Atalhos de navegação:

    Saúde     Secretário de Saúde participa de discussão sobre comunicação e doenças negligenciadas na Fiocruz Pernambuco Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE DISCUSSÃO SOBRE COMUNICAÇÃO E DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NA FIOCRUZ PERNAMBUCO
17:44 Terça-feira, 31 de Maio de 2011

Evento debateu como tornar mais eficiente o enfrentamento das doenças negligenciadas através de uma interação de rede

Por Tádzio Estevam

Discutir comunicação e doenças negligenciadas. Este é o foco do seminário que acontece até o final desta terça-feira (31), no auditório do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz PE). O evento foi prestigiado pelo secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que participou da mesa de abertura, também composta pelo diretor do centro de pesquisas, Eduardo Freese, e pelo secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira.

Segundo Gustavo Couto, o enfrentamento das doenças negligenciadas torna-se muito mais eficiente com a participação de entidades no sentido de proporcionar uma interação maior de rede. “O Aggeu Magalhães é um super parceiro nessa luta. Não podemos mais conviver com essa realidade, mas também não é tão simples enfrentar esse processo. Mas o Recife, graças a uma rede bastante integrada, conseguiu, por exemplo, diminuir a filariose em até 98%”, disse. Atualmente, o Município vem desenvolvendo atividades de combate às doenças negligenciadas como filariose, hanseníase, esquistossomose e verminoses em crianças de seis a 14 anos, estudantes da rede municipal de ensino.

Na pauta do evento o destaque é discutir questões relacionadas à comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas. O secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, ressaltou a importância da comunicação para o fortalecimento do programa, lançado pela secretaria este ano com base na experiência recifense. “Em primeiro lugar, parabenizo os profissionais deste centro de pesquisa pelo comprometimento com a causa, pois aqui essas doenças nunca foram negligenciadas. Parabenizo as experiências dos municípios, em especial o Recife, cujos índices vêm demonstrando que estamos no caminho certo. Por último aos profissionais da comunicação, uma vez que a informação é a nossa grande aliada para a erradicação dessas doenças consideradas simples de tratar se tivermos uma população mais informada”, concluiu.

O evento é destinado aos gestores, profissionais de saúde e comunicadores que atuam na área da saúde, uma vez que o evento ocorre no momento em que o estado de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde, lança o Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar). Outro objetivo é discutir a cobertura da mídia relacionada a essas doenças, já que os meios de comunicação de massa cumprem hoje um lugar fundamental na formação do olhar que a população tem sobre o mundo e as relações sociais.

Na programação, ainda estão agendadas várias atividades como exibição de vídeo e mesas redondas com comunicadores da imprensa local e pesquisadores da instituição. O seminário conta, também, com representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Fiocruz PE.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura capacita profissionais que atuarão na segunda etapa do Olhar Recife
- Vacinação contra a gripe no Recife supera meta do Ministério da Saúde
- Gustavo Couto prestigia seminário sobre comunicação e doenças negligenciadas na Fiocruz
- Secretaria de Saúde realiza inúmeras ações em comemoração ao Dia Mundial Sem Fumar
- Profissionais da PCR são capacitados sobre o Olhar Recife
- Secretário de Saúde do Recife participa de discussão sobre Saúde Coletiva em Porto Alegre (RS)
- Microconferências de Saúde acontecem neste sábado (28)
- Secretarias se unem por prevenção ao uso de drogas nas escolas municipais
- Prefeitura do Recife inicia reforma do curral do Centro de Vigilância Ambiental
- Secretaria de Saúde promove o encerramento do Recicriando
- Microconferências de Saúde acontecem neste sábado (28)
- Prefeitura do Recife implanta equipes do Programa Cuidando em Casa para atender a Zona Sul
- Saúde capacita porteiros sobre prevenção da dengue
- Programa de Redução de Danos da Secretaria de Saúde capacita professores municipais
- Serviço de Assistência Domiciliar chega à Zona Sul do Recife
- Saúde alerta população sobre doenças decorrentes das chuvas
- Saúde avalia programa de estágios de nível médio
- Secretaria de Saúde orienta vítimas das chuvas no retorno às residências
- Quatro conferências microrregionais de saúde acontecem neste sábado (21)
- Secretaria de Saúde do Recife reformará o Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama


Enviar    Imprimir