Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE RETIRA FAMÍLIAS DE ÁREAS DE RISCO DURANTE SIMULADO
13:26 Sábado, 28 de Maio de 2011

A ação foi promovida pelo Ministério da Integração Nacional e operacionalizado pela Codecir e Codecipe, no Córrego do Sargento, na manhã deste sábado(28).
 
Por Kellen Lima

Mensagens enviadas para celulares e um trabalho eficiente podem salvar vidas. Ao menos é o que propõe o Simulado de Preparação para Desastres, em uma ação realizada na manhã deste sábado (28), com 40 famílias do Córrego do Sargento, no bairro da Linha do Tiro, e operacionalizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de PE (Codecipe). Promovida pelo Ministério da Integração Nacional, a simulação teve como objetivo o treinamento das equipes envolvidas no processo, bem como da comunidade, com a finalidade de elaboração de um plano nacional de política de defesa civil.

“A Defesa Civil do Recife já desenvolve um trabalho nacionalmente reconhecido e essa prática, com o Simulado buscamos o caminho da prevenção, melhorando resultados, e nos tornando mais eficientes”, disse o secretário de Controle Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, que acompanhou a ação. Sobre a iniciativa do Governo Federal, quanto à preocupação relacionada ao assunto, Schvartz ressaltou ser este “um excelente ponto de partida para se tratar esse tipo de situação, evitando desastres reais, a partir da conscientização da população e de um trabalho de qualidade”.

Tudo teve início com um alerta emitido na última sexta-feira (27) pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) à Codecir e Codecipe, informando sobre fortes chuvas. Já na manhã deste sábado (28), os moradores das áreas de risco previamente identificadas pela Codecir, receberam em seus telefones móveis mensagens alertando para o risco, enviadas pelo organismo municipal. Com a possibilidade de uma “tragédia”, as pessoas foram retiradas de suas casas, em apenas 20 minutos, e levadas até um ônibus que as conduziu para um abrigo localizado no bairro da Imbiribeira. “É muito bom participar deste projeto, porque somente as autoridades podem fazer alguma coisa por a gente. Sabendo da situação e saindo a tempo de casa, indo para um lugar seguro, fica bom para todo mundo”, disse a dona de casa Rosineide Ribeiro da Silva, moradora do local há 20 anos, que participou do Simulado.

Segundo o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, um dos motivos da escolha da Cidade para a ação foi a maneira como a Codecir atuou quando das chuvas ocorridas nos últimos meses. “Recife representa a essência da defesa civil, e executa um trabalho voltado à prevenção, nas áreas de risco”. Para ele, o Simulado – que acontece simultaneamente nas capitais da Bahia e Alagoas – “alerta o país para o fato de estarmos preparados para o inverno e estamos preparando a população para uma cultura preventiva e consciente em situações geradas em razão dos efeitos do clima, que não são controlados”.

Da prática ao plano“É importante estarmos organizados, juntamente com a comunidade, e participarmos do Simulado, que objetiva o avanço, a melhoria daquilo que desempenhamos”, afirmou a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira.  A partir dos resultados obtidos com a simulação, uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fará um estudo e promoverá debates para a formação de um plano voltado para políticas de defesa civil. “Com esta experiência fazemos um acompanhamento científico e acadêmico, cuja lógica está construída em cima da eficiência e da eficácia. Sair do discurso e partir para a prática é um passo gigante e estamos presenciando isto aqui no Recife”, afirmou um dos representantes da UFSC, Marcos Oliveira.

Participação – A ação contou com  com o auxílio de cerca de 120 profissionais da Codecir, CTTU, Guarda Municipal, Samu, Iasc, Orçamento Participativo e Programa Prometrópole, bem como com a colaboração de parceiros externos, como o Corpo de Bombeiros. Também estavam presentes membros da Defesa Civil do Ceará e do município de Camaragibe.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza o recapeamento de duas ruas em Boa Viagem
- Simulado de Preparação para desastres mobiliza famílias do Córrego do Sargento
- Prefeito João da Costa participa do Seminário do Programa Todos por Pernambuco
- Operação Tapa-buracos recupera 28 vias neste final de semana
- Prefeitura recapeia mais duas ruas em Boa Viagem
- Prefeitura lança plano arrojado de requalificação física de unidades de saúde e educação
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Defesa Civil realiza 35 vistorias nesta sexta-feira (27)
- João da Costa recepciona novos beneficiários do Programa Bolsa Escola
- Prefeitura do Recife realiza Simulado de Preparação para Desastres neste sábado (28)
- Parceria da Prefeitura com Fundação Altino Ventura beneficia funcionários da Dircon
- Codecir realizou sete vistorias na manhã desta sexta-feira
- Secretária da Mulher participa de evento na Unicap
- Moradores do Habitacional Mangueira da Torre recebem capacitação sobre gestão condominial
- Obras do Capitão Temudo avançam mais uma etapa
- Prefeito João da Costa recebe craques do Showbol
- João da Costa apresenta o Plano de Requalificação Física da Rede de Educação e Saúde do Recife
- Secretaria de Assistência Social recebe da Csurb donativos para a Campanha Recife Solidário
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (28)


Enviar    Imprimir