Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO DISCUTE PARQUE DOS MANGUEZAIS E VIA MANGUE EM BRASÍLIA
00:00 Quarta-feira, 1 de Junho de 2011

As obras foram debatidas com o ministro das cidades, Mário Negromonte e a ministrade Meio Ambiente, Izabella Teixeira
 
Dentro da agenda de compromissos em Brasília, o prefeito João da Costa também reuniu-se, nesta quarta-feira (1°), com os ministros Mário Negromonte (Cidades), e Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Os encontros resultaram em discussões sobre a Via Mangue e a implementação do Parque dos Manguezais.

O primeiro dos encontros aconteceu pela manhã com Negromonte. Na ocasião, o prefeito apresentou a maquete eletrônica da Via Mangue e convidou-o para participar do ato de início das obras no próximo dia 09.  Ainda segundo o prefeito, o ministro estará na capital pernambucana para o evento.

 Já no final da tarde, a reunião aconteceu com a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Durante a audiência, a Via Mangue e o Parque dos Manguezais estiveram no centro das discussões. “Levantamos a preocupação de firmamos uma parceria com o ministério para a viabilização e a constituição do Parque dos Manguezais. É um parque com mais de 300 hectares de mangue em área urbana. Hoje, já é uma área de preservação permanente, mas é de domínio da união e a gente quer que fique sob a gestão da Prefeitura do Recife. A recepção foi excelente”, afirmou João da Costa.

Em julho, a ministra deverá fazer uma visita à capital pernambucana para conhecer as propostas e o terreno onde o equipamento será instalado. Atualmente, a Prefeitura do Recife está negociando o terreno onde será implantado o Parque dos Manguezais com a Marinha, que administra grande parte do território. O município considera o espaço de interesse público, sendo indispensável ao Projeto de Mobilidade Urbana da Via Mangue. Aproximadamente 2,5 Km da Via Mangue passarão pela frente do espaço destinado ao Parque dos Manguezais, localizado entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira.

 O terreno será um espaço de preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica e também possibilitará a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. Outra possibilidade é a realização de iniciativas de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

 Sobre a política ambiental desenvolvida para o município, o prefeito destacou a criação da Secretaria de meio ambiente e a reestruturação dos parques, recuperação de ciclofaixas e ciclovias. “Nós temos uma preocupação de ir implementando na cidade do Recife uma política de sustentabilidade ambiental que foi o meu compromisso de campanha que está se transformando numa ação de governo. O Recife de uma só vez está estruturando seis parques dentro da Cidade, garantindo a preservação desses espaços e tornando eles espaços de lazer. Estamos vendo agora o sucesso do Parque Dona Lindu e a possibilidade de sucesso dos novos parques, Tamarineira, Santana, Caiara, Apipucos e Manguezais”, disse João da Costa.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de lançamento do Plano Brasil sem Miséria
- Prefeito garante R$ 11 milhões para o Parque do Jiquiá
- Prefeitura do Recife inicia obras para conter alagamentos no Espinheiro
- Prefeitura inicia nova etapa do Programa Reluz
- Defesa Civil do Recife realizou 38 vistorias nesta quarta-feira (1º)
- Prefeito garante a liberação de R$ 11 milhões para o Parque do Jiquiá
- Defesa Civil vistoria imóveis em áreas ribeirinhas
- João da Costa cumpre extensa agenda com ministros em Brasília
- Prefeitura realiza demolição de imóveis em áreas de risco
- Barracas de fogos passam por vistoria da Dircon
- Confira o ranking das empresas mais reclamadas no mês de maio
- Mulheres discutem a conferência e o Forró do Orçamento Participativo
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis em Lagoa Encantada
- João da Costa encontra-se com ministro das Cidades
- Prefeito João da Costa participa das discussões sobre a Copa em Brasília
- João da Costa reúne-se com ministro da Ciência e Tecnologia
- Dircon vistoria instalação de barracas fogos na avenida Beira Rio
- Bairro de Água Fria recebe colocação de lonas da Codecir
- Codecir realizou sete vistorias na manhã desta terça-feira
- João da Costa participa de seminário do Todos por Pernambuco


Enviar    Imprimir