Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

4° ESPETÁCULO DE DANÇA COMEMORA 10 ANOS DOS CÍRCULOS POPULARES
17:43 Terça-feira, 7 de Junho de 2011

Evento busca contar um pouco da história do programa criado em 2001, através de 35 apresentações artísticas

Nesta quarta (08) e quinta-feira (09), a partir das 19h, a Prefeitura do Recife realiza o 4° Espetáculo de Dança dos Círculos Populares. Neste ano, o evento faz uma homenagem ao aniversário de 10 anos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) com o tema “A gente construindo o lazer”. Cerca de 600 participantes das oficinas de dança e teatro do programa da PCR irão se apresentar no palco do Teatro Boa Vista.

O espetáculo busca traduzir as conquistas do programa da PCR na Cidade, assim como as muitas histórias vividas e celebradas durante esses dez anos em que o CPEL vem promovendo o acesso gratuito ao esporte e ao lazer no Recife. Serão contadas as histórias de idosos, que saíram do isolamento de suas casas e se apropriaram de seus direitos e deveres, exercendo a sua cidadania. Também dos adultos, que fugiram da lógica de valorizar apenas o trabalho e usufruíram o seu tempo de lazer e se engajaram na luta por esse direito. Dos jovens, que se organizaram e transformaram a rebeldia e a revolta em energia para criar novas formas de militância política. E as crianças, que tiveram também o seu direito garantido e participaram, ao seu modo, da construção da Cidade do Recife.

Serão 29 coreografias de dança e seis esquetes, musicais e de teatro, que irão contar um pouco do que aconteceu nestes 10 anos de Círculos Populares. Aproximadamente 60 pessoas estarão envolvidas na produção do espetáculo, que contou também com a participação de todos os que irão se apresentar, desde a escolha do tema até a confecção dos figurinos e cenários, preservando o princípio de auto-organização do programa criado há uma década. Entre os quase 600 participantes, estão crianças, jovens, adultos e idosos.

Desde o início do ano, os grupos vêm se preparando para o espetáculo. Foram realizados diversos ensaios, entre eles, quatro grandes ensaios abertos, sendo dois na Quadra Euller Bentes (IPSEP), um no Morro da Conceição e um no CSU Afrânio Godoy, no Alto de Santa Terezinha. As apresentações contemplam diversos estilos de dança, passando por ballet clássico, contemporâneo, afro, break, dança popular e dança de salão.

Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) - O programa foi criado em outubro de 2001 como um projeto-piloto que seria implantado em três bairros do Recife, Macaxeira, Santo Amaro e Ibura e atenderia 500 pessoas, no intuito de garantir o direito das pessoas às atividades esportivas, culturais e de lazer no seu tempo livre.

Hoje, a filosofia do trabalho é praticamente a mesma, seguindo os princípios da intergeracionalidade, elevação da cultura popular, trabalho socialmente útil e auto-organização, que regem o CPEL. Os números são bem maiores do que no início. Além disso, o programa deu origem a muitos outros projetos e ações que beneficiam os cidadãos recifenses de todas as idades, como o Futebol Participativo, Esporte do Mangue, Jogos Municipais da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, entre outros.

Com os números já é possível perceber o quanto o CPEL cresceu nestes dez anos de existência. Em vez dos três bairros, que o programa atendia no início, agora o programa tem mais de 30 núcleos que atendem moradores de mais de 100 comunidades. As 500 pessoas do projeto-piloto se tornaram mais de 60 mil, que tem acesso a esporte, lazer e cultura através da política de esporte e lazer da Prefeitura do Recife.

Matérias Relacionadas
- Showbol entrega mais de duas toneladas de alimentos para o IASC
- Encerramento da Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Ricardo Rocha e Chiquinho ministram oficina de Showbol para a criançada
- São Paulo e Rio de Janeiro farão a final do Showbol no Geraldão
- Regulamento do Futebol Participativo 2011 já está definido
- Geraldão recebe Torneio Interestadual de Seleções de Showbol
- Escalação e tabela do torneio
- Centro Paulo Freire recebe Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Crianças e jovens também aproveitam a arena de Showbol no Geraldão
- Copa dos Servidores já tem os primeiros classificados
- Definidos os detalhes da 1ª Copa dos Servidores de Showbol
- Prefeitura do Recife estende prazo para inscrições do Futebol Participativo
- Geraldão em festa no encerramento do Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- PCR realiza baile de encerramento do Encontro de Adutos e Idosos dos Círculos Populares
- Turmas dos Círculos Populares fazem últimos preparativos para o espetáculo de dança
- Prefeito João da Costa recebeu Ricardo Rocha e outros craques do Showbol
- Festival de handebol e basquete reúne alunos de 14 escolas municipais no Geraldão
- Geraldão recebe jogos do Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- Jogos do Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares agitam o Geraldão
- Secretário de Juventude participa de reunião sobre Praças de Esporte e Cultura em Brasília


Enviar    Imprimir