Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     Simulado de Preparação para desastres mobiliza famílias do Córrego do Sargento Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES MOBILIZA FAMÍLIAS DO CÓRREGO DO SARGENTO
21:16 Sexta-feira, 27 de Maio de 2011

Quarenta famílias do Córrego do Sargento (Linha do Tiro) irão participar, neste sábado (28), a partir das 8h, do Simulado de Preparação para Desastres, numa ação que pretende capacitar os moradores do local, fortalecendo a participação popular em procedimentos de emergência. A atividade é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, sendo operacionalizada pela Prefeitura do Recife e pela Codecipe. Acompanharão o Simulado o secretário Municipal de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz; a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira; o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Além de representantes da Cruz Vermelha e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
O simulado contará com a participação de cerca de 120 profissionais da Codecir, CTTU, Guarda Municipal, Samu, Iasc, Orçamento Participativo e Programa Prometrópole e a colaboração de parceiros externos, como o Corpo de Bombeiros.
 
O Simulado será dividido em quatro etapas. A primeira foi um alerta, já emitido na tarde desta sexta-feira (27), pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) aos órgãos estaduais e defesas civis municipais sobre a ocorrência de fortes chuvas. Na manhã do sábado (28), a Codecir enviará o alerta para as famílias do Córrego do Sargento via mensagem de celular. A partir daí, já na terceira etapa, as equipes se mobilizarão para fazer a retirada das famílias por meio de rotas de fuga definidas anteriormente. A última fase será o acolhimento das pessoas no abrigo municipal localizado na rua Madri, na Imbiribeira.
 
Para a operação, dois setores de risco foram definidos a partir da avaliação da Codecir. No Alto José Bonifácio (compreendendo as ruas Alterosa, Bismarck de Freitas e Espinosa) e no Córrego do Sargento (por meio da Rua Frei Jorge). Essas vias serão utilizadas para a saída das famílias. Agentes da Codecir estarão localizados em pontos estratégicos, orientando as pessoas, para efetuar a evacuação de forma tranquila. Três ônibus serão disponibilizados para o transporte das famílias até o abrigo, onde uma equipe com 10 profissionais do Iasc irá recebê-las. No local, será realizada uma palestra para informar as situações de risco e orientar sobre uma boa convivência no ambiente coletivo. Por fim, será servido um almoço.
 
Durante a ação, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá disponibilizar um efetivo com mais de dez agentes de trânsito, dispostos em viaturas e motos. A partir das 8h da manhã, a entrada do Córrego do Sargento será interditada em dois pontos para a subida de veículos. A CTTU também auxiliará no deslocamento dos moradores dentro dos ônibus utilizados para a simulação, escoltando-os até o abrigo.
 
A Guarda Municipal ainda estará envolvida no Simulado para garantir a segurança da estrutura e dos participantes no local, durante o percurso e no abrigo. Um efetivo com 20 guardas estará no Córrego do Sargento, a partir das 7h30. Já a Secretaria de Saúde do Recife vai dar suporte à ação com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuarão em eventual necessidade de assistência clínica. Uma ambulância, duas motolâncias e cinco profissionais acompanharão toda a operação.
 
Representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irão acompanhar o simulado com o intuito de produzir material técnico e acadêmico para a elaboração de um modelo nacional de exercícios simulados para alertas antecipados.
 
Experiência – Além do Recife, o Simulado de Preparação para Desastres acontece, simultaneamente, nas cidades de Maceió (AL) e Salvador (BA). A capital pernambucana foi uma das três cidades escolhidas pelo Ministério da Integração Nacional para realizar o Simulado devido ao reconhecimento de sua atuação no enfrentamento aos riscos, principalmente no que diz respeito à prevenção. Conhecido por implementar uma das mais bem sucedidas políticas de defesa civil do País, o Recife conseguiu, ao longo dos últimos anos, reduzir mais de sete mil pontos de risco em toda a Cidade, fruto de investimentos e de um trabalho que integra diversas ações voltadas para quem reside nas áreas de morro e alagados.
 
Um dos exemplos dessa experiência foi a ação de retirada preventiva de 510 famílias de áreas de morro, no último dia 04 de maio. Diante da possibilidade de chuvas intensas na Cidade, indicadas pelas previsões meteorológicas, a Prefeitura se antecipou para preservar vidas, e retirou essas pessoas em tempo recorde (cerca de três horas), evitando a ocorrência de vítimas da ação das chuvas.
 
No dia seguinte, mais de 1.114 pessoas que moram em áreas ribeirinhas também foram removidas de suas casas, em virtude do aumento do nível da águas do Rio Capibaribe. Elas foram encaminhadas para casas de parentes ou unidades de abrigamento montadas pelo Município.
 
Na sensibilização e retirada das famílias, foram mobilizados técnicos das secretarias de Controle e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Saúde, e também a Coordenadoria do Orçamento Participativo, Círculos Populares, Guarda Municipal e Brigada Ambiental, sob a orientação da Codecir.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa participa do Seminário do Programa Todos por Pernambuco
- Operação Tapa-buracos recupera 28 vias neste final de semana
- Prefeitura recapeia mais duas ruas em Boa Viagem
- Prefeitura lança plano arrojado de requalificação física de unidades de saúde e educação
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Defesa Civil realiza 35 vistorias nesta sexta-feira (27)
- João da Costa recepciona novos beneficiários do Programa Bolsa Escola
- Prefeitura do Recife realiza Simulado de Preparação para Desastres neste sábado (28)
- Parceria da Prefeitura com Fundação Altino Ventura beneficia funcionários da Dircon
- Codecir realizou sete vistorias na manhã desta sexta-feira
- Secretária da Mulher participa de evento na Unicap
- Moradores do Habitacional Mangueira da Torre recebem capacitação sobre gestão condominial
- Obras do Capitão Temudo avançam mais uma etapa
- Prefeito João da Costa recebe craques do Showbol
- João da Costa apresenta o Plano de Requalificação Física da Rede de Educação e Saúde do Recife
- Secretaria de Assistência Social recebe da Csurb donativos para a Campanha Recife Solidário
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (28)
- Prefeitura e Fundação Roberto Marinho apresentam projeto museográfico e atividades do Paço do Frevo
- Secretaria da Mulher reúne servidoras municipais em Pré-conferência


Enviar    Imprimir