Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DA SIMULAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
18:10 Sábado, 28 de Maio de 2011

O prefeito conversou com as famílias participantes da ação e visitou as instalações do abrigo

O prefeito do Recife, João da Costa, conversou, neste sábado (28), com as 40 famílias do Córrego do Sargento, no bairro da Linha do Tiro, que participaram da Simulação de Preparação para Desastres realizada pela manhã simultaneamente na capital pernambucana, em Maceió (AL) e Salvador (BA). A ação contou com a participação do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. 

Segundo o gestor municipal, a participação da população na ação foi de grande importância para que as pessoas saibam como agir numa situação de emergência. “A nossa prioridade é salvar vidas. Esse treinamento serve para a nossa equipe e quem mora nos morros do Recife e vocês (população) participarem. Isso é um exercício muito importante. Temos que cada vez mais estar preparados”, afirmou João da Costa.

Para João da Costa, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) é uma referência nacional. O prefeito lembrou da retirada de 510 famílias de áreas de morro, no último dia 4 de maio, em apenas três horas, diante da possibilidade de chuvas intensas na Cidade indicadas pelas previsões meteorológicas.  “Estamos confiante de que esse trabalho continuará salvando vidas na Operação Inverno”, completou.

O encontro do prefeito com os participantes da simulação, ocorreu no abrigo da Codecir, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, onde as famílias foram levadas em dois ônibus e receberam orientações da Defesa Civil e da equipe do Iasc - Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC). João da Costa também aproveitou a oportunidade para visitar as instalações do abrigo, onde foi realizada a última parte da simulação de Preparação para Desastres.

Para o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, a cooperação entre a Codecir, Codecipe, Bombeiros, Iasc, defesa civil de outros municípios na realização desta ação demonstra o cuidado com as pessoas, e afirmou que o objetivo do Governo Federal foi cumprido. “Nós estamos dando um alerta porque o período de inverno mais agudo está chegando, e precisamos nos preparar para conviver com isso sem óbitos“, disse Humberto Viana, fazendo referência aos meses de junho e julho. O Secretário pretende repetir a ação realizada na região Sul do País.

Os moradores retirados de suas casas durante as ações criaram um contrato de convivência nos abrigos, estabelecendo regras para a socialização dentro dos locais. “Isso é um passo importante para manter a organização dos espaços e facilitar o convívio social”, analisou Melissa Azevedo, diretora de média complexidade do Iasc.

Para o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, a cooperação entre a Codecir, Codecipe, Bombeiros, Iasc, defesa civil de outros municípios na realização desta ação demonstra o cuidado com as pessoas, e afirmou que o objetivo do Governo Federal foi cumprido. “Nós estamos dando um alerta porque o período de inverno mais agudo está chegando, e precisamos nos preparar para conviver com isso sem óbitos“, disse Humberto Viana, fazendo referência aos meses de junho e julho. O Secretário pretende repetir a ação realizada na região Sul do País.

Para a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira, acredita que a prevenção é a principal característica. “Há dois anos estamos intensificando o trabalho da Defesa Civil. A gente tem que estar se prevenindo com ações educativas, impermeabilização, fazendo o monitoramento por meio de visitas com engenheiros, geólogos e assistentes socais. Essa simulação veio para acentuar esse processo de salvar vidas. Mais importante do que socorrer é agir preventivamente”, afirmou Keila Ferreira.

Já o secretário Municipal de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, ressaltou que a simulação é o resultado de um trabalho que já vem sendo realizado na cidade do Recife, além de atribuir os desastres globais às mudanças climáticas. “A gente trabalha para minimizar os riscos. Esse ano, a Prefeitura do Recife investiu R$ 53 milhões em áreas de morro e nós temos 1200 servidores do estado e do município que ajudam no período de chuvas”, completou Amir.

A secretária municipal de assistência social, Niedja Queiroz, disse que os abrigos devem ser pensados apenas como temporários. “O abrigo é um lugar de proteção da família a partir do momento que a chuva vai embora, nós vamos procurando alternativas”, afirmou.

No fim da simulação, os participantes receberam um certificado de participação. A dona de casa Rejane da Silva que mora na comunidade do Corrego do Sargento aprovou a iniciativa e disse que agora está mais informada sobre as regras e os riscos de morar nas encontas de barreiras.


SIMULADO - O simulado contou com a presença do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana; a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira; o secretário Municipal de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz; secretária municipal de assistência social, Niedja Queiroz; o representante da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, capitão Leonardo; e o vereador Almir Fernando. Profissionais da Codecir, CTTU, Guarda Municipal, Samu, Iasc, Orçamento Participativo e Programa Prometrópole, Parceria do Morros e a colaboração de parceiros externos, como o Corpo de Bombeiros. Também participaram da ação:  a secretária de Defesa Civil de Camaragibe,  Kátia Marsol; a Polícia Militar de Pernambuco; além de representantes da defesa civil da Paraíba, do Ceará, Rio Grande do Norte, de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Abreu e Lima e Camaragibe.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de abertura do I Seminário de Socialização das Ações da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
- Prefeitura do Recife realiza o recapeamento de duas ruas em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife retira famílias de áreas de risco durante Simulado
- Simulado de Preparação para desastres mobiliza famílias do Córrego do Sargento
- Prefeito João da Costa participa do Seminário do Programa Todos por Pernambuco
- Operação Tapa-buracos recupera 28 vias neste final de semana
- Prefeitura recapeia mais duas ruas em Boa Viagem
- Prefeitura lança plano arrojado de requalificação física de unidades de saúde e educação
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Defesa Civil realiza 35 vistorias nesta sexta-feira (27)
- João da Costa recepciona novos beneficiários do Programa Bolsa Escola
- Prefeitura do Recife realiza Simulado de Preparação para Desastres neste sábado (28)
- Parceria da Prefeitura com Fundação Altino Ventura beneficia funcionários da Dircon
- Codecir realizou sete vistorias na manhã desta sexta-feira
- Secretária da Mulher participa de evento na Unicap
- Moradores do Habitacional Mangueira da Torre recebem capacitação sobre gestão condominial
- Obras do Capitão Temudo avançam mais uma etapa
- Prefeito João da Costa recebe craques do Showbol
- João da Costa apresenta o Plano de Requalificação Física da Rede de Educação e Saúde do Recife
- Secretaria de Assistência Social recebe da Csurb donativos para a Campanha Recife Solidário


Enviar    Imprimir