Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

MAIS DE 2.500 PESSOAS ASSISTIRAM E PARTICIPARAM DO 4° ESPETÁCULO DE DANÇA DOS CÍRCULOS POPULARES
12:07 Sexta-feira, 10 de Junho de 2011

Teatro Boa Vista ficou cheio nos dois dias do evento que reuniu dançarinos de todas as regiões do Recife

Por Pedro Oliveira

Depois de 29 apresentações, que envolveram cerca de 600 artistas em duas noites de apresentações, chegou ao fim nesta quinta-feira (09) o 4° Espetáculo de Dança dos Círculos Populares, uma realização da Prefeitura do Recife, que neste ano homenageou os 10 anos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer com o tema “A gente construindo o lazer”. Cerca de 2.500 pessoas passaram pelo Teatro Boa Vista para assistir e participar do evento que reuniu recifenses de todos os lugares da cidade.

Desde o início do ano, os grupos se prepararam para o espetáculo. Foram realizados diversos ensaios, entre eles, quatro grandes ensaios abertos, sendo dois na Quadra Euller Bentes (Ipsep), um no Morro da Conceição e um no CSU Afrânio Godoy, no Alto de Santa Terezinha. As apresentações contemplaram diversos estilos de dança, passando por ballet clássico, contemporâneo, afro, break, dança popular e dança de salão. “A gente viu todos estes estilos de dança juntos e aprendeu muito. Podemos misturar um pouco de cada um no nosso e pode dar certo”, disse o b.boy Berg, 15 anos, participante de um dos grupos de break dance dos Círculos Populares.

A menina Sofia, de apenas dois anos, foi uma das atrações da noite de quinta-feira (09), quando dançou ballet clássico. Segundo a mãe, Andréa Santana, a pequena bailarina é bem atendida pela PCR desde que nasceu, na maternidade Bandeira Filho, em Afogados. “Cada dia que passa podemos ver que a Prefeitura se preocupa com a gente. Este espetáculo foi sensacional. Me emocionei muito. Nem todo mundo tem condições de participar de um evento desse nível, mas a Prefeitura do Recife nos deu essa chance de estar num teatro como esse e com toda essa estrutura”, elogiou.

Com casa cheia nos dois dias, o espetáculo deste ano buscou traduzir as conquistas dos Círculos Populares na cidade, contando as muitas histórias vividas e celebradas durante esses dez anos, em que o CPEL vem promovendo o acesso gratuito ao esporte e ao lazer no Recife. Cerca de 60 profissionais estiveram envolvidos na produção do evento, parte que também contou com a participação dos 600 dançarinos, que além de se apresentar estiveram presentes em todos os momentos, desde a escolha do tema até a confecção dos figurinos e cenários, preservando o princípio de auto-organização do programa criado há uma década. “Foi um evento que emocionou a todos. Foi muito gratificante ver os participantes expressarem os valores dos Círculos. Encontramos uma total sinergia entre essa produção de cultura popular com os princípios e valores que a gestão da Prefeitura do Recife defende. Estamos fazendo história e esta foi mais uma página marcada, que ficará na memória da cidade”, disse Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão e Secretário de Juventude.

10 anos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) - O programa foi criado em outubro de 2001 como um projeto-piloto que seria implantado em três bairros do Recife, Macaxeira, Santo Amaro e Ibura e atenderia 500 pessoas, no intuito de garantir o direito das pessoas às atividades esportivas, culturais e de lazer no seu tempo livre.

Hoje, a filosofia do trabalho é praticamente a mesma, seguindo os princípios da interação entre gerações, elevação da cultura popular, trabalho socialmente útil e auto-organização, que regem o CPEL. Os números são bem maiores do que no início. Além disso, o programa deu origem a muitos outros projetos e ações que beneficiam os cidadãos recifenses de todas as idades, como o Futebol Participativo, Esporte do Mangue, Jogos Municipais da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, entre outros.

Com os números já é possível perceber o quanto o CPEL cresceu nestes dez anos de existência. Em vez dos três bairros, que o programa atendia no início, agora o programa tem mais de 30 núcleos que atendem moradores de mais de 100 comunidades. As 500 pessoas do projeto-piloto se tornaram mais de 60 mil, que tem acesso a esporte, lazer e cultura através da política de esporte e lazer da Prefeitura do Recife.

Galeria de fotos

Matérias Relacionadas
- Prefeitura entrega materiais esportivos para participantes dos Círculos Populares
- Geraldão recebe cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011
- 4° Espetáculo de Dança comemora 10 anos dos Círculos Populares
- Showbol entrega mais de duas toneladas de alimentos para o IASC
- Encerramento da Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Ricardo Rocha e Chiquinho ministram oficina de Showbol para a criançada
- São Paulo e Rio de Janeiro farão a final do Showbol no Geraldão
- Regulamento do Futebol Participativo 2011 já está definido
- Geraldão recebe Torneio Interestadual de Seleções de Showbol
- Escalação e tabela do torneio
- Centro Paulo Freire recebe Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Crianças e jovens também aproveitam a arena de Showbol no Geraldão
- Copa dos Servidores já tem os primeiros classificados
- Definidos os detalhes da 1ª Copa dos Servidores de Showbol
- Prefeitura do Recife estende prazo para inscrições do Futebol Participativo
- Geraldão em festa no encerramento do Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- PCR realiza baile de encerramento do Encontro de Adutos e Idosos dos Círculos Populares
- Turmas dos Círculos Populares fazem últimos preparativos para o espetáculo de dança
- Prefeito João da Costa recebeu Ricardo Rocha e outros craques do Showbol
- Festival de handebol e basquete reúne alunos de 14 escolas municipais no Geraldão


Enviar    Imprimir