Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO REÚNE EQUIPE PARA O PROGRAMA BRASIL SEM MISÉRIA
00:00 Segunda-feira, 6 de Junho de 2011

Objetivo das ações é combater a pobreza no Recife

O prefeito do Recife, João da Costa, reuniu na tarde desta segunda-feira (6), secretários municipais para discutir ações que vão ser desenvolvidas, no Recife, para Programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal, com o objetivo de combater a pobreza. A capital pernambucana já sai na frente ao estruturar uma equipe para trabalhar as iniciativas.

Isso é um compromisso da presidente Dilma e do meu Governo. Eu pedi a equipe que já fizesse um levantamento a partir do cadastro do Bolsa Família, em que nós podemos encontrar cerca de 200 mil pessoas que no Recife possam estar na condição instituída pelo programa. Vamos também levantar todo o programa de qualificação profissional, as oportunidades das obras que nós desenvolvemos e a oferta de serviços”, afirmou o prefeito.

Ainda de acordo com João da Costa, o objetivo é levantar quais são as comunidades e os bairros onde pode ter o maior número de pessoas que hoje recebem uma renda de menos de R$ 70 por mês. “Para que a gente possa estruturar um programa piloto nessa comunidade, no bairro, através de ações do Programa Brasil sem Miséria. Recife Parte na frente estruturando uma equipe que será coordenada pela secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, José Bertotti”, completa João da Costa.

PLANO - O Brasil Sem Miséria é o maior plano integrado de combate à pobreza extrema. Lançado pela presidenta Dilma Rousseff, ele articula o governo federal, estados e municípios. O foco agora é ajudar 16 milhões de brasileiros, cuja a renda familiar, dividida entre seus membros, não ultrapassa os R$ 70 mensais por pessoa.  A maioria dessas pessoas, 59%, vive no Nordeste, 21% no Sul e Sudeste e 20% no Norte e Centro-Oeste.

O plano está estruturado em três eixos: renda, inclusão produtiva e serviços públicos. Para a cidade, o objetivo é qualificar a mão de obra e identificar oportunidade e emprego, já no campo, o trabalho será para aumentar a produção dos agricultores.

A política social utilizada no Brasil nos últimos anos fez com que 28 milhões de pessoas saíssem da pobreza e 36 milhões entrassem na classe média. Participaram da reunião com o prefeito, o secretário de saúde, Gustavo Couto, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, a secretaria de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca, Assistência Social, Niedja Queiroz, e o Coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

Matérias Relacionadas
- Prefeito assina portaria para táxis transitarem em corredor de ônibus
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração Pública
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis no Alto José Bonifácio
- Prefeito anuncia ciclo do Orçamento Participativo 2011
- PCR apoia Prêmio Tejucupapo
- Recife se prepara para a V Conferência Municipal da Mulher
- Prefeitura alerta para queimaduras no período junino
- IPTU do Recife vence na próxima sexta-feira
- Seleção do Rio de Janeiro é campeã do Torneio Interestadual de Showbol no Geraldão
- João da Costa abre Semana do Meio Ambiente
- João da Costa realiza vistorias em obras da Prefeitura
- Prefeito João da Costa lança Ciclo do Orçamento Participativo 2011
- Secretárias participam de certificação de escola
- Defesa Civil do Recife registra nove ocorrências nesta sexta-feira (03)
- Prefeitura do Recife fará recapeamento da avenida San Martin
- Secretárias prestigiam certificação de escola promovida pelo Banco Mundial
- Codecir realizou quatro vistorias na manhã desta sexta-feira
- Prefeitura do Recife divulga programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente
- João da Costa participa da abertura do Torneio Interestadual de Seleções de Showbol
- Prefeitura do Recife inicia novas obras de manutenção na avenida Cais do Apolo


Enviar    Imprimir