Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO ASSINA PORTARIA QUE LIBERA TÁXIS COM PASSAGEIROS A TRANSITAR NOS CORREDORES DE ÔNIBUS DO RECIFE
00:00 Terça-feira, 7 de Junho de 2011

Medida terá caráter experimental por três meses e poderá ser prorrogada após avaliação da CTTU

O prefeito do Recife, João da Costa, assinou nesta terça-feira (07), a portaria que permite, em caráter experimental, a circulação de táxis do município com passageiros nos corredores exclusivos para ônibus na Cidade. A medida entra em vigor nesta quinta (09), após a publicação do texto no Diário Oficial do Município. Realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito, 9º andar do edifício-sede, o ato contou com a presença de secretários municipais, da presidenta da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, do vereador Aerto Luna e de representantes da categoria e do sindicato.

Pela portaria, fica liberado o tráfego de táxis do Recife, desde que transportando passageiros, nos corredores exclusivos para a circulação de ônibus dentro da cidade. O texto da norma técnica reforça que a permissão será temporária pelo prazo de 90 dias, e a qualquer momento poderá ser revogada antes do final do período definido. “É mais um passo de compromisso da gestão com a categoria que cumpre um papel fundamental em qualquer cidade do mundo. Temos que qualificar os serviços de transporte público, que são os ônibus e os táxis”, afirmou o prefeito João da Costa. Ainda segundo o prefeito, outras iniciativas estão sendo estudadas na Prefeitura para melhorar o serviço e assim melhorar a vida dos taxistas e dos passageiros.

Entre os corredores em que os táxis ocupados poderão transitar estão as avenidas Conde da Boa Vista, Caxangá, Sul, Cruz Cabugá, Beberibe (um trecho) e o contra-fluxo da Rua Benfica. Para Maria de Pompéia, a assinatura da portaria é um momento importante para toda a Cidade e representa uma vitória para os profissionais da classe. “Será uma experiência. Nesse período vamos verificar como repercutiu a circulação dos veículos, no local, comparando as velocidades de antes e depois da liberação”, informou a gestora. Caso o resultado seja positivo, a medida será renovada.

Com essa medida não só a fluidez no trânsito irá aumentar como também o número de passageiros. As pessoas vão medir o tempo e com isso preferir andar de táxis, refletindo numa diminuição do número de carros”, defendeu o vereador Aerto Luna. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, reforçou o discurso, reconhecendo que a ação vai facilitar o deslocamento dos usuários “que assim irão chegar ao seu destino com mais rapidez. Hoje é um motivo de muita alegria para os taxistas”.

Um ponto importante do documento destaca que os táxis não poderão realizar embarque e desembarque de passageiros ao longo dos corredores específicos para o transporte coletivo. Para o taxista Franklin Christian, a iniciativa melhorará o seu trabalho e a relação com o passageiro. “Vai facilitar principalmente a vida do cliente, que ficará mais satisfeito com o serviço de mais qualidade e agilidade”, disse.

A portaria, que foi debatida entre a equipe técnica da CTTU e o vereador Aerto Luna, substitui o projeto de lei de autoria do parlamentar com o mesmo teor. Para garantir o bom funcionamento da medida, a CTTU vai intensificar a fiscalização de trânsito para coibir que táxis sem passageiros e de outros municípios, além de carros particulares trafeguem nos corredores de ônibus.

Frota – Atualmente, a frota de táxis do Recife é composta por 6.125 veículos. O sistema de táxi do município do Recife apresenta tarifas diferenciadas para os serviços oferecidos à população. Os valores cobrados são diferenciados entre os serviços comum, especial de hotéis, especial do Aeroporto Internacional dos Guararapes e do Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

Matérias Relacionadas
- PCR promove exposição sobre descarte irregular de lixo
- Prefeito reúne equipe para o Programa Brasil sem Miséria
- Prefeito assina portaria para táxis transitarem em corredor de ônibus
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração Pública
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis no Alto José Bonifácio
- Prefeito anuncia ciclo do Orçamento Participativo 2011
- PCR apoia Prêmio Tejucupapo
- Recife se prepara para a V Conferência Municipal da Mulher
- Prefeitura alerta para queimaduras no período junino
- IPTU do Recife vence na próxima sexta-feira
- Seleção do Rio de Janeiro é campeã do Torneio Interestadual de Showbol no Geraldão
- João da Costa abre Semana do Meio Ambiente
- João da Costa realiza vistorias em obras da Prefeitura
- Prefeito João da Costa lança Ciclo do Orçamento Participativo 2011
- Secretárias participam de certificação de escola
- Defesa Civil do Recife registra nove ocorrências nesta sexta-feira (03)
- Prefeitura do Recife fará recapeamento da avenida San Martin
- Secretárias prestigiam certificação de escola promovida pelo Banco Mundial
- Codecir realizou quatro vistorias na manhã desta sexta-feira
- Prefeitura do Recife divulga programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente


Enviar    Imprimir