reduzir mais de sete mil pontos de risco em toda a Cidade, fruto de investimentos e de um trabalho que integra diversas ações voltadas para quem reside nas áreas de morro e alagados.

Um dos exemplos dessa experiência foi a ação de retirada preventiva de 510 famílias de áreas de morro, no último dia 04 de maio. Diante da possibilidade de chuvas intensas na Cidade, indicadas pelas previsões meteorológicas, a Prefeitura se antecipou para preservar vidas, e retirou essas pessoas em tempo recorde (cerca de três horas), evitando a ocorrência de vítimas da ação das chuvas.

No dia seguinte, mais de 1.114 pessoas que moram em áreas ribeirinhas também foram removidas de suas casas, em virtude do aumento do nível da águas do Rio Capibaribe. Elas foram encaminhadas para casas de parentes ou unidades de abrigamento montadas pelo Município.

Na sensibilização e retirada das famílias, foram mobilizados técnicos das secretarias de Controle e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Saúde, e também a Coordenadoria do Orçamento Participativo, Círculos Populares, Guarda Municipal e Brigada Ambiental, sob a orientação da Codecir.

Matérias Relacionadas
- Parceria da Prefeitura com Fundação Altino Ventura beneficia funcionários da Dircon
- Codecir realizou sete vistorias na manhã desta sexta-feira
- Secretária da Mulher participa de evento na Unicap
- Moradores do Habitacional Mangueira da Torre recebem capacitação sobre gestão condominial
- Obras do Capitão Temudo avançam mais uma etapa
- Prefeito João da Costa recebe craques do Showbol
- João da Costa apresenta o Plano de Requalificação Física da Rede de Educação e Saúde do Recife
- Secretaria de Assistência Social recebe da Csurb donativos para a Campanha Recife Solidário
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (28)
- Prefeitura e Fundação Roberto Marinho apresentam projeto museográfico e atividades do Paço do Frevo
- Secretaria da Mulher reúne servidoras municipais em Pré-conferência
- Codecir registra 26 ocorrências nesta quinta-feira (26)
- Codecir orienta moradores do Córrego do Sargento sobre Simulado de Desastres
- Prefeito sanciona lei em prol da hotelaria
- Artesãs comunitárias poderão ainda se inscrever na Fenearte até sexta (27)
- As Mulheres Barbadas
- II Fórum de Gênero do Recife muda a data e o local
- Avenidas Cais do Apolo e Norte são recuperadas
- Audiência pública discute o assédio moral às mulheres


Enviar    Imprimir