Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA FIRMA COMPROMISSO PIONEIRO JUNTO À ONU MULHER
14:07 Quarta-feira, 8 de Junho de 2011

Com o documento “Mulheres e o Orçamento Público”, Recife se torna a primeira cidade do país a firmar acordo de cooperação com vistas à promoção das questões de gênero

Por Kellen Lima
 
O prefeito do Recife, João da Costa, dá mais um passo que marca o pioneirismo da gestão, ao assinar o documento “Mulheres e o Orçamento Público”, na manhã desta quarta-feira (08), na sala de reuniões do gabinete, 9º andar do edifício-sede da PCR. Assumindo um compromisso político não apenas com as mulheres da Cidade, mas também com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem) e junto à Organização Não Governamental Cidadania Feminina, João da Costa passa a ser o primeiro gestor do Brasil e o segundo da América Latina, a firmar acordo de cooperação com a ONU Mulher. Pelo menos trinta entidades, entre ONGs, conselhos e associações prestigiaram o evento.
 
“Estou muito contente com este acordo, que é um compromisso da nossa gestão em garantir o fortalecimento e a organização política das mulheres. Com ele, mostramos nossa preocupação com as cidadãs do Recife, especialmente com as mais pobres, que enfrentam as dificuldades da sobrevivência diante das situações mais adversas”, afirmou João da Costa. “Essa prioridade tem se tornado uma prática da nossa organização política, com um foco estratégico que está em busca da liberdade dessas mulheres”, completou o prefeito.
 
A partir deste ato, uma verba de R$ 50 mil será repassada ao município e revertida à implantação dos “Núcleos de Formação em Orçamento Público” - em todas as regiões político-administrativas do Recife (RPAs) - que prevêem a formação e qualificação das delegadas do Orçamento Participativo (OP) no tangente às questões relacionadas à gestão das finanças municipais.
 
Elas terão a oportunidade de aprender, entre outras coisas, sobre peças orçamentárias, falar em público, orçamento sensível ao gênero, prazos para intervenções junto à Câmara Municipal, ou seja, sobre tudo que não se acreditava ser do interesse feminino, mas que é”, afirmou a secretária Especial das Mulheres, Rejane Pereira. Os novos equipamentos públicos devem ser implantados em um período de seis meses.
 
O documento foi assinado por João da Costa, Rejane Pereira e pelos secretários Niedja Queiroz (Assistência Social e presidente do IASC), Eveline Labanca (Gestão e Planejamento), Eric Carrazzoni (Comunicação) e Karla Galdino, representante da ONG Cidadania Feminina. Também estiveram presentes os secretários municipais Félix Valente (chefe de gabinete do prefeito) e Amir Schvartz (Desenvolvimento Urbano e Obras), o deputado estadual Francismar Pontes e o vereador Edmar de Oliveira. 
 
Prestígio - “É um reconhecimento do trabalho de todas nós, é com muita felicidade que participamos deste ato”, disse Karla Galdino. Na ocasião, o grupo “Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária”, do bairro da Várzea, presenteou o prefeito com bolsas confeccionadas com material reciclado, a partir de banners da PCR que estavam em desuso. 
 
Pacto – Até o ano de 2013, as questões de gênero devem permear, também, o planejamento orçamentário da Cidade, que definirá os gastos municipais entre mulheres e homens. Trata-se do “Memorando de Entendimento do Compromisso Político com as Mulheres do Município”, acordo firmado em 24 de fevereiro deste ano entre a gestão e a ONU Mulher.
 
Confira aqui as entidades que marcaram presença no Ato de assinatura do convênio para efetivação do projeto “Núcleo de Formação em Orçamento Público de Gênero”.

GALERIA DE FOTOS

Matérias Relacionadas
- Entidades que marcaram presença no Ato de assinatura
- Quintas Técnicas apresenta Experiências com ITIL
- A Prefeitura retira propagandas irregulares na Conde da Boa Vista
- Obras de requalificação estão mudando a cara da comunidade do Pilar
- Inspetor da Guarda Municipal recebe medalha de mérito do Governo do Estado
- Prefeitura do Recife inicia obras de parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife realiza obras de manutenção nas avenidas Sul e Caxangá
- João da Costa vistoria as obras de requalificação da comunidade do Pilar
- Prefeitura retira propagandas irregulares na Conde da Boa Vista
- Prefeito e ONU assinam documento Mulheres e o Orçamento Público
- Prefeito João da Costa abre festejos juninos do Recife
- Programa Quintas Técnicas da Emprel traz nova palestra para funcionários e convidados
- Alunos da Rede Municipal participam de atividades da Semana do Meio Ambiente
- Projeto Ônibus da Cidadania leva o Banco do Povo à comunidade de Casa Amarela
- Prefeito assina portaria que libera táxis com passageiros a transitar nos corredores de ônibus do Recife
- PCR promove exposição sobre descarte irregular de lixo
- Prefeito reúne equipe para o Programa Brasil sem Miséria
- Prefeito assina portaria para táxis transitarem em corredor de ônibus
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração Pública
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis no Alto José Bonifácio


Enviar    Imprimir