Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO TODOS POR PERNAMBUCO
00:00 Segunda-feira, 30 de Maio de 2011

Esse foi o 12° e último encontro desta edição do programa, abrangendo os municípios da RMR
 
Por Mauro Rossiter
 
O prefeito João da Costa participou, na tarde desta segunda-feira (30), de uma reunião do programa Todos por Pernambuco, realizado pelo Governo do Estado. Discutindo “gestão democrática e regionalizada com foco em resultados”, o 12° e último encontro desta edição do programa aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, abrangendo todos os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). As propostas consolidadas durante os seminários realizados pela manhã integrarão o Plano Plurianual (PPA) do Governo e irão nortear o planejamento do Estado para os próximos quatro anos.
 
Os representantes dos 14 municípios que compõem a RMR participaram dos seminários promovidos no local, no período da manhã, e que foram divididos em seis temáticas: segurança, saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Já à tarde, as propostas foram apresentadas ao governador Eduardo Campos e aos demais integrantes da mesa, composta, entre outras autoridades, pelo prefeito João da Costa, pelo vice-prefeito, Milton Coelho, e pela primeira-dama do Estado, Renata Campos.
 
Após as apresentações, João da Costa falou para a plateia presente no Teatro Guararapes sobre a importância do programa para integrar as políticas públicas, contemplando a todos os municípios vizinhos. “Os representantes do Governo, das prefeituras e da sociedade civil deram uma importante contribuição durante o dia de hoje para a consolidação de políticas públicas para esta região. A RMR tem 14 municípios muito diferentes uns dos outros. Temos Recife com um milhão e meio de habitantes, e temos Itamaracá, Araçoiaba, que são menores, mas onde muitos vivem, porém trabalham em Recife, ou moram na nossa Cidade e trabalham em Abreu e Lima. Então, por isso, temos muitos problemas em comum”, afirmou.
 
O prefeito também elogiou a iniciativa do Governo do Estado de dar voz à população e ouvir as demandas do povo, fazendo uma comparação com o Orçamento Participativo. “Essa prática de ouvir a população leva a gente a conhecer o que é mais importante para o povo. Nós sabemos disso porque coordenamos um programa popular que é o Orçamento Participativo”, disse o gestor, bastante aplaudido ao final, citando o programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife onde a população pode votar e escolher obras e serviços prioritários para suas comunidades. “Muitas das demandas ouvidas aqui e voltadas para o Recife vão fazer parte das ações da Prefeitura. Vamos trabalhar em cima dessas orientações, sugestões e críticas”, encerrou.
 
O governador do Estado, Eduardo Campos, disse que essa última reunião finaliza um processo do programa que teve início em março deste ano e já passou pelas outras 11 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco. “A expectativa é concluir esse processo de planejamento e aproximar o Pernambuco real do Pernambuco ideal. Nós fizemos um planejamento com a participação do povo para eleger as prioridades de cada região. Fico feliz em ver o desemprego sair dos 15% para a casa dos 7%. Estamos também abrindo escolas técnicas e aumentando o número de escolas integrais para melhorar a qualificação da nossa mão-de-obra”, explicou.
 
Programa Todos por Pernambuco – Esta segunda edição do programa teve a participação de 13.489 pessoas e 3.554 entidades. Mais de 1.300 pessoas e 400 entidades da Região Metropolitana do Recife fizeram parte dos seminários desta segunda-feira (30). A Região de Desenvolvimento (RD) que teve o maior número de participantes foi a Mata Norte, com 1.706 pessoas.
 
Lançado no início de maio de 2007 pelo governador Eduardo Campos, o projeto “Todos por Pernambuco” se propôs a estabelecer um canal de comunicação permanente com a sociedade, e para isso criou condições que viabilizaram este objetivo. O plano, fundamentado em uma concepção democrática e regionalizada, assumiu a proposta de trazer as necessidades e anseios das diversas regiões do Estado para o centro do processo de planejamento das políticas públicas.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de reunião com a presidente Dilma sobre a Copa de 2014
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis no Alto José Bonifácio
- Defesa Civil do Recife realizou 11 vistorias nesta segunda-feira (30)
- Licenciamento de barracas de fogos termina na próxima quarta-feira
- Mulheres discutem as prioridades das RPAs 3 e 4
- Cursos de Controle Urbanístico e de Atendimento ao Público
- II Fórum de Gênero do Recife muda a data e o local
- João da Costa participa da Simulação de Preparação para Desastres
- João da Costa participa de abertura do I Seminário de Socialização das Ações da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
- Prefeitura do Recife realiza o recapeamento de duas ruas em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife retira famílias de áreas de risco durante Simulado
- Simulado de Preparação para desastres mobiliza famílias do Córrego do Sargento
- Prefeito João da Costa participa do Seminário do Programa Todos por Pernambuco
- Operação Tapa-buracos recupera 28 vias neste final de semana
- Prefeitura recapeia mais duas ruas em Boa Viagem
- Prefeitura lança plano arrojado de requalificação física de unidades de saúde e educação
- Prefeitura do Recife faz recapeamento na rua Joaquim Nabuco
- Defesa Civil realiza 35 vistorias nesta sexta-feira (27)
- João da Costa recepciona novos beneficiários do Programa Bolsa Escola
- Prefeitura do Recife realiza Simulado de Preparação para Desastres neste sábado (28)


Enviar    Imprimir