Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PROGRAMA MULTICULTURAL PROMOVE OFICINA DE FOTOGRAFIA PARA FUNCIONÁRIOS DA SECULT / FCCR
16:48 Domingo, 29 de Maio de 2011

A capacitação em serviço durou 15 horas/aulas e envolveu mais de vinte profissionais

De 23 a 27 de maio, vinte profissionais lotados em setores diversos da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife dedicaram suas manhãs à aprendizagem de técnicas fotográficas. O curso foi oferecido ao Programa Multicultural pelo arte/educador Luca Barreto, como contrapartida a um edital de concessão de passagens aéreas do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)/MinC, que permitiu sua participação no Festival Zoom Brasil, na França, em 2010. Participaram funcionários do Multicultural, Ciclos Comunitários e Teatro do Parque.

Na primeira parte da oficina, foi traçado um histórico da fotografia que levou a uma viagem pela evolução dos equipamentos e suportes utilizados para a sensibilização e o registro das imagens. Segundo Luca Barreto, desde as primeiras placas de vidro e metal à massificação do acesso à produção de imagens que vivemos, os interesses no desenvolvimento tecnológico já foram científicos, bélicos, artísticos e econômicos. “Hoje, vivemos a época do mercado da obsolescência. Pensamos que tirar foto digital é de graça, mas cada câmera foi feita para apenas 30 mil cliques. Sendo assim, nas câmeras mais baratas, cada clique custa um centavo”, calcula Barreto.

Com o objetivo de melhorar a utilização de câmeras digitais, levando à desautomatização do seu uso, o educador mostrou à turma conceitos básicos da fotografia analógica – sensibilidade, obturador, diafragma – e apresentou sua utilização em câmeras digitais. A partir desse conhecimento, cada um poderá fazer melhores escolhas de recursos e produzir resultados mais próximos dos desejados. No momento em que todos manusearam as próprias câmeras, muitos ficaram surpresos com a quantidade de recursos desconhecidos.

A leitura dos manuais de instruções das câmeras gerou um capítulo à parte. A turma percebeu que eles são a fonte para a aprendizagem dos recursos programáveis que simulam ajustes manuais das câmeras profissionais. Controles de velocidade, entrada de luz, foco, mesmo nas câmeras mais simples, está tudo no manual. Luca explicou que insiste em trazer os manuais para as aulas a fim de lembrar a importância do ato de ler. “As pessoas aprendem a usar um programa de computador e se limitam a esse uso. Não se informam, não vão além. O exercício da leitura é que torna você estimulado. Meu objetivo é fomentar o entusiasmo”, acrescenta.

Para finalizar o processo, a sala de aula se transformou em um estúdio, onde diversos tipos de fontes e posições de luz puderam ser experimentadas em exercícios individuais. Em seguida, com a ajuda de um telão, noções de Photoshop foram ensinadas em aplicações nas fotos realizadas por cada um dos alunos. Como limpar cenários, bronzear pessoas, enquadrar melhor, aproximar cores e brilhos mostrados na foto da realidade retratada, entre outras aplicações.

Para Marcelo Olímpio, coordenador do Programa Multicultural e participante da oficina, a atividade foi um sucesso. “Capacitar em serviço para o que tem utilidade para o trabalho cotidianamente é uma modalidade de capacitação importante. Esta oficina trabalhou uma linguagem da expressão cultural e artística com a qual o Programa lida, o que fez pensar sobre arte e cultura e contribuiu para a integração do grupo. Além disso, também contribuiu para a melhoria da qualidade da documentação e registro das nossas ações. Formidável”, avalia.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa anuncia programação do Ciclo Junino 2011
- Festival Som de Casa chega ao Pátio de São Pedro neste sábado
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo Revolta das Chupetas
- Exposições, moda e música movimentam no Murillo La Greca
- Músicos
- Filme brasileiro “Amor?” entra em cartaz no cinema Apolo
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo Revolta das Chupetas
- Projeto Cultura e Memória recebe quadrilheiros da cidade de Camaragibe
- Festival Som de Casa chega ao Pátio de São Pedro neste sábado
- Seleção de espetáculos para Festival de Dança vai até 10 de junho
- Sábado Danado de Bom aporta no mercado da Boa Vista
- O som da rabeca marca o encerramento do projeto Arraial Sonoro nesta sexta
- Banda Sinfônica apresenta O Barbeiro de Sevilha e outros clássicos
- Pochyua e Cambaçu é o destaque da Terça Negra
- Espetáculo “Os três porquinhos” é a atração do teatro infantil no Sítio Trindade neste domingo (22)
- Cinema Apolo apresenta o drama “Incêndios”
- Noite do forró no Arraial Sonoro deixa público em clima de São João
- Prefeitura apoia participação de nordestinos na Competição Internacional de Dança de Rua Original
- Arraial Sonoro traz o forró para o Pátio de São Pedro
- Semana dos Museus encerra com atração internacional


Enviar    Imprimir