Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO ESTÃO MUDANDO A CARA DA COMUNIDADE DO PILAR
00:00 Quarta-feira, 8 de Junho de 2011

As famílias que hoje moram numa favela serão transferidas para as unidades habitacionais já em construção avançada

O prefeito João da Costa visitou, na manhã desta quarta-feira (08), às obras do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A intervenção, iniciada em 2010, já está bastante avançada, trazendo novo aspecto para uma área marcada pela precariedade das habitações. O gestor foi conferir de perto as ações do Município, que estão transformando o espaço, não apenas num local digno de moradia, mas também num centro turístico da Cidade. As famílias que hoje moram numa favela serão transferidas para 588 unidades habitacionais, das quais 192 já estão com os trabalhos bem avançados. O Programa de Requalificação está orçado em R$ 39,4 milhões e tem recursos garantidos através de parcerias com o BNDES, a Caixa Econômica Federal (recursos do FNHIS) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O Prefeito circulou por todo o perímetro da obra, conversou com os engenheiros e foi bastante cumprimentado pelos moradores que estavam no local e que fazem o acompanhamento da obra. João da Costa disse que estava muito satisfeito com o andamento da obra. “A urbanização da comunidade do Pilar é uma etapa importante da revitalização do Recife Antigo e nós estamos com um ritmo muito bom. Até o final do ano devemos entregar o primeiro lote de habitações que irão trazer dignidade para as pessoas que moram na antiga favela do rato, como era conhecida”, afirmou.

João da Costa destacou também o caráter social da obra. “Esta é uma obra que envolve a construção de mercado público, escola, posto de saúde e creche. É uma área vizinha à Prefeitura sobre a qual todo mundo dizia que era a localidade mais degradada do bairro e que todo mundo procurava recuperar o Recife Antigo, mas esquecia os pobres que moram no Pilar. A gente não esqueceu, porque é uma prioridade nossa e a urbanização está nos deixando muito satisfeitos”, disse.

Outro espaço visitado pelo prefeito foi o canteiro onde estão sendo feitas as escavações arqueológicas, comandadas pela Fundação Seridó. “A urbanização do Pilar além de levar em conta as alternativas de renda da comunidade, todas as questões sociais, também é um espaço de produção do conhecimento. É uma intervenção busca a preservação e resgate da memória histórica com o estudo arqueológico de como foi esta área há séculos passados”, falou João da Costa.

A dona de casa Raquel do Nascimento, expressou assim o seu contentamento com a obra: “eu estou feliz da vida. Vou sair de uma moradia precária, passar a morar em um apartamento lindo e em um lugar privilegiado”, afirmou. Raquel é também uma das moradoras que fazem parte da comissão de acompanhamento das obras. “Estamos sempre fazendo reunião para saber de tudo o que está sendo feito e isso é muito importante”, concluiu.

Quem também estava muito feliz com a realização das obras era o ajudante de pedreiro, Manoel Jorge Cavalcante. “É um orgulho muito grande para mim, participar desta obra. É uma felicidade porque eu vou construir a minha própria casa. Estou trabalhando com muito entusiasmo e, além de tudo, aprendendo uma nova profissão”, disse. Manoel Jorge é um dos 29 moradores da comunidade que estão trabalhando na obra.

Neste momento, estão em andamento as obras de construção de 192 unidades habitacionais, das 330 previstas na primeira etapa. A intervenção está sendo realizada na Quadra 40.2. Dois blocos já estão na terceira laje, prontos para receber a estrutura de alvenaria, instalações elétricas e de esgoto. A previsão é que no mês de julho seja iniciado o trabalho de revestimento definitivo dos quatro blocos. A ação deve iniciar pelo bloco C, o mais adiantado. Cada bloco possui quatro pavimentos, térreo e mais três.

Os apartamentos possuem sala com dois ambientes, dois quartos, cozinha e banheiro. São 40m² de área em cada apartamento. A previsão é que as obras desta etapa sejam entregues no mês de novembro. No momento, 130 pessoas estão trabalhando na obra, dos quais 29 são moradores da comunidade. Também foram iniciados os trabalhos de fundação dos equipamentos comunitários. Os operários estão fazendo a cravação das estacas, preparando o terreno para subida dos pilares. O primeiro equipamento comunitário a ser construído será a escola.

Para a execução do serviço desta etapa, 150 famílias foram retiradas da área. Elas estão recebendo auxílio moradia para aluguel de novo espaço, até a conclusão do habitacional. Os serviços de construção do conjunto habitacional contam com a participação de moradores em uma comissão de acompanhamento de obras, eleita pela comunidade e avançam em paralelo ao trabalho de prospecção arqueológica dos terrenos.

Essas ações integram a primeira etapa das obras licitada pela Prefeitura do Recife, que inclui também a realização de serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem das ruas Bernardo Vieira de Melo, Rua A, ruas Projetadas nas Quadras 40 e 60, Primavera, Ocidente e Edgar Verneck, além de sistema de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, iluminação pública e construção de escola, creche, unidade de Saúde da Família e mercado público. A expectativa é de que todo o projeto seja concluído num prazo de três anos.

Além da melhoria urbanística com toda infra-estrutura necessária, também há o compromisso com a adaptação dos moradores para a nova realidade e com o resgate histórico cultural do Pilar. Para isso, estão previstas no programa ações de Desenvolvimento Comunitário com a realização de projetos de geração de emprego e renda, de educação ambiental, gestão condominial e educação patrimonial, que serão desenvolvidos pela PCR. No aspecto histórico cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceira com a Prefeitura do Recife realizou a restauração da fachada e parte externa da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. A ação incluiu ainda a limpeza e consolidação dos ornatos internos do prédio e construção de um novo telhado.

João da Costa estava acompanhado pelos secretários Amir Schvartz, de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; e Ceça Brito, Relações Especiais com a Imprensa; da presidente da URB, Débora Mendes; de engenheiros da obra, representantes do OP e moradores da comunidade. O vereador Jairo Brito também acompanhou a visita.

GALERIA DE FOTOS

Matérias Relacionadas
- João da Costa firma compromisso pioneiro junto à ONU Mulher
- Entidades que marcaram presença no Ato de assinatura
- Quintas Técnicas apresenta Experiências com ITIL
- A Prefeitura retira propagandas irregulares na Conde da Boa Vista
- Inspetor da Guarda Municipal recebe medalha de mérito do Governo do Estado
- Prefeitura do Recife inicia obras de parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife realiza obras de manutenção nas avenidas Sul e Caxangá
- João da Costa vistoria as obras de requalificação da comunidade do Pilar
- Prefeitura retira propagandas irregulares na Conde da Boa Vista
- Prefeito e ONU assinam documento Mulheres e o Orçamento Público
- Prefeito João da Costa abre festejos juninos do Recife
- Programa Quintas Técnicas da Emprel traz nova palestra para funcionários e convidados
- Alunos da Rede Municipal participam de atividades da Semana do Meio Ambiente
- Projeto Ônibus da Cidadania leva o Banco do Povo à comunidade de Casa Amarela
- Prefeito assina portaria que libera táxis com passageiros a transitar nos corredores de ônibus do Recife
- PCR promove exposição sobre descarte irregular de lixo
- Prefeito reúne equipe para o Programa Brasil sem Miséria
- Prefeito assina portaria para táxis transitarem em corredor de ônibus
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração Pública
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis no Alto José Bonifácio


Enviar    Imprimir